Paraná
Ganhando o Mundo: abraços e alegria marcam a volta de 25 alunos do Reino Unido
A manhã desta segunda-feira (1º) foi de emoção para 25 alunos da rede estadual de ensino, intercambistas do programa Ganhando o Mundo e seus familiares. Os estudantes, que passaram o último semestre no Reino Unido, chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, pouco antes do meio-dia e foram recepcionados pelos pais, irmãos e amigos, alguns vindos do Noroeste do Paraná, para dar o primeiro abraço depois de seis meses de saudade.
O grupo integra os 2 mil estudantes que participam desta edição do Ganhando o Mundo, a maior edição desde o início do programa, em 2022. “São jovens que estão tendo a oportunidade de se desenvolver conhecendo outros países, aprender novas culturas e voltar para casa com uma experiência que vai ajudá-los em vários aspectos da vida”, diz o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “É muito gratificante ver a evolução de cada um durante esse processo”, comenta.
Tatiana dos Santos Moura, mãe da Gabrielly (17), veio com o marido e o filho de Sarandi, no Noroeste, para buscar a filha e não via a hora de reencontrá-la. “Tem gente que fala: nossa, passou rápido. Mas pra mim, que sou mãe, não passou rápido, não. A gente conta cada minuto, cada segundo”, afirma. A mãe conta, emocionada, que fazer o intercâmbio era o sonho da filha, e mesmo com o coração apertado, ela precisou lidar com a saudade.
“No começo foi bem difícil, porque nunca fiquei longe, mas foi uma experiência muito boa para o crescimento dela. Hoje vemos que a Gabrielly mudou muito para melhor. Principalmente para ser independente, lá ela precisava cuidar do horário da aula, preparar algumas das próprias refeições, isso é muito legal. Espero que mais alunos tenham essa oportunidade que a minha filha teve”, conta.
Para Gabrielly, a experiência foi realmente transformadora. Ela conta que voltou com novos interesses e, mesmo com saudade, continuaria por mais um tempo no Reino Unido. “Foi uma experiência incrível, nunca vou esquecer! Eu aprendi a ser mais paciente, comunicativa, apreciar a arte, pretendo inclusive participar de aulas de teatro e outras áreas da cultura. Estou muito feliz em rever a minha família, mas, mesmo com a saudade, eu ficaria mais um pouco lá”, diz a estudante.
SAUDADES DE CASA – Para a intercambista Sara Lúcia Oliveira Silva (16), de Atalaia, no Noroeste do Estado, a saudade foi imensa. “Estou muito feliz, tinha bastante saudade da minha família, dos meus amigos, da minha casa, dos costumes, da cultura, de tudo aqui. A experiência foi muito boa, tive momentos muito especiais que eu vou guardar para sempre, mas eu estou bem feliz em voltar”, conta, emocionada após abraçar os pais.
A mãe de Sara, Cristiane Andréa Oliveira, se emocionou mesmo antes da filha chegar. Cristiane conta que está ansiosa para conhecer a nova fase da filha e que ficou surpresa quando percebeu que ela realmente iria passar tanto tempo longe.
“A gente percebe que ela amadureceu muito, mas continua a mesma essência. Estamos ansiosos para conhecer essa nova fase. Ela estava extremamente focada durante a seletiva, mas percebemos que, após ser selecionada, a ficha dela só caiu uma semana antes de partir, então seguimos o processo com receio dela não querer mais ir, mas agora deu tudo certo e ela foi extremamente bem assistida durante o intercâmbio, o que nos deixou muito mais tranquilos”, explica.
Prestes a pegar a estrada para casa, Cristiane conta que a recepção de Sara já está programada. “Todo mundo da família está preparando um churrasco, porque ela está com vontade. E os amigos da escola também estão ansiosos para reencontrá-la. Está tudo organizado para receber a Sara”, completa.
GANHANDO O MUNDO – Neste fim de semana, outros 112 alunos já desembarcaram vindos da Irlanda, 30 no sábado e 82 no domingo, enquanto outros 29 devem chegar em Curitiba nesta segunda-feira à noite.
No total são 166 intercambistas do programa, 141 vindos da Irlanda e 25 do Reino Unido. Nesta edição, a maior da história do Ganhando o Mundo, são 2.000 intercambistas, com 1.000 vagas destinadas ao Canadá, 300 à Irlanda, 300 à Nova Zelândia, 200 ao Reino Unido e 200 à Austrália.
Com isso, o número de participantes desde 2022 chega a 4.540 jovens, com investimento acumulado superior a R$ 500 milhões. O pacote de apoio inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, emissão de passaporte e vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica. Cada estudante também recebe um auxílio mensal de R$ 800 durante o intercâmbio.
Fonte: Governo PR
Paraná
Tribunal do Júri de Ponta Grossa condena a 37 anos e 6 meses de prisão dois homens denunciados pelo MPPR por homicídios de mãe e filha
O Tribunal do Júri de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, condenou nesta terça-feira, 21 de julho, dois homens denunciados pelo Ministério Público do Paraná pelos homicídios qualificados de duas mulheres, mãe e filha, de 45 e 26 anos. As vítimas foram mortas a tiros na madrugada de 21 de janeiro de 2025, dentro da residência onde moravam, no Bairro Boa Vista. Cada um dos réus foi condenado à pena de 37 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado.
Áudio do promotor de Justiça Michael Gebeluky
As motivações dos crimes não foram totalmente esclarecidas, mas teriam sido praticados em contexto de disputa por território relacionado ao tráfico de drogas. Conforme apurado, os denunciados invadiram a residência das vítimas durante a madrugada e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.
Na denúncia, o Ministério Público sustentou a qualificadora do emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que o crime foi praticado durante o período de repouso noturno. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo MPPR e condenou os réus por homicídio qualificado, nos termos da denúncia.
Os dois condenados, que já se encontravam presos, permanecerão recolhidos ao sistema penitenciário para o cumprimento das penas.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná5 dias agoJudiciário decreta bloqueio de bens de 23 servidores do município de Paulo Frontin investigados pelo Ministério Público do Paraná por possível desvio de recursos
-
Educação5 dias agoRedes de ensino podem acessar materiais de educação fiscal
-
Brasil7 dias agoAberto edital para elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre turismo em regiões de fronteira
-
Paraná6 dias agoMPPR recomenda que Município de Quatro Barras exija autorizações ambientais e de patrimônio cultural para realização de eventos na Estrada da Graciosa
-
Esportes6 dias agoVitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento
-
Política Nacional7 dias agoProjeto sobre seguro rural tramitará em regime de urgência no Senado
-
Política Nacional6 dias agoLei cria Dia Nacional da Capoeira
-
Educação6 dias agoFies amplia oportunidade para bolsistas parciais do Prouni
