Connect with us


Brasil

PesqBrasil – Mapa de Bordo: indisponibilidade temporária

Publicado em

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) comunica que o PesqBrasil – Mapa de Bordo apresenta instabilidade desde 20/07/2026, ocasionando, em alguns casos, impedimentos no envio dos Mapas de Bordo.

A equipe técnica está atuando na correção da inconsistência. Assim que o sistema for restabelecido, será publicado novo comunicado, com destaque na própria plataforma, além de divulgação no Grupo de Comunicados do PesqBrasil – Mapa de Bordo no WhatsApp.

Caso o seu mapa seja impactado por essa indisponibilidade e venha a ser transmitido após o prazo regulamentar, solicitamos que, após o envio, seja informado o respectivo ID do mapa pelo e-mail [email protected], para análise e registro da justificativa.

Os usuários que desejarem receber comunicados oficiais sobre atualizações do sistema, manutenções programadas, orientações e demais informações poderão ingressar, de forma voluntária, no Grupo de Comunicados do PesqBrasil – Mapa de Bordo no WhatsApp.

https://chat.whatsapp.com/CrvMDO8knGwAnEDYEfJyQi

ASCOM
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Leia mais:  MME destaca planejamento transparente para energia eólica offshore em agenda internacional

Brasil

MME regulamenta procedimentos para celebração de Termo de Compromisso sobre compensação por cortes de geração

Published

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta terça-feira (21/7), portaria nº 140, de 18 de julho de 2026, que regulamenta os procedimentos para celebração do Termo de Compromisso destinado à compensação pelos cortes de geração de energia elétrica de usinas eólicas e solares fotovoltaicas ocorridos entre 1º de setembro de 2023 e 25 de novembro de 2025.

A medida regulamenta a operacionalização do disposto no art. 1º-B da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, incluído pela Lei nº 15.269, de 25 de novembro de 2025, estabelecendo as etapas, os critérios e os prazos para a celebração do Termo de Compromisso entre os agentes interessados e a União.

A portaria também aprova, em anexo, a minuta do Termo de Compromisso e define os procedimentos para atualização das informações necessárias à instrução dos processos, à apuração e à classificação dos cortes de geração, ao cálculo da compensação e à sua operacionalização, além de outras disposições aplicáveis.

Como etapa inicial do processo, os agentes interessados deverão registrar manifestação de interesse por meio do CELEBRA – Sistema de Registro de Interesse para Compensação pelos Cortes de Geração, disponibilizado pelo MME. O registro permitirá a identificação dos interessados e dará início às etapas previstas para a celebração do Termo de Compromisso.

Leia mais:  Territórios em transformação: prefeitos paraenses apresentam experiências de turismo sustentável na COP30

Os agentes deverão observar os procedimentos, os requisitos, os prazos e as demais condições estabelecidas na portaria e em seus anexos.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 / (61) 99129-3579 (fins de semana e feriados)
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262