Connect with us


Paraná

Sanepar discute possibilidades com empresas da Europa, América Latina e Ásia

Publicado em

Os potenciais econômicos e de sustentabilidade da Sanepar têm atraído a atenção de empresas e governos de países da Europa, América Latina e Ásia. A Companhia está investindo em estratégias para buscar a universalização do saneamento no Paraná e ampliado os horizontes em busca de novos negócios para a empresa.

Nesta semana, uma comitiva da China, com integrantes da China Civil Engineering Construction Corporation – CCECC, se reuniu com a diretoria da Companhia, em Curitiba, para apresentar uma proposta de parceria com vistas à modernização e universalização de serviços de saneamento.

“Estamos de portas abertas para dialogar com o mundo todo e, felizmente, com retornos bastante positivos”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. “Temos capacidade financeira e cerca de R$ 12 bilhões para serem investidos nos próximos quatro anos para alcançarmos a universalização do esgoto antes da meta nacional e somos referência no setor”.

A reunião com a diretoria da Sanepar contou com a presença do vice-governador Darci Piana e do presidente do Invest Paraná, Eduardo Bekin, e de diretores da Sanepar.

A eles foram apresentadas propostas de melhorias já realizadas pela corporação pelo mundo — especialmente na Ásia e na África — na construção de equipamentos para o saneamento. A companhia destacou que tem a flexibilidade para desenvolver projetos personalizados para a Sanepar e dentro das exigências do regime legal brasileiro, bastante distinto do chinês.

Leia mais:  Obra de R$ 16 milhões vai melhorar tratamento de esgoto em Quedas do Iguaçu

OUTROS PARCEIROS – Integrantes do grupo chinês não foram os únicos em agendas internacionais que estão buscando a Sanepar como parceira. Representantes do Reino Unido, Alemanha e Argentina também estiveram na Sanepar, nesta semana, para avançar com parcerias que incluem até a perspectiva de construção de novas oportunidades de negócio.

Paul Hilditch, cofundador da Firefly Green Fuels, startup do Reino Unido, destacou o posicionamento estratégico da Sanepar com vistas ao futuro do saneamento. “A Sanepar é uma empresa ambiciosa, aberta a novas tecnologias e a pensar ‘fora da caixa’, em busca de soluções em um novo nível para ajudar as pessoas no Paraná”, afirmou.

O presidente da empresa alemã Bluemove Consulting GmbH, Arthur Dornburg, esteve em Curitiba para demonstrar os resultados dos estudos sobre valorização de biogás em andamento em parceria com o banco alemão KfW e a startup alemã Graforce. “A Sanepar tem uma cultura muito moderna e inovadora, em busca de ideias para o desenvolvimento de novas tecnologias, como a empresa já fez com a Estação de Tratamento de Esgoto Belém. Lá, há condições muito boas para realizar coisas que nunca realizamos em outro lugar do mundo”, destacou.

Daniel Nolasco, CEO da empresa Nolasco Associados, da Argentina, apresentou para a Sanepar os resultados preliminares sobre o estudo de eficientização de estações de tratamento de esgoto em curso na Companhia.

A Sanepar também possui tratativas em andamento com a empresa Kyowa Kako do Japão e com a empresa Phytorestore, com sede na França, com quem vem dialogando sobre estudos voltados a novos negócios na área de valorização de lodo de esgoto.

Leia mais:  Polícia Científica do Paraná já colaborou com 94 investigações em sistema de match balístico

COOPERAÇÃO TÉCNICA E NOVAS FRONTEIRAS – A Sanepar está desenvolvendo atualmente um projeto de cooperação voltado ao compartilhamento de conhecimentos com o governo de Honduras, para reduzir a perda de água e melhorar a eficiência energética no saneamento do país caribenho, por meio de uma parceria dos governos do Brasil, Alemanha e Honduras.

“O Brasil faz parcerias com o mundo todo para levar a quem precisa nossas ideias que deram certo e melhoram a vida das pessoas. Priorizamos a escolha das nossas empresas públicas e mistas, que têm muito a ensinar. Por isso, escolhemos a Sanepar para esse apoio em Honduras”, disse o gerente de Projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Josué Nunes Neto, durante visita técnica de uma comitiva hondurenha à Sanepar.

Outra parceria em que a Sanepar transfere conhecimentos é a cooperação com o governo do Paraguai, que conta com o suporte do governo do Japão, para que, a partir da expertise da companhia paranaense, os paraguaios construam seu próprio programa de combate às perdas d’água.

Um importante passo para a expansão do mercado em outros estados e países foi dado pela Companhia no final de julho, com a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Acciona, multinacional espanhola especializada em infraestrutura sustentável e energias renováveis.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual

Published

on

Estudantes mais responsáveis, criativos e comunicativos. Esse é o resultado observado por diretores, professores e pais de alunos que participam de clubes de protagonismo, iniciativa presente nas escolas do Programa Paraná Integral, da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

Os clubes de protagonismo são espaços de aprendizagem e socialização propostos e coordenados pelos próprios estudantes, que se reúnem em momentos de lazer, integração e compartilhamento de interesses. Esportes, leitura, culinária, música, artesanato, jogos matemáticos, unhas e penteados, miçangas e dobraduras são só alguns exemplos de temáticas de clubinhos encontrados em diferentes regiões do Estado, nas escolas estaduais que ofertam a Educação em Tempo Integral.

Conforme o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, um dos objetivos do clube é permitir que o estudante esteja no centro da própria aprendizagem. “O clube de protagonismo é um espaço onde o estudante pode desenvolver a própria autonomia e compartilhar interesses que possui em comum com os colegas fora de sala de aula, fazendo com que todos os momentos dentro da escola tenham caráter pedagógico. A ideia é que o aluno se torne protagonista do próprio desenvolvimento, e, de fato, temos visto jovens criarem mais liderança, responsabilidade e criatividade por meio dos clubes”, afirma.

Organizados pelos próprios alunos, com apoio das equipes pedagógicas, os clubes de protagonismo se reúnem em espaços específicos das escolas, como quadras esportivas e laboratórios de informática. As reuniões ocorrem após o horário de almoço dos estudantes, que permanecem na escola durante o turno Integral.

AUTONOMIA E PERTENCIMENTO – O incentivo à autonomia e ao protagonismo juvenil é um dos diferenciais do Programa Paraná Integral. Em componentes curriculares como Projeto de Vida, por exemplo, os estudantes são incentivados a estabelecer metas e definir sonhos pessoais e profissionais.

A partir desse levantamento, professores e gestão escolar identificam áreas de interesse comum ou individual dos estudantes, o que pode dar origem a clubes de protagonismo. Na maior parte dos casos, a ideia parte dos próprios alunos, que podem sugerir a criação de novos clubes a qualquer momento. Os proponentes devem elaborar um plano de ação que, após aprovação da respectiva equipe pedagógica responsável, norteará as atividades do clube.

Leia mais:  Governador lança pedra fundamental da modernização de duas rodovias no Sudoeste

“Os clubes de protagonismo têm o objetivo de valorizar as habilidades que os estudantes possuem, e que, ao mesmo tempo, desejam compartilhar com os demais colegas, para que também desenvolvam essas habilidades. Por isso, o clube de protagonismo deve partir, sempre, do interesse do estudante, tendo o acompanhamento da equipe pedagógica como apoio”, explica a coordenadora do Programa Paraná Integral, Marytta Rennó.

NA PRÁTICA – Na Escola Estadual Carlírio Gomes dos Santos, em Santa Amélia, no Norte Pioneiro, estudantes organizaram um clube de Jogos Matemáticos, com o objetivo de ajudar colegas que apresentavam dificuldade no componente.

Hoje, a iniciativa conta com dez alunos de diferentes séries, que se reúnem duas vezes por semana para resolver problemas e disputar jogos de mesa, com foco no desenvolvimento de habilidades de concentração e raciocínio lógico.

“O clube funciona no intuito de auxiliar e realçar a aprendizagem que nossos professores de Matemática nos passam. Temos jogos de tabuleiro, atividades práticas e listas de exercícios”, conta o estudante Lucas Emanuel Pereira de Almeida, 13 anos, aluno líder do clube. “Enquanto estudante, o clube contribuiu para o desenvolvimento do meu raciocínio lógico e da minha socialização, porque eu tinha muita vergonha de falar na frente dos colegas e explicar as matérias”, acrescenta.

Os membros do clube chegaram a fabricar os próprios jogos matemáticos de tabuleiro, e foram convidados a apresentar os resultados do trabalho na Feira de Inovação e Protagonismo Estudantil (Fipe), evento sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste, em setembro do ano passado.

Além do clube de Jogos Matemáticos, estudantes da Escola Estadual Carlírio Gomes dos Santos mantêm clubinhos de Leitura, Beleza, Cinema e Futsal, que, se somados, mobilizam cerca de 80 estudantes.

A diretora da escola, Paula Pagliaci, aponta que a presença dos clubes de protagonismo traz benefícios para toda a comunidade escolar. “Os clubes de protagonismos contribuem para a melhoria do clima escolar, da convivência e das relações interpessoais. As atividades promovem integração entre os alunos, incentivam a participação ativa, o respeito, a cooperação e o senso de pertencimento. Além disso, proporcionam um ambiente acolhedor e organizado no período do almoço, favorecendo o desenvolvimento integral dos estudantes”, relatou.

Leia mais:  Futuro da agropecuária paranaense e brasileira passa pela sustentabilidade, diz secretário

O mesmo ocorre no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Estudantes do Ensino Fundamental mantêm os clubes Miçangas e Dobraduras, Pé de Vento – focado na prática do futsal – e Shadowcraft, no qual os alunos praticam o jogo eletrônico Minecraft.

“A participação no clube de protagonismo torna os estudantes mais proativos, independentes e autônomos. Ao participarem das atividades, eles passam a compreender melhor suas responsabilidades e seu papel dentro do ambiente escolar”, disse a diretora da escola, Lozangela Calado.

Segundo ela, com o sucesso dos clubes de protagonismo, outros grupos de alunos estão se mobilizando para a criação de novos clubinhos na escola, já a partir das próximas semanas.

“Quando os demais alunos observam o envolvimento e a participação ativa dos estudantes protagonistas, desperta-se um sentimento de pertencimento e motivação para também participarem mais da rotina escolar. Quanto maior o engajamento dos protagonistas, maior tende a ser o envolvimento dos demais colegas”, finalizou.

PROGRAMA PARANÁ INTEGRAL – O Programa Paraná Integral (PPI) é uma iniciativa da Seed-PR que visa ampliar a jornada escolar, proporcionando aos alunos maior aprendizado e desenvolvimento. Ao todo, 485 escolas estaduais integram o PPI atendendo mais de 99 mil estudantes paranaenses com a Educação em Tempo Integral, modelo que cresceu 500% em seis anos – em 2020, eram apenas 82 escolas e cerca de 15 mil alunos matriculados.

A Educação em Tempo Integral se diferencia pela ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, com jornadas que variam entre 35 e 45 horas semanais. O modelo permite o desenvolvimento de atividades complementares acadêmicas, culturais, esportivas e socioemocionais. Além disso, as escolas do PPI aliam os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a unidades curriculares diversificadas, que podem ser ofertadas de forma obrigatória ou eletiva (opcional).

A ampliação da jornada também impacta a rotina de alimentação escolar. Por permanecerem mais tempo na escola, os estudantes da Educação em Tempo Integral recebem cinco refeições gratuitas ao longo do dia, incluindo café da manhã, almoço e lanches nos intervalos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262