Connect with us


Brasil

MMA cria departamento para gerenciar instrumentos de precificação de carbono

Publicado em

O governo federal publicou no Diário Oficial da União publicou, desta sexta-feira (17/10), o Decreto 12.678/25, que altera a estrutura interna do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e cria o Departamento de Instrumentos de Mercado e REDD+ (Dimer).

O novo departamento tem como objetivo elaborar diretrizes para a formulação e a implementação de iniciativas relacionadas a instrumentos de precificação de carbono e sua relação com a Política Nacional de Mudança do Clima (PNMC).

O REDD+ (Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal) é um mecanismo de incentivo financeiro, negociado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), para países em desenvolvimento que conseguem reduzir suas emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. O instrumento inclui também atividades como conservação, manejo sustentável e aumento de estoques de carbono nas florestas.  

Entre as atribuições do Dimer estão subsidiar, assessorar e participar de negociações internacionais e de debates relacionados com instrumentos de precificação de carbono, em articulação com a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais e com os demais órgãos competentes do MMA.

Leia mais:  Sine completa 50 anos conectando trabalhadores ao mercado e transformando vidas

Também deverá subsidiar tecnicamente os órgãos designados acerca da integridade ambiental de créditos de carbono gerados por projetos e programas baseados em atividades florestais, além de exercer o papel de Autoridade Nacional Designada pelo Artigo 6º do Acordo de Paris.

O secretário nacional de Mudança do Clima do MMA, Aloisio Melo, disse que o novo departamento é uma conquista para o ministério. “A Secretaria Nacional de Mudança do Clima do MMA passa a ter uma equipe dedicada ao tema do mercado de carbono, incluindo os mecanismos de mercado internacional sob o Acordo de Paris, os créditos de carbono de base florestal e instrumento de REDD+”, declarou.

Segundo Melo, a criação do Dimer irá potencializar os fluxos de financiamento para as atividades de descarbonização necessárias para o país alcançar as metas climáticas, com alta integridade ambiental, garantia de participação das comunidades e segurança jurídica para todas as partes envolvidas.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Leia mais:  Luiz Marinho reforça apoio a cooperativas e sindicatos em visita ao Acre

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

Conheça o Brasil: Governo incentiva o turismo de aventura no país

Published

on

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, segue fortalecendo o turismo de aventura e natureza como um dos pilares do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, alinhado ao programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza. A iniciativa busca ampliar a oferta de experiências sustentáveis, fomentar o desenvolvimento regional e gerar oportunidades para comunidades em todo o país.

Durante agenda na Amazônia, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da abertura do RAID Alenquer–Curuá, uma das maiores experiências off-road do Brasil, e anunciou a inclusão do evento no Calendário Nacional de Eventos Turísticos. A medida reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar ações que estimulam o turismo de aventura e movimentam economias locais, conectando o setor à sustentabilidade e à valorização cultural.

“O turismo de aventura é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Ele gera emprego, movimenta a economia e valoriza as comunidades locais. O Governo do Brasil está investindo em programas e políticas públicas que fortalecem o turismo sustentável e mostram o melhor do nosso país”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O RAID, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, alia esporte, cultura e natureza, atraindo turistas de diferentes regiões e promovendo a integração entre visitantes e comunidades amazônicas. Com mais de duas décadas de tradição, o evento simboliza a força do turismo regional e o potencial da Amazônia como destino de natureza e aventura.

Leia mais:  MPor prevê investimentos em terminais de passageiros para ampliar turismo por cruzeiros no Brasil

O Ministério do Turismo mantém parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) para qualificação profissional e certificação de destinos com vocação para o turismo de natureza. O segmento segue as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem critérios de segurança, sustentabilidade e qualidade nas atividades de aventura em todo o território nacional.

Pesquisa MTur/NEXUS aponta crescimento do Turismo de Aventura

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, indica que o turismo de aventura é um dos segmentos de maior crescimento no país, com 13% da preferência nacional e 22% entre os jovens de 16 a 24 anos.

O estudo também mostra que Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão entre os destinos mais desejados pelos brasileiros, seguidos por Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais procuradas são o turismo de sol e praia (62%), religioso/espiritual (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%).

Leia mais:  Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas com recursos do Fundo da Marinha Mercante

“O Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. O objetivo do Governo do Brasil é ampliar o acesso, a conectividade e a promoção do país como destino de excelência, estimulando um turismo mais sustentável e inclusivo”, destacou o ministro Celso Sabino.

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262