Brasil
Conheça o Brasil: Governo incentiva o turismo de aventura no país
O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, segue fortalecendo o turismo de aventura e natureza como um dos pilares do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, alinhado ao programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza. A iniciativa busca ampliar a oferta de experiências sustentáveis, fomentar o desenvolvimento regional e gerar oportunidades para comunidades em todo o país.
Durante agenda na Amazônia, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da abertura do RAID Alenquer–Curuá, uma das maiores experiências off-road do Brasil, e anunciou a inclusão do evento no Calendário Nacional de Eventos Turísticos. A medida reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar ações que estimulam o turismo de aventura e movimentam economias locais, conectando o setor à sustentabilidade e à valorização cultural.
“O turismo de aventura é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Ele gera emprego, movimenta a economia e valoriza as comunidades locais. O Governo do Brasil está investindo em programas e políticas públicas que fortalecem o turismo sustentável e mostram o melhor do nosso país”, afirmou o ministro Celso Sabino.
O RAID, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, alia esporte, cultura e natureza, atraindo turistas de diferentes regiões e promovendo a integração entre visitantes e comunidades amazônicas. Com mais de duas décadas de tradição, o evento simboliza a força do turismo regional e o potencial da Amazônia como destino de natureza e aventura.
O Ministério do Turismo mantém parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) para qualificação profissional e certificação de destinos com vocação para o turismo de natureza. O segmento segue as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem critérios de segurança, sustentabilidade e qualidade nas atividades de aventura em todo o território nacional.
Pesquisa MTur/NEXUS aponta crescimento do Turismo de Aventura
Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, indica que o turismo de aventura é um dos segmentos de maior crescimento no país, com 13% da preferência nacional e 22% entre os jovens de 16 a 24 anos.
O estudo também mostra que Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão entre os destinos mais desejados pelos brasileiros, seguidos por Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais procuradas são o turismo de sol e praia (62%), religioso/espiritual (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%).
“O Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. O objetivo do Governo do Brasil é ampliar o acesso, a conectividade e a promoção do país como destino de excelência, estimulando um turismo mais sustentável e inclusivo”, destacou o ministro Celso Sabino.
Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.
“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.
Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.
“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.
Ampliação da Rede Cais
Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.
O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.
Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.
Ações integradas do Governo Federal
Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.
Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.
O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).
Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.
“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.
Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.
Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

- Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoAprovado projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
