Connect with us


Brasil

Conheça o Brasil: Governo incentiva o turismo de aventura no país

Publicado em

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, segue fortalecendo o turismo de aventura e natureza como um dos pilares do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, alinhado ao programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza. A iniciativa busca ampliar a oferta de experiências sustentáveis, fomentar o desenvolvimento regional e gerar oportunidades para comunidades em todo o país.

Durante agenda na Amazônia, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da abertura do RAID Alenquer–Curuá, uma das maiores experiências off-road do Brasil, e anunciou a inclusão do evento no Calendário Nacional de Eventos Turísticos. A medida reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar ações que estimulam o turismo de aventura e movimentam economias locais, conectando o setor à sustentabilidade e à valorização cultural.

“O turismo de aventura é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Ele gera emprego, movimenta a economia e valoriza as comunidades locais. O Governo do Brasil está investindo em programas e políticas públicas que fortalecem o turismo sustentável e mostram o melhor do nosso país”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O RAID, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, alia esporte, cultura e natureza, atraindo turistas de diferentes regiões e promovendo a integração entre visitantes e comunidades amazônicas. Com mais de duas décadas de tradição, o evento simboliza a força do turismo regional e o potencial da Amazônia como destino de natureza e aventura.

Leia mais:  Portos do Sudeste movimentam 575,5 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2025

O Ministério do Turismo mantém parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) para qualificação profissional e certificação de destinos com vocação para o turismo de natureza. O segmento segue as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem critérios de segurança, sustentabilidade e qualidade nas atividades de aventura em todo o território nacional.

Pesquisa MTur/NEXUS aponta crescimento do Turismo de Aventura

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, indica que o turismo de aventura é um dos segmentos de maior crescimento no país, com 13% da preferência nacional e 22% entre os jovens de 16 a 24 anos.

O estudo também mostra que Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão entre os destinos mais desejados pelos brasileiros, seguidos por Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais procuradas são o turismo de sol e praia (62%), religioso/espiritual (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%).

Leia mais:  Ministro Celso Sabino firma novas adesões ao Código de Conduta e ao Movimento "Turismo que Protege" durante a COP30

“O Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. O objetivo do Governo do Brasil é ampliar o acesso, a conectividade e a promoção do país como destino de excelência, estimulando um turismo mais sustentável e inclusivo”, destacou o ministro Celso Sabino.

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook

Brasil

MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua

Published

on

Brasília, 23/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou, nesta terça-feira (23), um conjunto de ações e investimentos voltados à promoção de direitos e à inclusão social da população em situação de rua. Os anúncios ocorreram durante a cerimônia de entregas do Governo Federal para a População em Situação de Rua, realizada no Palácio da Justiça, em Brasília, como parte da programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
As medidas reforçam a atuação interministerial do Governo Federal e abrangem iniciativas nas áreas de acesso à Justiça, cidadania, saúde, segurança alimentar, formação profissional e produção de dados. Entre os destaques estão os investimentos do MJSP para ampliação da Rede de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Rede Cais), a integração dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) à rede de atendimento e a formação de profissionais de segurança pública para atuação qualificada junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os investimentos ultrapassam R$ 130 milhões.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.

“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.

Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.

“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.

Leia mais:  MJSP divulga resultado preliminar da seleção de entidades para o Conatrap

Ampliação da Rede Cais

Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.

O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.

Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.

Ações integradas do Governo Federal

Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.

Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.

Leia mais:  Renan Filho entrega ponte à população do Maranhão e do Piauí nesta sexta (5)

O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).

Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.

“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.

Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262