Brasil
Ministério do Turismo realiza segunda rodada de visitas técnicas nos assentamentos
O Ministério do Turismo realizou, na última semana, a segunda rodada de diagnósticos do Projeto Experiências do Brasil Original: Assentamentos, no assentamento Nova Esperança, localizado no município de Olho D’Água do Casado (AL). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), busca estruturar o turismo de base comunitária em assentamentos da reforma agrária, promovendo a preservação ambiental, o fortalecimento da cultura camponesa e a geração de renda.
Durante a visita, foram realizados encontros para levantamento participativo sobre o potencial turístico da região, avaliando oportunidades, desafios e características locais que são capazes de compor experiências ligadas ao turismo cultural e à produção associada.
A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, destacou a importância da ação para ampliar a visibilidade dos assentamentos no cenário turístico nacional.
“Com o Projeto Experiências do Brasil Original, buscamos valorizar a identidade cultural e as riquezas naturais das comunidades, oferecendo aos visitantes experiências únicas e autênticas. Esse diagnóstico é fundamental para entender a realidade local e preparar os assentados para receber turistas de forma sustentável, gerando renda e fortalecendo a permanência das famílias no território”, afirmou.
O assentamento Nova Esperança representa a região Nordeste no projeto, que contempla um total de cinco assentamentos — um em cada macrorregião do país. No mês passado, a primeira etapa foi realizada no assentamento Egídeo Brunetto, na cidade de Jaciara (MT), no Centro-Oeste.
As visitas técnicas seguem até dezembro e vão embasar um plano de ação para transformar os assentamentos em destinos turísticos sustentáveis, capazes de unir valorização cultural, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Prontuário eletrônico e-SUS APS disponibiliza recursos para pré-natal, puerpério, vacinação e prescrições
A última atualização do prontuário eletrônico do e-SUS APS (versão 5.5.22) está disponível para gestores e profissionais de saúde de todo o Brasil. Ela qualificou os registros assistenciais, a organização do processo de trabalho das equipes e o aprimoramento do acompanhamento da população. As mudanças incluem o novo módulo de cadastro, recursos para pré-natal e puerpério, aperfeiçoamentos no registro de vacinação e prescrições, além de ferramentas que facilitam a navegação dos profissionais no sistema.
O antigo módulo Cidadão passou a se chamar Cadastro Individual. A mudança reflete a informatização do cadastro individual para a melhora do gerenciamento das informações cadastrais dos usuários da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A funcionalidade agora incorpora a Ficha de Cadastro Individual diretamente no prontuário eletrônico.
O Cadastro Individual, que adota o CPF como identificador prioritário, tem mecanismos para prevenir registros duplicados. A atualização ainda amplia os campos disponíveis para cadastro e incorpora fluxos específicos para situações de recusa de cadastro ou de atualização cadastral.
Para apoiar a adaptação dos profissionais às mudanças, o sistema conta com um tutorial interativo, que pode ser acessado sempre que necessário.
Saúde materna e infantil
Na funcionalidade de acompanhamento do pré-natal, incluída nesta versão, é possível visualizar todas as informações da gestação de forma sistematizada para a coordenação do cuidado nesse período. Além disso, foram incluídas informações como um campo para registro do batimento cardíaco fetal de cada gemelar.
“O acompanhamento estruturado neste ciclo de vida contribui para a constatação precoce de possíveis alterações e identificação de intervenções a serem realizadas baseadas em protocolos clínicos. Também oferece maior segurança para a avaliação e a tomada de decisão pela equipe”, explicou a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luíza Caldas.
Para a funcionalidade relacionada ao puerpério, a atualização reúne consultas, exames, vacinas e demais procedimentos realizados durante o período pós-parto, além de incluir áreas para o encaminhamento, compartilhamento do cuidado e outros atendimentos relacionados à puérpera.
Por fim, especificidades para crianças nascidas prematuras passaram a compor os gráficos de altura, peso, perímetro cefálico e índice de massa corporal (IMC) no acompanhamento do crescimento infantil.
Prescrições
Os profissionais passam a contar com a possibilidade de renovar prescrições de medicamentos de uso contínuo. Já na funcionalidade de suporte à decisão clínica, quando houver sugestão de medicamentos, o sistema informará se o cidadão tem alergia registrada a algum dos fármacos recomendados.
Recursos para o trabalho das equipes
A nova versão também incorpora outras funcionalidades voltadas à rotina das equipes de saúde. Entre elas está um Painel de Chamadas integrado à lista de atendimentos. Foi criado, ainda, um modelo de solicitação de fraldas geriátricas, ampliando as opções de documentos emitidos pelo sistema.
No módulo de Coleta de Dados Simplificada (CDS), o acesso passou a ser permitido, também, para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), contemplando perfis como cirurgião-dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal e coordenador.
Acesse a versão atualizada do prontuário eletrônico e-SUS APS
Thaís Rodrigues
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná4 dias agoJudiciário decreta bloqueio de bens de 23 servidores do município de Paulo Frontin investigados pelo Ministério Público do Paraná por possível desvio de recursos
-
Brasil6 dias agoAberto edital para elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre turismo em regiões de fronteira
-
Educação4 dias agoRedes de ensino podem acessar materiais de educação fiscal
-
Educação7 dias agoFies 2026: consulta de vagas para 2° semestre está disponível
-
Paraná5 dias agoMPPR recomenda que Município de Quatro Barras exija autorizações ambientais e de patrimônio cultural para realização de eventos na Estrada da Graciosa
-
Paraná6 dias agoA partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, Judiciário decreta liminarmente intervenção na Santa Casa de Londrina
-
Política Nacional6 dias agoAvança exigência de curso para preparador de corpos em funerárias
-
Política Nacional6 dias agoSenado prorroga linha de crédito para Santas Casas e hospitais filantrópicos
