conecte-se conosco

Região Metropolitana

Mesmo mais curto, Festival de Inverno de Antonina abre inscrições para workshops. Veja detalhes

Publicado

Bem Paraná

Com o compromisso de promover a democratização da arte, dos bens e dos conteúdos culturais no estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, entre os dias 18 a 21 de julho de 2019, a 29ª edição do Festival de Inverno em Antonina, cujo tema será “Conexões”.

Tradicional há 28 anos, esta edição do Festival será mais curta, mas levará à cidade oficinas, atividades de rua, praça de lazer para crianças e espetáculos durante os quatro dias de realização. A coordenadoria de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) empenhou um conjunto de esforços para dar continuidade a esse evento mesmo com os cortes orçamentários.

“Este ano a realização do evento só foi possível graças ao esforço coletivo e ao envolvimento de diversos parceiros na organização das atividades”, explica a coordenadora de cultura, Claudia Madruga. Além da Caixa Econômica Federal e da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que sempre colaboram, Governo do Estado do Paraná, Fecomércio, Sesc, Fiep, Sebrae e Iphan vão ajudar na realização do Festival.

Leia mais:  Festival de Empreendedorismo reúne 50 expositores no Barigui

Alguns colaboradores da instituição e da região, como Ademadan; Clube Náutico de Antonina, Prefeitura Municipal de Antonina; APUFPR; Sinditest-PR; e Rádio UNIFM também participam de várias maneiras na organização. “Estamos tentando fazer um festival bem bacana e colaborativo. Terá 12 oficinas, atividades de rua, praça de lazer para as crianças durante todas as tardes e diversos espetáculos ao longo das noites”, conta Claudia.

Há alguns anos o evento já vem sendo reduzido devido a políticas de não investimento no ensino superior. “A redução é feita apenas em seu tamanho e na quantidade de espetáculos, mas jamais no empenho para a produção e no significado. A ideia é que o Festival aconteça, pois acreditamos que, dentro de uma política institucional, educação e cultura devem andar juntas”, afirma a coordenadora.

Workshops

Os interessados em participar dos workshops do Festival devem realizar sua inscrição até o dia 8 de julho, às 15h. Bata acessar o link do workshop pretendido e preencher o formulário. A efetivação da inscrição se dará mediante a emissão e pagamento da GRU e envio de um e-mail com o comprovante de pagamento para [email protected] As taxas variam de dez reais para estudantes a 30 reais para profissionais e público em geral. Estudantes participantes do Probem e cotistas são isentos.

Leia mais:  “Era trabalhador e foi vítima de vagabundos”, desabafa família de rapaz assassinado na RMC

Nesta edição, as atividades estão divididas nas categorias infanto-juvenil (7 a 15 anos); adulto (a partir de 15 anos); e maturidade. Os workshops terão durações variadas entre seis, nove e 12 horas/aulas. A programação completa dos workshops oferecidos pode ser consultada no site do evento.

Comentários Facebook

Região Metropolitana

IPVA 2022 Paraná: veja como pagar com Pix ou em até 12x

Publicado

Primeira parcela e cota única do IPVA 2022 Paraná começa a vencer e pagamento pode ser feito via Pix ou em até 12x no app Zul+

O IPVA 2022 Paraná começou a vencer hoje (17/01) em todo o estado. E embora esteja mais caro devido à valorização dos carros no Brasil, há uma boa notícia para o motorista paranaense.

O Zul+, principal Autotech da América Latina, permite o pagamento do tributo de maneira descomplicada e inteligente. Com o app, é possível quitar o IPVA e o licenciamento do veículo em menos de 1 minuto com Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Quando vence o IPVA 2022 no Paraná?

O IPVA 2022 começa a vencer no dia 17 de janeiro no Paraná para veículos com placa final 1 e 2. Vale lembrar que o pagamento adiantado já está disponível e não é necessário aguardar o dia exato do vencimento do seu veículo para quitar o imposto.

Veja o calendário completo do IPVA 2022 PR abaixo e saiba até quando você pode pagar.

Saiba como pagar o IPVA 2022 no Paraná

Você pode pagar o IPVA 2022 PR de maneira simples, segura e inteligente com o app Zul+. Veja o passo a passo a seguir:

Leia mais:  Festival de Empreendedorismo reúne 50 expositores no Barigui

1) Baixe o app Zul+ aqui

2) Acesse a função de “IPVA”

3) Cadastre seu veículo para consultar o valor do tributo

4) Escolha a melhor opção de pagamento: Pix, parcelado com o Governo ou em até 12x no cartão de crédito

5) Deslize o dedo para pagar

É seguro pagar o IPVA no Zul+?

Sim! O Zul+ é a principal Autotech da América Latina e mais de 3 milhões de motoristas já utilizaram o app para pagar suas taxas.

 Ao todo, são mais de 19 milhões de transações realizadas, 110 mil avaliações nas lojas de aplicativos e uma nota 4,9 de 5 estrelas. Tudo isso graças à simplicidade e segurança que o app oferece ao motorista brasileiro.

 Vale dizer que após você confirmar o pagamento do IPVA no app, o Zul+ quita o débito junto à Secretaria da Fazenda e te envia um comprovante via e-mail com todas as informações necessárias.

O que acontece depois de pagar o IPVA?

Com o IPVA quitado, você já consegue realizar o licenciamento anual do veículo. No app Zul+, você inclusive pode fazer os dois juntos.

Leia mais:  Prefeitura e MRV inauguram primeira escola municipal do Distrito da Warta, em Londrina

 O licenciamento é fundamental para regularizar a circulação do veículo no Brasil e liberar a emissão do documento eletrônico, o CRLV Digital 2022.

E o que acontece se você não pagar o IPVA?

O IPVA atrasado não rende multa de trânsito e nem apreensão do veículo. No entanto, deixar de pagar o imposto não é uma boa ideia. Confira abaixo todas as consequências do não pagamento:

1) Juros de 0,33% por dia de atraso

2) Bloqueio do licenciamento e do CRLV Digital

3) Nome inscrito na dívida ativa

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana