Curitiba
Feas contrata 47 médicos e convoca mais 41 para a Saúde de Curitiba

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) contratou 47 médicos e convocou outros 41, que devem se apresentar até esta quinta-feira (16/1). Eles vão trabalhar na Maternidade Bairro Novo, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde.
Os médicos foram aprovados por Processo Seletivo Público (PSP) realizado em 2019. Do total de profissionais convocados desde 26 de dezembro, 43 são médicos generalistas (quatro foram para unidades de saúde); um é pediatra; dois são anestesiologistas; e um é pneumologista.
“A Feas tem um papel importante no sistema de saúde em Curitiba no gerenciamento de serviços de saúde e desde maio de 2019 passou a atuar na atenção primária. Essa ampliação do escopo da Feas traz a agilidade de que a saúde precisa para dar respostas adequadas às necessidades da população”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Segundo o diretor geral da fundação, Sezifredo Paz, a maioria das contratações é para a recomposição dos quadros da rede municipal da saúde. “Os profissionais contratados pela Feas irão dar apoio às ações de saúde de Curitiba”, reforçou.
Impacto
“A notícia foi bem recebida pelos usuários. O conselheiro municipal de saúde Luiz Carlos Pinheiro acompanhou o processo de contratação dos médicos. “Essa recomposição [dos profissionais] é muito positiva”, afirmou.
Pinheiro conheceu a médica Bárbara Moreira Storck, especialista em Medicina da Família e Comunidade, que irá trabalhar na Unidade de Saúde São Paulo, no Uberaba.
“A gente, que faz Medicina da Família, quer trabalhar no SUS e minha expectativa é realizar esse sonho, devolvendo para a comunidade aquilo que ela me proporcionou, já que me formei com recursos públicos”, contou Bárbara, que se graduou na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Balanço
Em 2019, a Feas contribuiu com 639 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para as UPAs, Complexo Regulador e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, 42 médicos da fundação atuaram nas Unidades de Saúde, realizando mais de 85 mil atendimentos entre os meses de maio e novembro.

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).