Brasil
Brasil e Suriname iniciam tratativas para acordo de cooperação no turismo
A ministra do Turismo substituta, Fernanda Norat, recebeu nesta terça-feira (26) o ministro do Transporte, Comunicação e Turismo da República do Suriname, Raymond Landveld.
Durante a visita, as autoridades deram início às tratativas para a elaboração de um Memorando de Entendimento com o objetivo de fortalecer a cooperação no turismo por meio da troca de experiências entre os dois países.
A reunião entre os ministérios antecede o encontro oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidenta da República do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons. A visita acontece nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto.
“Estamos muito satisfeitos com esse encontro e com o avanço nas tratativas para o Memorando de Entendimento no turismo com a República do Suriname. É de suma importância estreitar os laços com os nossos vizinhos para o desenvolvimento e fortalecimento do setor”, afirmou Fernanda Norat.
Já o ministro Raymond Landveld celebrou a parceria. “Estamos à disposição para trabalhar o Memorando e promover um intercâmbio muito produtivo. As duas partes só têm a ganhar”, disse, ressaltando que os países têm mútuo interesse no ecoturismo.
O Brasil e o Suriname compartilham uma relação baseada na cooperação amazônica, dividindo o maior bioma tropical do mundo. Enquanto o Brasil abriga cerca de 60% da floresta, o Suriname é coberto em grande parte por ela. Ambos compartilham o clima equatorial, alta biodiversidade, bacias hidrográficas ricas e a presença de extensas áreas preservadas e terras indígenas.
Durante o encontro, Raymond Landveld demonstrou interesse em saber como funcionam os modelos de financiamento aplicados no Brasil para o desenvolvimento da cadeia turística nacional.
Na sequência, Fernanda Norat apresentou o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), uma política pública do Ministério do Turismo destinada ao financiamento de projetos, obras, aquisição de equipamentos e capital de giro para empresas do setor.
Outra questão tratada na reunião foi a conectividade aérea entre os dois países e a possibilidade de aumento na frequência de voos semanais. A rota principal entre Brasil e República do Suriname, atualmente, liga Paramaribo, capital do país vizinho, e Belém (PA).
Aumento de visitantes
Os dados de chegadas de turistas do Suriname apontam para um crescimento nos primeiros quatro meses de 2026.
De janeiro a abril deste ano o Brasil registrou a entrada de 4.084 turistas do país vizinho, um aumento de 30,6% quando comparado aos 3.125 turistas que ingressaram no país no mesmo período de 2025.
Todos os meses analisados apresentaram crescimento, com destaque para o mês de janeiro, que registrou um aumento de 46%. A principal porta de entrada é estado do Pará, que concentra 92,4% das chegadas de turistas vindos do Suriname.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Julho Verde reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço
Feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dificuldade para engolir e caroços no pescoço são sinais que merecem atenção e podem indicar câncer de cabeça e pescoço. Durante o Julho Verde, mês nacional de conscientização sobre a doença, o Ministério da Saúde reforça as orientações à população sobre prevenção e diagnóstico precoce, além do acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os cânceres de cabeça e pescoço reúnem tumores que atingem estruturas como boca, língua, garganta, laringe, faringe, cavidade nasal, tireoide e glândulas salivares. Grande parte dos casos está relacionada ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. Alguns tipos também estão associados à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), especialmente pelo HPV-16, um dos principais fatores de risco para o câncer de orofaringe.
Instituída pela Lei nº 14.328/2022, a campanha Julho Verde busca ampliar o conhecimento da população sobre os fatores de risco e os sinais da doença, além de incentivar a prevenção e a procura pelos serviços de saúde diante de sintomas suspeitos.
Sinais de Alerta e Tratamento pelo SUS
Os principais sinais de alerta incluem feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas na boca, rouquidão por mais de três semanas, dor ou dificuldade para engolir, sensação de corpo estranho na garganta, ínguas persistentes no pescoço, sangramento nasal recorrente e perda de peso sem causa aparente.
No caso de câncer de tireoide, o principal sinal é o aparecimento de um nódulo no pescoço, especialmente quando apresenta crescimento rápido ou é acompanhado de rouquidão ou dificuldade para engolir.
Ao identificar um desses sinais, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a avaliação, o paciente será encaminhado, se necessário, para atendimento especializado. A confirmação do diagnóstico é feita por biópsia, seguida de exame anatomopatológico.
O cuidado é organizado pela Rede de Prevenção e Controle do Câncer, que integra ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado. Conforme a indicação clínica, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma isolada ou combinada.
Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de sucesso do tratamento e menores os riscos de sequelas. Nos estágios iniciais, muitos casos podem ser tratados com apenas uma modalidade terapêutica, o que contribui para preservar funções importantes, como fala, deglutição e respiração.
Nos últimos cinco anos, o SUS realizou mais de 500 mil procedimentos relacionados ao tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço.
Medidas de prevenção
Para ajudar a prevenir a doença, é recomendado evitar o cigarro e outros produtos derivados do tabaco, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável, cuidar da saúde bucal, consultar o dentista regularmente e proteger os lábios e o rosto durante a exposição ao sol.
A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS para pessoas de 9 a 14 anos, também ajuda a prevenir infecções associadas a diferentes tipos de câncer, incluindo alguns tumores de orofaringe.
Camila Marques
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná4 dias agoJudiciário decreta bloqueio de bens de 23 servidores do município de Paulo Frontin investigados pelo Ministério Público do Paraná por possível desvio de recursos
-
Brasil6 dias agoAberto edital para elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre turismo em regiões de fronteira
-
Educação4 dias agoRedes de ensino podem acessar materiais de educação fiscal
-
Paraná5 dias agoMPPR recomenda que Município de Quatro Barras exija autorizações ambientais e de patrimônio cultural para realização de eventos na Estrada da Graciosa
-
Educação5 dias agoFies amplia oportunidade para bolsistas parciais do Prouni
-
Esportes5 dias agoVitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento
-
Paraná6 dias agoA partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, Judiciário decreta liminarmente intervenção na Santa Casa de Londrina
-
Política Nacional6 dias agoAvança exigência de curso para preparador de corpos em funerárias
