Paraná
Regionais do IAT promovem ações de conscientização ambiental em todo Paraná
As 21 regionais do Instituto Água e Terra (IAT) promoveram uma série de ações dedicadas à conscientização ambiental entre a sexta-feira (2) e quarta-feira (7) para celebrar a Semana do Meio Ambiente – o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado na segunda-feira (5). Teve limpeza da Baía de Guaratuba, de manguezais, distribuição de mudas, estímulo à reciclagem e muita educação ambiental nas escolas, entre outras atividades, para aproximar a população da natureza.
“Queremos usar o patrimônio natural do Paraná como ferramenta de educação e, assim, ajudar na melhoria da vida dos paranaenses. Com essa união com a população, conseguiremos também melhorar a qualidade ambiental do nosso Estado”, ressaltou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.
Em Paranavaí, na região Noroeste, por exemplo, foram recolhidos para reciclagem mais de 2,5 mil sucatas eletrônicas, entre televisores, computadores, celulares e outros equipamentos inutilizáveis. A ação foi no centro de eventos da cidade e contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Cooperativa de Prestadores de Serviço de Reciclagem de Paranavaí (Cooperavai).
“A população tem interesse, quer participar, busca um local apropriado para descartar esses resíduos. O nosso objetivo é justamente esse, de evitar o descarte irregular, não causar danos ao meio ambiente”, afirmou o fiscal ambiental do escritório do IAT de Paranavaí, Antônio Carlos Terto.
No Norte Pioneiro, o IAT de Jacarezinho também fez um mutirão de limpeza na Estrada da Água Feia e deu início ao projeto Arboreto no viveiro da cidade, com o plantio de 209 mudas nativas. Para o chefe do escritório local do instituto, Marcos Antônio Pinto, as atividades fazem parte de um esforço contínuo para criar nos participantes conscientização ambiental. “Estas ações ajudam a disseminar boas práticas, incentivo ao uso racional do meio ambiente e auxilia na melhoria das condições de toda a região”, disse.
O escritório regional de Paranaguá, no Litoral, atuou em parceria com o Instituto Guaju em um grande mutirão de limpeza. A ação reuniu no sábado (3) mais de 500 voluntários e promoveu a retirada de 4,5 toneladas de lixo da Baía de Guaratuba – limpeza que também se estendeu aos manguezais da região.
“Ao criar o lanço de pertencimento, sentimos que somos parte integrante desse grande ecossistema e que é de nossa responsabilidade cuidar e zelar por esses ambientes”, destacou Renata Cristine Temoteo Travassos, uma das coordenadoras da ação pelo IAT de Paranaguá.
Ela reforçou a necessidade de se estimular a conscientização da população para o descarte correto dos resíduos. “Devemos, de uma vez por todas, mudar a ideia de que lixo descartado na Costa não chegará ao mar ou a um manguezal. Se cada um reciclar o seu lixo conseguiremos, em um futuro próximo, visitar nossos manguezais e desfrutar apenas das suas belezas e de sua importância ecológica”, afirmou.
- Paraná ativa Fórum de Mudanças Climáticas e abre consulta para política sobre biodiversidade
- IAT e Criadouro Onça Pintada firmam parceria para a conservação de fauna silvestre
Consciência que, de certo modo, começa a ser despertada. Gerente de Biodiversidade do IAT, Patrícia Calderari destacou que o mutirão de 2023 ficará marcado por, pela primeira vez em mais de 15 anos de atuação do Instituto Guaju, ter havido diminuição no lixo recolhido na Baía de Guaratuba. “A ação é gratificante e deixa as pessoas felizes por poder colaborar com o meio ambiente”, disse.
“O volume ainda assusta, então precisamos continuar investindo em ações e gestos concretos de amor por este ambiente tão importante para nosso planeta”, acrescentou o pesquisador do Instituto Guaju, Edgar Fernandez.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado divulga classificação definitiva de concurso público da Secretaria da Saúde
As secretarias estaduais da Administração e da Previdência (Seap) e da Saúde (Sesa) publicaram nesta segunda-feira (22) a classificação definitiva dos candidatos aprovados no concurso público da Sesa (Edital nº 265/2025). O documento consolida as notas das provas e o resultado dos recursos das etapas complementares. Confira a classificação para Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência e Heteroidentificação.
O certame, realizado pela Fundação Fafipa, ofertou 641 vagas para contratação sob o regime estatutário. As oportunidades foram distribuídas entre as Macrorregionais de Saúde do Estado para profissionais de nível técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4.231,60 a R$ 7.616,88.
“Esse concurso é um passo importante para fortalecer a assistência à saúde no Paraná. Com servidores efetivos e valorizados, estamos oferecendo atendimento de qualidade e humanizado aos paranaenses de todas as regiões do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. Ela enfatizou ainda que o concurso acabou com um hiato de quase dez anos nas contratações do quadro próprio.
Os candidatos aprovados ingressam em duas principais carreiras da saúde pública estadual, sendo “Promotor de Saúde Profissional (Nível Superior)”, com 325 vagas para médicos (diversas especialidades), enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, entre outros, e para “Promotor de Saúde Execução (Nível Técnico)”, com 316 vagas voltadas para técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e demais funções de suporte em saúde.
A secretária da Administração e da Previdência em exercício, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske, destacou a importância deste certame para a saúde do Paraná. “Ficamos felizes de possibilitar que o serviço público do Estado receba ainda mais profissionais qualificados para dar continuidade ao trabalho de excelência que já vem sendo realizado pelos profissionais de Saúde do Paraná, que cuidam da nossa população”, disse.
O candidato poderá consultar individualmente seu desempenho na Área do Candidato. O próximo passo será a homologação do concurso pelo órgão responsável, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes5 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Educação7 dias agoPublicação debate intersetorialidade na educação integral
-
Paraná3 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
