Paraná
Sanepar oferece curso de manutenção hidráulica para mulheres de Antônio Olinto
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Antônio Olinto estão com inscrições abertas para o curso de Manutenção Hidráulica Residencial. Exclusiva para mulheres, a capacitação será na próxima quinta-feira (28), na sala de reuniões do Centro de Referência de Assistência Social de Antônio Olinto (CRAS).
Segundo a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, o objetivo do curso é ensinar noções básicas para mulheres que buscam novos conhecimentos e aprendizado, tanto para uso próprio, fazendo pequenos reparos em sua residência, ou atuando na prestação de serviços de manutenção hidráulica para complemento de renda.
A programação inclui limpeza de caixa d’água, o passo a passo para identificar vazamentos, como fazer manutenções e pequenos reparos em instalações residenciais de água e esgoto e o planejamento para a realização do trabalho de forma limpa, organizada, econômica e segura.
As inscrições devem ser feitas no CRAS antecipadamente, sem nenhum custo, até a terça-feira (26). A participação dá direito a certificado e será servido almoço no dia do curso, ministrado das 8h30 às 16h.
Serviço:
Curso de Manutenção Hidráulica Residencial para Mulheres
Data: 28/09, quinta-feira
Local: Sala de reuniões do CRAS de Antônio Olinto – Rua Reinaldo Machiavelli, s/nº – Centro
Inscrições: até 26/09, terça-feira
Fonte: Governo PR
Paraná
Curitiba recebe a sexta edição da Missão Paraná com integração das forças de segurança
Nesta semana, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) inicia mais uma edição da Missão Paraná, desta vez em Curitiba, reforçando a estratégia de integração entre as forças de segurança e a aproximação direta com a população. A partir de quarta-feira (22), as equipes estarão mobilizadas em uma programação que reúne ações operacionais, encontros institucionais e atividades voltadas ao fortalecimento da segurança pública.
“A Missão Paraná consolida um modelo de integração entre as forças de segurança, com foco no planejamento e na atuação coordenada. Em Curitiba, ao longo da semana, vamos alinhar estratégias, compartilhar informações, ouvir as demandas locais e discutir ações conjuntas para fortalecer o trabalho desenvolvido na Capital”, afirma o secretário da Segurança Pública, coronel Saulo Sanson.
Em sua sexta edição, a Missão Paraná consolida um modelo de atuação que leva gestão, planejamento e presença efetiva aos territórios, ampliando o diálogo com lideranças locais, representantes da sociedade civil e cidadãos. A proposta é ouvir demandas, alinhar estratégias e construir soluções conjuntas, com foco na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança.
PREVENÇÃO E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO — A sexta edição da Missão Paraná reforça o eixo preventivo das ações de segurança pública, com destaque para o programa Mulher Segura e as iniciativas de conscientização sobre o uso de drogas. Por meio de palestras e seminários, a proposta é ampliar o acesso à informação, fortalecer a rede de proteção e intensificar o enfrentamento à violência contra a mulher de forma integrada.
As atividades também promovem o debate sobre fatores de risco e vulnerabilidades sociais, incentivando a participação da comunidade e a atuação conjunta entre instituições. A iniciativa busca consolidar a prevenção como uma das bases da segurança pública, aliando orientação, educação e proximidade com a população.
Ainda dentro da programação, a reunião do programa Cidade Segura reúne representantes das forças de segurança para o alinhamento estratégico das ações. Durante o encontro, comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil apresentam dados operacionais, resultados recentes e panoramas da criminalidade, além de discutir estratégias conjuntas para o enfrentamento à violência, com definição de medidas imediatas e planejamento de ações a médio e longo prazo.
AÇÃO INTEGRADA — No campo operacional, a Operação Sinergia mobiliza efetivos da Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Científica (PCIPR), Polícia Penal (PPPR) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR) em ações coordenadas em Curitiba, ampliando a presença do Estado nas ruas e intensificando o policiamento ostensivo. A atuação integrada entre as forças fortalece a capacidade de resposta, com foco na prevenção de crimes e na proximidade com a população.
Fonte: Governo PR
-
Agro5 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Política Nacional6 dias agoCAE aprova piso de R$ 13.662 para médicos e cirurgiões-dentistas
-
Entretenimento6 dias agoThais Fersoza celebra 42 anos com festa intimista e declarações de amor da família
-
Paraná7 dias agoDarci Piana prestigia lançamento de livro que conta a história da política paranaense
-
Esportes4 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Brasil7 dias agoMCTI leva inovação ao 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
-
Esportes4 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Agro7 dias agoExportações do agronegócio somam US$ 15,4 bilhões em março, mas recuam 0,7% ante 2025
