Connect with us


Brasil

‘Queremos transformar vidas’, diz ministro do Turismo ao assinar convênio que vai qualificar até 2 mil paraibanos

Publicado em

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que o convênio assinado nesta terça-feira (23) com o Governo do Estado, em Campina Grande (PB), para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e de fortalecimento da gestão em seis municípios paraibanos pode “transformar vidas”.

“No Governo do presidente Lula, nós temos uma premissa: colocar o cidadão no foco das nossas ações. É para isso que a gente trabalha, para gerar emprego, renda e transformar a vida das pessoas”, afirmou o ministro.

A declaração foi feita durante discurso na cerimônia que contou com a presença do governador Lucas Ribeiro, para assinatura da parceria. Com investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo (MTur), a iniciativa deve qualificar até duas mil pessoas no estado.

Além de Campina Grande, serão beneficiados ainda a capital, João Pessoa, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras.

Serão ofertados 18 cursos de capacitação, além de seis oficinas de empreendedorismo e 20 consultorias individuais para fortalecimento dos negócios turísticos.

“Mais importante do que atrair investimentos e ampliar a infraestrutura é garantir que o desenvolvimento gere novas vagas de trabalho para quem vive aqui. Estamos investindo naquilo que faz diferença na vida das pessoas. Queremos preparar os paraibanos para aproveitar as oportunidades que o turismo está criando”, afirmou Gustavo Feliciano.

Leia mais:  No Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde amplia uso de mosquitos estéreis para controle do Aedes aegypti em território indígena

O governador Lucas Ribeiro ressaltou que o convênio fortalece ainda mais o turismo paraibano. “É uma alegria anunciar uma iniciativa tão importante para os profissionais que trabalham com o turismo aqui no nosso estado. Essa ação vem no sentido daquilo que queremos, que é manter esse ritmo de crescimento do nosso turismo e da nossa economia”, celebrou.

As qualificações serão realizadas em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac-PB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).

Turismo em alta

Durante o evento, o ministro enalteceu o bom momento vivido pelo setor. “O Brasil vive um momento extraordinário no turismo. Batemos recentemente recordes na atração de turistas internacionais e nos valores de gastos de estrangeiros. E ontem [segunda, 22] tivemos o enorme prazer de anunciar outro recorde: 42 milhões de passageiros em voos domésticos [de janeiro a maio deste ano]. Isso significa que o brasileiro está visitando mais o seu país, valorizando o turismo doméstico”, afirmou o ministro.

O convênio assinado nesta terça vai ajudar também a preparar o mercado de trabalho para atender a demanda gerada pelos novos investimentos turísticos em curso na Paraíba, incluindo o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, com mais de R$ 2,3 bilhões em investimentos previstos.

Leia mais:  MME articula rede nacional de pesquisa para viabilizar aumento da mistura de biocombustíveis no Brasil

No ato desta terça, Gustavo Feliciano também mencionou o recente investimento de R$ 2 milhões, do MTur, para apoio aos festejos juninos de Campina Grande, acrescentando que é importante, também, investir na qualificação para estruturar o setor na cidade e no estado da Paraíba.

“Estou muito feliz por estar mais um ano celebrando o Maior São João do Mundo. Trouxemos dois milhões para os festejos juninos, mas é importante também qualificar, preparar o trabalhador, para que essas vagas de emprego na cadeia turística sejam ocupadas pelos paraibanos”, complementou.

Confira os cursos oferecidos:

  • Técnicas de Atendimento ao Cliente
  • Hospitalidade e Acolhimento
  • Comunicação em Serviços
  • Ética na Indústria de Serviços
  • Formação de Garçom/Garçonete
  • Formação de Bartender
  • Técnicas de Mixologia
  • Jornada da Governança
  • Formação de Camareiros(as)
  • Formação de Mensageiros(as)
  • Segurança e Manipulação de Alimentos
  • Auxiliar de Cozinha
  • so de Alimentos Regionais na Culinária
  • Inglês Básico para Turismo
  • Espanhol Básico para Turismo
  • Uso de Inteligência Artificial no Turismo
  • Marketing Digital para Pequenos Negócios
  • Condutor(a) em Turismo

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook

Brasil

MME destaca avanços para ampliar a oferta e a competitividade de gás natural em evento do setor

Published

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (23/6), do evento “Cheio de Gás”, promovido pelo Brazil Journal, em São Paulo. Durante a abertura, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, que representou o ministro Alexandre Silveira, apresentou os avanços das políticas públicas voltadas à ampliação da oferta, ao aumento da concorrência e à redução dos custos do gás natural para a indústria e os consumidores brasileiros, ancoradas sobre o Programa Gás para Empregar, criado em 2023 sob a chancela do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Durante o debate, Dutra destacou que o mercado de gás natural vive uma nova fase no país, impulsionada pelas ações do Governo do Brasil no âmbito do programa Gás para Empregar. Entre os principais avanços, ressaltou a modernização do marco regulatório, o fortalecimento da atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o aumento da oferta de gás da União e a ampliação da concorrência no setor. As discussões do evento abordaram temas como segurança energética, desafios regulatórios, expansão da infraestrutura e o papel do biometano na transição energética.

Leia mais:  CNPE aprova diretrizes para prorrogação de contratos de partilha de produção de petróleo e gás

Em sua participação, o secretário destacou que o desenvolvimento do mercado de gás é estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira e impulsionar a reindustrialização do país. “Sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira, o mercado de gás deixou de ser uma promessa para se tornar um instrumento concreto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar a oferta, aumentar a concorrência e garantir preços mais competitivos, sempre com segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos”, afirmou.

Dutra também ressaltou as iniciativas voltadas à integração energética regional e ao aproveitamento do potencial do biometano, além dos novos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos. Segundo ele, o gás natural tem papel fundamental na segurança energética e na transição para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a geração de empregos, a competitividade da indústria e a expansão de novos mercados.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia mais:  Nos Estados Unidos, missão do MPor participa de conferência internacional sobre transporte hidroviário

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262