Brasil
MJSP e USP entregam primeiro diagnóstico e avançam na criação de centro de governança em segurança pública
Brasília, 7/5/2026– Um mês após a assinatura do convênio entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), e a Universidade de São Paulo (USP), foi entregue o primeiro diagnóstico técnico do projeto que instituiu o Centro de Governança, Integridade e Accountability na Segurança Pública. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (6) e marca avanço na implementação da parceria.
O diagnóstico inicial consolida análises preliminares, mapeamento de processos e identificação de oportunidades de aprimoramento na gestão administrativa e no uso de recursos públicos destinados à segurança pública, evidenciando o caráter aplicado e estratégico da cooperação entre o Governo Federal e a universidade.
Participaram da solenidade e das atividades técnicas relacionadas à entrega do diagnóstico a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, e a diretora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), Maria Dolores Montoya Diaz.
Para Camila Pintarelli, a entrega do primeiro diagnóstico em pouco mais de 30 dias demonstra alinhamento institucional e compromisso com resultados concretos. “Esse diagnóstico inicial materializa a proposta do convênio: qualificar a governança, dar transparência aos processos e apoiar os gestores públicos na melhor aplicação dos recursos da segurança pública. A rapidez na entrega reforça a capacidade técnica e o engajamento das equipes envolvidas”, afirmou.
A diretora da FEA-USP, Maria Dolores Montoya Diaz, destacou a relevância da parceria para a universidade e para o País. Segundo ela, a aproximação entre academia e gestão pública fortalece a produção de conhecimento aplicado e contribui diretamente para a melhoria das políticas públicas.
Também estiveram presentes no evento a diretora-geral do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, Mara Jane Contrera Malacrida; a professora da FEA-USP, Patrícia Siqueira Varela; o procurador-diretor do Departamento de Convênios e coordenador do Escritório de Integridade e Proteção da Pesquisa, Rafael Seco Saravalli; o coordenador de Logística da Diretoria do FNSP, Bruno Henrique Bezerra Guimarães; e o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari.
Programação dos três dias de atividades
A entrega do diagnóstico integra uma agenda de atividades técnicas e institucionais realizadas entre 6 e 8 de maio, conforme cronograma definido no âmbito do projeto de PD&I FNSP/USP.
* Dia 6 (quarta-feira):
Briefing técnico no Auditório Tancredo Neves, abertura oficial do evento, seguida por workshop de integração das equipes operacionais do FNSP e da USP. O dia incluiu ainda entrevista com a diretora do FNSP.
* Dia 7 (quinta-feira):
As atividades serão dedicadas a oficinas temáticas (OFs), com foco nas áreas finalísticas e operacionais, envolvendo coordenações e equipes técnicas, em salas da FEA-USP. As oficinas abordarão governança, execução financeira, controle e conformidade, com troca de experiências entre gestores públicos e pesquisadores.
* Dia 8 (sexta-feira):
O último dia concentra novas oficinas voltadas à logística e às áreas de apoio, com participação do coordenador de Logística do FNSP. A programação será concluída com avaliação técnica conduzida pela USP, seguida de encerramento oficial e visita técnica.
Brasil
MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.
“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.
Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.
“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.
Ampliação da Rede Cais
Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.
O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.
Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.
Ações integradas do Governo Federal
Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.
Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.
O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).
Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.
“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.
Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.
Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

- Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoAprovado projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes7 dias agoLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
