Connect with us


Política

Votação de reajuste esquenta pauta pré-recesso da Assembleia

Publicado em

Bem Paraná

A votação da proposta do governo do Estado de reajuste salarial de 5,09% parcelado em quatro vezes até 2022 para os servidores públicos vai esquentar a pauta da Assembleia Legislativa antes do recesso parlamentar de julho. Antes de entrar em férias, os deputados terão que enfrentar a pressão do funcionalismo, que rejeitou os termos oferecidos pelo Executivo e decidiu manter a greve iniciada no último dia 25, em protesto pelo pagamento imediato da reposição de 4,94% referente à inflação de abril de 2018 a maio de 2019.

A proposta prevê o pagamento de 0,5% a partir de outubro deste ano; 1,5% a partir de março de 2020; 1,5% a partir de janeiro de 2021 e 1,5% a partir de janeiro de 2022. As duas últimas parcelas, porém, ficam condicionadas ao crescimento da receita do Estado em relação ao ano anterior em 6,5% e 7%, respectivamente.

Para compensar o aumento de gastos, o governo quer ainda o fim do pagamento da licença-prêmio. Atualmente, por lei, os funcionários públicos estaduais têm direito a três meses de licença remunerada a cada cinco anos trabalhados. Quando não tiram essa licença, eles podem receber o equivalente em dinheiro.

Leia mais:  Prefeitura do Mato Grosso tem energia cortada e dívida passa de R$ 200 mil

O Fórum das Entidades Sindicais (FES/PR) rejeitou a proposta, alegando que além de não garantir a reposição das perdas inflacionárias, ela ainda tira direitos da categoria, ao condicionar o reajuste ao fim da licença-prêmio. Atos públicos no Centro Cívico estão previstos para hoje e amanhã, como forma de pressionar o governo a reabrir as negociações, e os deputados a rejeitarem a proposta apresentada pelo Executivo.

De acordo com a entidade, na prática, ao não garantir o pagamento retroativo do reajuste a partir de maio, quando vence a data-base anual do funcionalismo, a proposta do governo d pagar 0,5% só a partir de outubro equivale a uma reposição de 0,25%. O cálculo considera o período integral da data-base, de maio 2019 a abril de 2020. “Isso é inaceitável. Com esse índice, uma funcionária de escola não compra nem metade de um pacote de arroz, não paga um quilo de tomate. Mais uma vez o governador desrespeita os trabalhadores”, diz o presidente da APP-Sindicato, que representa os professores e funcionários de escolas estaduais, Hermes Leão.

O FES também reclama que a proposta do governo ignora as perdas passadas da categoria, que está com os salários congelados desde 2016. Segundo a entidade, essas perdas acumuladas seriam de 17%.

Leia mais:  Após acordo, Ouro Verde paga R$ 16 milhões por esquema de corrupção no governo Richa

Estratégia
O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou que a mensagem encaminhada à Assembleia é a “proposta final” aos servidores, e disse que não vai reabrir negociações com os grevistas. O governo aposta na baixa adesão à greve como estratégia para enfraquecer o movimento e garantir a aprovação do projeto, que tramita em regime de urgência.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), diz que a proposta apresentada é a que o governo pode oferecer. Ele alega que o País vive um “momento de crise profunda, a situação caótica na economia”, e que “não há previsão de crescimento de receita, o PIB é negativo”. Para o tucano, “não adianta propor o que não pode cumprir”.

Comentários Facebook

Política

PGE treta com relatório do Ibama contra mudanças no licenciamento ambiental

Published

on

Energia Solar alimenta a pisicultura (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) publicou uma nota pública contestando a posição apresentada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o projeto de lei que propõe mudanças no licenciamento ambiental no Paraná. A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa, busca atualizar as regras no estado e recebeu críticas do Ibama em uma manifestação técnica.

De acordo com a PGE, as observações feitas pelo Ibama não estão relacionadas às competências federais em questões ambientais, mas interferem diretamente nas atribuições do órgão estadual responsável pelo licenciamento no Paraná. O texto divulgado pela Procuradoria afirma que a atuação do Ibama sugere uma possível violação de princípios constitucionais, especialmente o da impessoalidade.

A nota ressalta que a PGE participou ativamente das análises prévias sobre a legalidade do projeto e validou sua constitucionalidade. Segundo o documento, eventuais objeções deveriam ter sido formalizadas por representantes jurídicos do Ibama, o que não ocorreu. A Procuradoria reforça ainda que o projeto busca aprimorar a legislação ambiental no estado, promovendo proteção ao meio ambiente sem prejudicar o desenvolvimento econômico.

Leia mais:  Líder do governo na Assembleia diz que: "se houver greve, zera negociação"

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei nº 662/2024 já recebeu mais de 40 emendas parlamentares, que serão avaliadas pelos deputados nas próximas semanas. Entre os principais objetivos da proposta está a criação de um marco regulatório estadual para o licenciamento ambiental. Atualmente, o tema é regido por um emaranhado de decretos, portarias e resoluções, o que, segundo o governo estadual, gera insegurança jurídica tanto para investidores quanto para técnicos responsáveis pela emissão de licenças.

Outro ponto destacado pela PGE é o impacto positivo esperado com a modernização das normas ambientais. A medida pretende simplificar procedimentos e garantir maior clareza na análise de projetos, facilitando investimentos e impulsionando o desenvolvimento sustentável no Paraná. A proposta é apresentada como uma tentativa de equilibrar a preservação ambiental com a atração de novos empreendimentos, fator crucial para o crescimento econômico do estado.

As discussões em torno do projeto ocorrem em um momento de debate intenso entre governo estadual, órgãos federais e ambientalistas, com a busca por consenso sendo um desafio central nas próximas etapas da tramitação.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262