conecte-se conosco

Norte do Estado

TRE-PR inaugura usina solar para produção de energia elétrica, em Paranavaí

Publicado

G1 PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inaugura, nesta sexta-feira (28), uma usina solar para produção de energia elétrica em Paranavaí, no noroeste do estado.

Segundo o tribunal, a previsão é de que o desconto gerado pela produção da unidade ajude a compensar gastos com energia elétrica de unidades do TRE em todo o Paraná.

A estrutura instalada em Paranavaí possui 6,2 mil placas de geração. Energia elétrica que será repassada para uma estação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que fica a 800 metros de distância.

Conforme a Copel, o total da eletricidade gerada, é abatida em descontos no consumo final das unidades do tribunal.

Com o sistema de geração distribuída, usado na instalação da unidade do TRE em Paranavaí, a energia gerada pela usina contribui para o abastecimento da companhia na região. Segundo os técnicos, funciona como uma terceirização da geração de energia.

As placas de geração de energia solar também podem ser instaladas em casas ou comércios. Segundo a Copel, é necessário contratar uma empresa especializada e solicitar a análise da companhia de energia, que avalia caso a caso.

Leia mais:  Cão farejador encontra droga escondida em tábuas de passar roupa dentro de ônibus, em Rolândia

No Brasil, a geração com usinas de energia solar aumentou 140% em um ano. Eram 22.183 usinas em 2017, número que passou para 53.345 em 2018, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fonte: G1 PR

Comentários Facebook

Norte do Estado

Arapongas:Motociclista perde a vida após acidente na PR-444

Publicado

Um motociclista de 47 anos morreu após um acidente na tarde deste sábado (4) na PR-444 em Arapongas. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu e da Viapar foram chamados por volta das 16h15, mas o homem não resistiu aos ferimentos.

Conforme testemunhas, a princípio, o motociclista que seria morador de Arapongas estava no Km1 quando teria desviado de um carro, porém atingiu um tambor que estava na rodovia, uma placa de sinalização, depois

caiu na canaleta, batendo a cabeça.

O local do acidente está em obras, tem uma faixa interditada, o tráfego segue em pista simples e foi instalado algumas lombadas pra controlar a velocidade.

As causas do acidente serão apuradas. O nome da vítima ainda não foi revelado.

Comentários Facebook
Leia mais:  Presos cavam buraco e tentam fugir em Mandaguari, diz polícia
Continue lendo

Mais Lidas da Semana