Curitiba
Serviços públicos estaduais terão horário especial entre o Natal e o Ano-Novo; veja o abre e fecha

Diversos serviços públicos estaduais param em 23 de dezembro, com retomada do funcionamento normal em 6 de janeiro de 2020. Além dos feriados de Natal e Ano-Novo, foi determinado ponto facultativo nos dias 23 e 24 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, conforme decreto referente o recesso. Os serviços essenciais não serão afetados nesse período, incluindo hospitais, delegacias e aqueles da área de segurança.
Veja como será o funcionamento de alguns órgãos públicos estaduais:
AQUÁRIO DE PARANAGUÁ – Funciona normalmente no recesso, das 10h às 17h30. O local estará fechado apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
BIBLIOTECA – A Biblioteca Pública do Paraná terá expediente normal até 21 de dezembro (sábado). Os trabalhos voltam à normalidade em 6 de janeiro.
CEASAS – As da Ceasas do Paraná, em Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, assim como a sua administração, estarão fechadas no Natal, dia 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2020. Algumas unidades funcionam em horários diferentes no fim do ano. Confira AQUI.
COPEL – Nos dias 24 e 31 de dezembro não haverá atendimento nos postos que regularmente abrem apenas no turno da tarde. Nos postos que funcionam pela manhã o público será atendido das 8h às 11h30. O mesmo horário vale para aqueles que funcionam 8 horas por dia. Especificamente nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, nos dias 21 e 28 de dezembro o atendimento ocorrerá das 9h às 13h e nos dias 24 e 31 de dezembro, das 8h às 11h30.
DETRAN – As unidades do Detran funcionarão normalmente nos dias 23, 26, 27 de dezembro. No dia 30, o funcionamento é apenas para entrega de documentos. Em 2 e 3 de janeiro das 8h às 14h.
FARMÁCIAS DO PARANÁ – As unidades das farmácias do Paraná fecharão de 21 de dezembro até 5 de janeiro. A exceção será a farmácia da 18º regional, de Cornélio Procópio, funcioná parcialmente nos dias 23, 24, 26, 27, 30, 31 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, das 8h às 12h.
RECEITA ESTADUAL – Os serviços físicos da Secretaria da Fazenda, responsável pela Receita Estadual, não estarão disponíveis de 23 de dezembro até 3 de janeiro.
HOSPITAIS PÚBLICOS – Funcionamento normal todos os dias, apenas com revezamento de funcionários na área administrativa.
HEMEPAR – Os hemocentros de Curitiba e Guarapuava estarão fechados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, funcionando normalmente nos demais dias. O hemocentro de Londrina fecha dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, com atendimento diferenciado no dia 31, das 7h às 13h. O hemocentro de Cascavel fechará dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, com atendimento das 8h às 12h nos dias 24 e 31 de dezembro. Em Maringá, fecha em 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro, com atendimento diferenciado dia 31, das 7h às 13h.
As unidades de Coleta e Transfusão de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Toledo fecharão entre os dias 23 de dezembro e 3 de janeiro. Porém, a unidade de Toledo vai abrir nos dias 27 e 30 de dezembro apenas para coleta. Em União da Vitória e Cianorte estarão fechadas em 24, 25 e 31 de dezembro e dia 1º de janeiro. Em Irati, a unidade fecha de 23 de dezembro até 3 de janeiro, abrindo aos sábados para reposição. Em Telêmaco Borba a unidade fechará dias 24, 25 e 31 de dezembro, além do dia 1º de janeiro, abrindo normalmente nos demais dias. Em Paranaguá, fecha dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro 1º de janeiro.
Os hemonúcleos de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Paranavaí estarão fechados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. O hemonúcleo de Umuarama fechará apenas no Natal e Ano-Novo. Já em Ponta Grossa, não haverá funcionamento entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. Em Campo Mourão não haverá atendimento em 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro. A unidade de Apucarana fecha de 24 de dezembro até 3 de janeiro.
INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – O expediente encerra em 23 de dezembro e o atendimento no horário usual ocorerrá partir 6 de janeiro. Nesse período não haverá confecção e nem entrega de documentos.
MUSEUS – Os museus do Governo do Estado estão abertos para visitação em horário especial no período desde a véspera de Natal até o Ano-Novo. Quem busca uma programação cultural em Curitiba pode aproveitar a época para conhecer os espaços expositivos do Estado ou mesmo revisitá-los.
Confira a programação e os dias e horários de funcionamento. Os museus fecham apenas às segundas-feiras para manutenção.
POLÍCIA CIVIL – As delegacias vão funcionar normalmente, em regime de plantão.
PROCON – O órgão não terá expediente. O público será atendido apenas no dia 23 de dezembro e a partir do dia 2 de janeiro em horário normal, das 9h às 17h.

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).