Curitiba
Quem Eduardo Pimentel irá escolher para comandar a Urbs?
Muitos nomes estão sendo cogitados para comandar a pasta que irá tratar da licitação do transporte coletivo em 2025, um deles é o de Ogeny Maia, um fiel escudeiro de Rafael Greca (SPD), mas ele vem com uma rejeição grande por ser alguém que durante a atual administração errou muitas vezes beneficiando a concessionária do serviço em Curitiba.
Na campanha eleitoral de setembro e outubro, Eduardo Pimentel prometeu mudanças tarifárias, abaixando o valor da passagem e criando uma mais barata no domingo.
Algumas rotas de Curitiba funcionaram precariamente na gestão de Rafael Greca, ônibus como Vila Rosinha e Los Angeles/Ahú diminuíram a oferta, talvez pelo avanço e barateamento dos serviços de aplicativos.
Para a nova licitação, Curitiba deverá repensar o sistema como um todo, não apenas ficar criando caminhos para destruir árvores e gastar fortunas para criação de corredores exclusivos, deixando o trânsito caótico no entorno.
Voltar com Ogeny Maia pode colocar um carimbo que Eduardo Pimentel não quer, principalmente na visibilidade como gestor e que no futuro poderá leva-lo a disputar o Palácio Iguaçu.
Eduardo Pimentel não deve nada para Rafael Greca, em 2020, o atual prefeito de Curitiba trabalhou nos bastidores para tira-lo da vice, em uma manobra para segura-lo por problemas no Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), não deu certo porque a trama foi descoberta e avisado por aliados, prestou contas e anulou a articulação.
Curitiba
Curitiba tem um bairro gigante que supera municípios da Região Metropolitana
A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) carrega o título de bairro mais populoso da capital paranaense e figura entre os cinco maiores do Brasil. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 172.510 moradores, número superior ao de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, que têm 127 mil e 118.730 habitantes, respectivamente.
Além da densidade populacional, a CIC se destaca pelo tamanho territorial, com 43 km² de extensão. Oficialmente fundada em 1973, a Cidade Industrial nasceu de uma parceria entre a Urbs e o Governo do Paraná.
A ideia era criar uma área planejada para receber indústrias e, ao mesmo tempo, oferecer moradia para trabalhadores. As primeiras casas começaram a surgir nos anos 1980 e, desde então, a região nunca parou de crescer.
Nos anos 1970, o bairro parecia isolado às margens da BR-116. Hoje, no entanto, faz parte do coração econômico da capital, com conexões diretas para o interior do Paraná.
Bairros mais populosos de Curitiba
Atualmente, a CIC lidera o ranking dos bairros mais populosos de Curitiba, seguida por Sítio Cercado, Cajuru, Uberaba e Boqueirão. Somadas, essas cinco regiões concentram 503.664 habitantes, ou seja, quase 30% de toda a população curitibana.
Na outra ponta, bairros como Riviera, Lamenha Pequena e Cascatinha mal chegam a somar 10 mil moradores.
Boom de investimentos após a pandemia
Desde 2022, a CIC tem atraído grandes investimentos em diferentes setores. Estima-se que cerca de R$ 2 bilhões já tenham sido confirmados em projetos industriais para os próximos três anos
A região também foi a mais procurada da cidade para abertura de empresas no primeiro semestre de 2022. Segundo a prfeitura, 2.761 novos negócios se instalaram ali, número maior que o registrado no Centro e no Sítio Cercado.
Atualmente, o bairro reúne aproximadamente 20 mil empresas, responsáveis por mais de 80 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com a Associação das Empresas da CIC.
Entre os investimentos mais expressivos estão os R$ 1,5 bilhão da Volvo em pesquisa e desenvolvimento até 2025; os R$ 200 milhões da Fiocruz na construção de uma fábrica de vacinas; e outros R$ 200 milhões da alemã Horsch, que pretende implantar uma unidade de máquinas agrícolas na região.
Desafios do maior bairro de Curitiba
Apesar da relevância econômica e social, a CIC enfrenta desafios típicos de grandes centros urbanos. O bairro aparece em segundo lugar no ranking de crimes contra o patrimônio em 2025, com 2.545 ocorrências registradas apenas no primeiro semestre, ficando atrás apenas do Centro.
Além da questão da segurança, o trânsito intenso e as demandas por urbanização acompanham o crescimento acelerado da região.
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