Brasil
Projeto do MJSP é destaque no Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública
Florianópolis, 30/09/2025 – O Projeto Pegasus, iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), é destaque no Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública, que acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro em Florianópolis (SC).
O Pegasus é uma iniciativa inédita desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIRD), que moderniza a gestão da aviação de segurança pública no País ao incorporar o conceito de compartilhamento de infraestrutura de malha aérea para viabilizar pronta resposta a desastres e operações de busca e salvamento.
Durante a palestra inaugural do evento, a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, afirmou que o projeto amplia a capacidade de respostas em emergências, além de fortalecer a integração entre os estados e estabelecer novos padrões de governança, planejamento e interoperabilidade. Ainda de acordo com a diretora, a proposta se consolida como um marco no fortalecimento das operações aéreas voltadas à proteção da sociedade.
“O Pegasus é uma virada de página na gestão estrutural da segurança aérea, pois insere no Brasil esse conceito de compartilhamento de macroestruturas de difícil replicação, conceito esse já existente em outros países e que permite uma governança muito mais eficiente, pragmática e responsável dos recursos públicos”, completou a diretora.
Sobre o ENAVSEG 2025
O ENAVSEG é o principal encontro nacional da aviação em segurança e reúne autoridades, gestores, operadores e especialistas da aviação de segurança pública.
Além da palestra inaugural, o FNSP também participa com palestras sobre compras públicas para o setor da aviação.
O objetivo do evento é reunir não apenas as forças de segurança pública do Brasil, mas também delegações de outros países, com líderes da aviação brasileira e delegações internacionais se reunindo para compartilhar conhecimento e experiência.
O Estado de Santa Catarina foi escolhido para sediar o Encontro como parte do calendário de eventos dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) e reúne não apenas as forças de segurança pública do Brasil, mas também delegações de outros países.
Além disso será realizada a quinta edição da Competição Nacional de Aviação de Segurança Pública, com as emocionantes provas de Operadores Aerotáticos/Tripulantes Operacionais e de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública.
Brasil
Populações de mais três municípios de Minas Gerais são atendidas por carretas de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona
Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em exames de imagem de Martinho Campos (MG), Jaíba (MG), Nova Ponte (MG) e região estão sendo atendidos por carretas do Ministério da Saúde. Estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissional, as unidades ofertam serviços para diagnóstico precoce de doenças e definição de tratamentos.
Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.
A unidade móvel de saúde de Martinho Campos oferta diversas tomografias e ultrassonografias para pacientes do SUS da cidade e de outros sete municípios: Bom Despacho, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz e Moema. Em funcionamento de segunda a sábado, a carreta pode realizar até 140 exames por dia.
O secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, visitou a carreta de Martinho Campos neste sábado (5). Ele anunciou o funcionamento das carretas aos sábados, para atender mais pessoas durante o tempo que permanecer no município.
“Em conversa com os pacientes, muitos me disseram que a chegada da carreta é motivo de comemoração. Eles também elogiaram a qualidade dos profissionais de saúde e o alto nível de acolhimento. Ao todo, serão oferecidos 120 exames por dia, entre tomografias e ultrassonografias. Como a carreta permanecerá aqui por um mês, a fila de espera por exames de imagem no município e em algumas cidades vizinhas poderá ser zerada”, disse o secretário.
Em Jaíba, a unidade atende também pessoas encaminhadas de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Janaúba, Mamonas, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas. A carreta oferta atendimento desde 14 de agosto e realiza até 140 exames por dia.
Já a carreta de Ponte Nova oferta os serviços para outros 16 municípios, além da cidade que recebe a unidade: Barra Longa, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Sem-Peixe. Atendendo de segunda à sábado, pode realizar até 2,6 mil exames por mês.
Mais acesso à saúde
Quarenta e nove municípios já foram atendidos no estado pelas carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços especializados em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia. Ao todo, 27,4 mil pessoas foram atendidas e 63,9 mil procedimentos foram realizados.
Para ser atendido
As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Política Nacional5 dias agoHorário eleitoral gratuito: veja as regras para as eleições de 2026
-
Paraná5 dias agoAtuação do Ministério Público do Paraná viabiliza implantação do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes no Município de Pitangueiras
-
Paraná6 dias agoMinistério Público ajuíza ação civil pública para suspender prorrogação indevida de contrato de concessão dos serviços de transporte coletivo de Guarapuava
-
Paraná5 dias agoTribunal do Júri de Castro condena a 30 anos e 6 meses de reclusão homem denunciado pelo MPPR por tentativa de feminicídio da ex-companheira
-
Educação5 dias agoIdeb: Paraíba inicia análise de resultados nas redes
-
Brasil5 dias agoSecretarias Municipais de Saúde devem formalizar recebimento de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde
-
Educação5 dias agoProjeto da Univasf utiliza o esporte para apoiar jovens com TEA
-
Esportes6 dias agoBahia vence o Internacional na Fonte Nova e entra no G-5 do Brasileirão
