Paraná
Programa do Estado estimula estudantes das redes municipais a valorizarem turismo regional
Capacitar professores da rede pública de ensino para incentivar a prática da atividade turística e desenvolver a cultura de lazer entre crianças e jovens. Esse é o objetivo do programa Turismo na Escola, ação desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com as Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e as prefeituras.
No ano passado, o programa impactou 1.370 alunos de oito escolas municipais da região turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado), com o desenvolvimento de 30 projetos na temática do turismo. Em 2024, a proposta é expandir a ação para outras Regiões Turísticas do Paraná.
“É uma ação que já vem mostrando resultados positivos. A ideia é que os jovens estudantes valorizem o turismo como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.
Para a coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Ampére, Rosane Vasileski dos Santos, a criança ganha muito na sua aprendizagem quando desenvolve projetos que vão além dos muros da escola. De acordo com ela, todas as práticas envolveram não apenas alunos e professores, mas toda a comunidade escolar.
“Sempre abordamos turmas de 4º e 5º ano por serem maiores. Um dos pontos mais impactantes foi a produção do porco pizza, eleito prato típico do município de Ampére. Outra experiência bacana foi a visita à Cratera Vista Alegre, em Coronel Vivida, onde os alunos contaram para toda a comunidade escolar, depois do passeio, a história de formação dela e a importância desse ponto turístico”, afirma.
Ao invés da massa tradicional, a base do “porco pizza” é a carne de porco desossado. Este foi eleito o prato típico da cidade de Ampére em 2011. A atividade foi desenvolvida pela Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt. Segundo a diretora da instituição, Luciane Morandi Santolin, apresentar aos alunos o prato típico da cidade despertou nas crianças um senso de pertencimento, uma vez que, por meio de uma receita local, eles passaram a entender um pouco mais sobre a função do turismo regional, atraindo pessoas de fora que chegam à cidade em busca da iguaria.
“Para realizar o almoço com as crianças, houve uma grande interação entre a escola e as famílias que, por vezes, também não conheciam a história do porco pizza. Agora, os nossos alunos já sabem qual é o prato típico de Ampére e alunos de outros anos já ficaram ansiosos para experimentar o prato que representa a cidade”, complementa.
ECOTURISMO – Com cerca de nove quilômetros de diâmetro a cratera Vista Alegre está localizada no município de Coronel Vivida – é resultado da colisão de um meteorito com o solo há pelo menos 130 milhões de anos. Para ter acesso com segurança é recomendado contratar o serviço de um guia turístico.
A visita ao local foi dos estudantes da Escola Municipal José Arnoldo Dresch, também de Ampére. O local foi escolhido pela equipe de professores e coordenadores, com base nos conteúdos trabalhados em aula sobre formações geológicas semelhantes.
Rejane Alves dos Santos Hardt, coordenadora pedagógica da escola, conta que os alunos realizaram trabalhos manuais, como desenhos e maquetes, em dois momentos: um antes e outro após a visita ao local. O intuito era fazer uma comparação com as crianças sobre o que elas esperavam encontrar e o que de fato viram.
“A maioria dos alunos e dos pais não sabiam da existência da Cratera de Vista Alegre e ficaram impressionados com o passeio. Alguns alunos saíram de lá querendo levar os pais para conhecer, disseminando o conhecimento na família. Este projeto contribui muito para todos os envolvidos, pois é uma motivação para conhecer algo novo”, afirma.
TURISMO NA ESCOLA – No curso de capacitação ofertado pela Secretaria de Estado do Turismo, os professores e pedagogos tomam ciência da relevância do turismo para a economia local. Eles também conhecem a segmentação do setor e como ele pode ser trabalhado com os estudantes. É possível realizar projetos ligados ao ecoturismo, turismo cultural, religioso, étnico, náutico, de aventura, turismo de sol e praia, rural, de negócios e eventos, de esportes, e turismo técnico e cientifico.
Cada município vai desenvolver ações de acordo com o potencial da sua região. As IGRs descreverão o que será abordado com os estudantes através de seus planos de trabalho apresentados à SETU. Atualmente, a pasta estadual está na fase de diálogo com as 19 IGRs do Estado para analisar as propostas e selecionar a linha de atuação para este ano. Acesse AQUI a Cartilha do Turismo na Escola e veja as segmentações do setor.
Fonte: Governo PR
Paraná
Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.
Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.
“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.
- Histórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
- Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções.
Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos.
O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.
CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.
Fonte: Governo PR
-
Polícial6 dias agoPCPR divulga foto de homem foragido por furto qualificado e associação criminosa em Curitiba
-
Entretenimento6 dias agoVirginia Fonseca curte dia de parque com as filhas em Madri: ‘Minhas princesinhas’
-
Economia7 dias agoSeminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior
-
Brasil6 dias agoSecretaria Nacional de Aquicultura realiza oitiva da cadeia de peixes nativos e visita projeto de piscicultura sustentável em Rondônia
-
Agro6 dias agoMesmo com corte da Petrobras, gasolina sobe em outubro e etanol recua levemente, aponta Edenred Ticket Log
-
Paraná6 dias agoRatinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Paraná durante posse de nova diretoria do MPP
-
Polícial2 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Entretenimento7 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. posam agarradinhos: ‘Ele viaja para jogar’
