Paraná
Música e esperança: Banda da PMPR faz show para crianças do Hospital Pequeno Príncipe

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, neste sábado (11), uma apresentação especial para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. O evento, em homenagem ao Dia das Crianças – a ser comemorado neste domingo (12) -, teve como missão levar um momento de alegria, conforto e descontração para as crianças em tratamento, seus familiares e também para os colaboradores da instituição.
O concerto foi planejado para tocar a alma dos pequenos heróis. O repertório diversificado e vibrante incluiu temas clássicos do universo infantil, de filmes e desenhos animados, resgatando a magia e a leveza da infância.
A apresentação iniciou com a Abertura de Os Incríveis, seguida pelo atemporal “Aquarela” de Toquinho, que pintou o dia com cores de esperança. A fantasia ganhou vida com um medley das “Princesas Disney”, e a energia contagiante do tema “Hawaiian Roller Coaster” de Lilo & Stitch. O momento de conexão foi reforçado com “Amigo Estou Aqui” (Toy Story), um símbolo de lealdade e apoio, além dos nostálgicos “Balão Mágico” e “O Caderno”, também de Toquinho.
Capitã do CBMPR participa de curso referência nas Américas sobre incêndios florestais
Em um toque moderno, o hit “Shake it Off” injetou energia e ritmo, culminando com o animado “Bis Looney Tunes”, fechando as atividades.
O maestro da banda, capitão Jeferson Cardoso, expressou a satisfação da PMPR em promover a ação e o impacto e a força da música em um ambiente de luta. “A música tem o poder de transformar o dia das pessoas. É gratificante ver o sorriso dessas crianças e poder contribuir com um momento de felicidade e esperança em um ambiente tão desafiador. É uma honra para a Polícia Militar do Paraná atuar também através da cultura musical, abraçando a todos”, disse.
VALOR TERAPÊUTICO – Rita Lous, gerente do setor de voluntariado do hospital, enfatizou o valor terapêutico e emocional do evento. “A apresentação da Banda da PM é fundamental para nossos pacientes e familiares, pois comemora uma data que, para além do consumo, celebra a criança e a vida. A música traz alegria, tranquilidade, empolgação e entusiasmo, mexe com as memórias afetivas e conecta as pessoas. Isso faz com que crianças e familiares se sintam mais animados e dispostos durante a permanência no hospital e mais revitalizados para enfrentar as dificuldades. A música tem um efeito positivo em todos que a ouvem e torna, com certeza, o dia mais colorido e melhor.”
Essa parceria entre a Banda de Música da PMPR e o Hospital Pequeno Príncipe tocou a vida de muitas crianças e adolescentes, levando a cultura da arte e da solidariedade diretamente aos pequenos e seus familiares. O resultado foi um profundo acolhimento humanizado e a promoção efetiva do bem-estar integral dos pacientes, unindo música, esperança e cuidado.
Fonte: Governo PR

Paraná
Paraná registra outro caso suspeito de intoxicação por metanol; 9 já foram descartados

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) atualizou, neste sábado (11), as informações sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Estado.
A Sesa notificou mais um caso suspeito de intoxicação por metanol. Trata-se de um homem de 55 anos, residente de Curitiba. Ele está internado e deve realizar a coleta de material para análise laboratorial.
O Paraná segue com três casos diagnosticados, todos na Capital. Destes, apenas um paciente segue internado (homem de 60 anos) com quadro estável. Os pacientes de 71 anos e 36 anos já receberam alta.
A Sesa já havia descartado, no decorrer da semana, as notificações de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Piên, Maringá, Toledo e três outros pacientes de Curitiba (mulher de 17 anos, homem de 65 anos e homem de 30 anos)
Ao todo, o Paraná registrou 13 notificações, sendo três confirmados, nove descartados e um suspeito em investigação.
“Nós estamos nos mantendo alertas no atendimento aos casos suspeitos de intoxicação exógena por metanol associados à ingestão de bebida alcoólica, e precisamos destacar que chegaram doses do fomepizol e que todos os casos que forem confirmados vão ser devidamente tratados. Seguimos trabalhando e informando a população com a transparência de sempre”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
ANTÍDOTO – A Secretaria recebeu do Ministério da Saúde, na sexta-feira (10), 84 frascos de fomepizol, que também é um antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. Os insumos estão alocados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão descentralizados em momento oportuno. A Sesa realizou a compra de 424 ampolas de etanol farmacêutico, que já está sendo utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O quantitativo deve ser entregue na próxima semana. O Ministério da Saúde enviou ao Paraná 360 ampolas deste antídoto.
Três pacientes do Paraná já receberam o etanol farmacêutico como antídoto. O produto é encaminhado diretamente ao hospital que está atendendo o caso notificado pelo Estado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional.
Cada paciente é avaliado individualmente, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto. Agora com um novo medicamento, a avaliação definirá qual antídoto o paciente irá receber.
SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA – É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida.
Os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.
Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.
Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.
ATENDIMENTO – A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, que vão orientar sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede
CIATox do Paraná.
- CIATox Curitiba: 0800 041 0148
- CIATox Londrina: (43) 3371-2244
- CIATox Maringá: (44) 3011-9127
- CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:
- Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos.
- Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto.
- Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação.
- Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e
- Abastecimento (MAPA), que garante a fiscalização da produção.
- Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que indica que o produto passou pela inspeção oficial.
- Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas.
- Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.
Fonte: Governo PR
-
Entretenimento7 dias ago
Adriane Galisteu anuncia série documental sobre Ayrton Senna na HBO Max: ‘Vale ver’
-
Brasil5 dias ago
Governo inicia dragagens de desassoreamento para garantir transporte de insumos estratégicos à região amazônica
-
Esportes6 dias ago
Cruzeiro tropeça em casa e empata com o lanterna Sport no Mineirão
-
Política Nacional5 dias ago
Empresário Fernando Cavalcanti nega ser “laranja” em esquema de fraudes do INSS
-
Agro6 dias ago
Abate recorde de fêmeas abre caminho para valorização da arroba em 2026
-
Brasil4 dias ago
Coletiva sobre o 3º Leilão do Programa Eco Invest Brasil
-
Agro7 dias ago
Pesquisa com IA mostra como a ciência multiplicou por 8 a produção de grãos no Brasil
-
Polícial7 dias ago
PCPR promove devolução de 600 celulares recuperados em Curitiba e Cascavel