Polícial
PCPR promove devolução de 600 celulares recuperados em Curitiba e Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou neste sábado (4) dois eventos para a devolução de 600 celulares furtados ou roubados que foram recuperados por ações policiais em Curitiba e em Cascavel, no Oeste do Estado. As vítimas foram contatadas e compareceram para fazer a retirada dos aparelhos. Com a ação, a PCPR soma 760 restituições neste ano.
Todos os celulares foram recuperados pela PCPR durante procedimentos investigativos de crimes de furtos e roubos ocorridos na Capital, Região Metropolitana e na cidade do Oeste.
O delegado da PCPR Fernando Zamoner explica que os eventos foram resultado de uma força-tarefa que atuou em várias frentes para a recuperação de celulares furtados ou roubados. “Além da investigação dos furtos e dos roubos, direcionamos especial atenção à prática da receptação nos comércios formais e informais de celulares. Além disso, identificamos pessoas que estavam utilizando aparelhos que foram fruto de crime, as intimamos e apreendemos esses celulares.”
Para a identificação de cada aparelho e de seu respectivo proprietário, foram analisadas as informações registradas nos boletins de ocorrência. Por meio do número do IMEI, os policiais conseguiram individualizar cada celular e contatar as vítimas para que compareçam ao evento.
Nos últimos meses, a ação resultou na recuperação de mais de 420 aparelhos em Curitiba e mais de 300 foram entregues durante o evento desde sábado, realizado no shopping Jockey Plaza. Em Cascavel, foram 170 deles devolvidos aos seus reais proprietários durante a ação na Delegacia Cidadã.
A senhora Maria Angélica, moradora do bairro Boqueirão, em Curitiba, contou que teve o celular roubado em 2022 dentro de um ônibus. “Eu fiz o boletim de ocorrência, mas já tinha dado como perdido. Foi uma surpresa saber que foi recuperado”, conta.
O estudante de direito Matheus contou que foi roubado em maio do ano passado no bairro Lindóia, quando retornava pra casa. Ele disse que a primeira providência foi entrar em contato com a PCPR para pedir orientações e registrar o boletim de ocorrência. “Eu fiquei impressionado. Quando recebi a mensagem, não acreditei, mas pesquisei notícias e entrei no site da polícia e vi que era um projeto sério.”
O morador da Vila Guaíra, João Felipe, perdeu o celular em 2024. Ele registrou o boletim de ocorrência online e pensou que não seria possível recuperar o aparelho. “Foi muito bom receber a notícia e conhecer esse programa que conseguiu recuperar e ainda nos entregar o celular.”
As ações fazem parte do Projeto RecuperaCel, que tem como objetivo identificar e restituir celulares furtados ou roubados, fortalecendo a confiança da sociedade na PCPR e contribuindo para a redução da criminalidade. O projeto integra sistemas de rastreamento, análise de dados e diligências policiais para localizar aparelhos desviados e responsabilizar os envolvidos. A primeira edição do programa aconteceu em maio deste ano, em Cascavel, com a devolução de 160 aparelhos.
“Lembrando que o primeiro agente a trabalhar nesses casos foram as próprias vítimas, que confiaram no trabalho policial, foram até a delegacia de polícia e confeccionaram o boletim de ocorrência”, destaca o delegado da PCPR Diego Ribeiro.
PCPR NA COMUNIDADE – Em Curitiba, o evento contou com uma edição especial do Programa PCPR na Comunidade. Além de recuperar seus celulares, os cidadãos puderam conhecer de perto a perícia papiloscópica e equipamentos utilizados em ações da PCPR.
A banda da Polícia Civil do Paraná também esteve presente e cantou diversos sucessos para animar o público.
ORIENTAÇÃO – A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.
Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.
O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.
Fonte: PJC PR
Polícial
PCPR prende dois suspeitos de integrar grupo especializado em furtos a apartamentos de luxo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação entre os dias 22 e 23 (terça e quarta-feira) para cumprir nove mandados judiciais contra um grupo criminoso especializado em praticar furtos em apartamentos de luxo em bairros de Curitiba. Duas pessoas foram presas.
A ação aconteceu em São Paulo (SP) com apoio da Polícia Civil local.
Entre os crimes investigados está o furto qualificado pelo concurso de pessoas e rompimento de obstáculo. O objetivo da operação era o cumprimento de três ordens de prisão e seis de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Uma pessoa não foi localizada e é considerada foragida.
Uma das investigações tiveram início em março de 2026, quando o grupo acessou dois condomínios de alto padrão nos bairros Água Verde e Bigorrilho, onde subtraíram diversas joias.
Em um dos apartamentos o grupo subtraiu R$ 1,7 milhão em joias, ao passo que no outro condomínio subtraíram aproximadamente R$ 20 mil reais também em joias.
Por meio de diversas diligências e levantamentos de inteligência policial, a PCPR identificou o modo de agir dos suspeitos, rastreou os casos ligados a eles na Capital e chegou às suas identidades. “Eles se passavam por visitantes em condomínios prediais, ludibriavam as portarias eletrônicas e invadiam condomínios de luxo em Curitiba, arrombavam apartamentos e subtraíam joias”, explica a delegada da PCPR Juliana Cordeiro.
A PCPR apurou que o grupo vinha do estado de São Paulo para praticar os crimes em Curitiba e representou pela prisão dos envolvidos, que foi autorizada pela Justiça.
A operação deflagrada buscou desarticular o grupo e impedir a continuidade da ação criminosa.
O inquérito policial será concluído e encaminhado a justiça com o indiciamento dos suspeitos.
Fonte: PJC PR
-
Paraná6 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Educação6 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Brasil6 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná5 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Brasil6 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Educação6 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Educação7 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
-
Paraná5 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
