Cidades
Horta da Associação do Industrial expande e se torna espaço comunitário
Implantada em março de 2019, a horta que, inicialmente era cultivada por crianças da Associação Vida e Solidariedade, tornou-se uma grande horta comunitária do Parque Industrial, em Umuarama. Agora, as famílias da região interessadas no plantio e cultivo dos alimentos podem se beneficiar com o espaço que está proporcionado aos moradores.
De acordo com a coordenadora da associação, Roselene de Souza, a ideia de ampliar a horta surgiu com uma parceria feita entre a entidade e a Prefeitura. “O Poder Público do município nos cedeu um espaço e disse que tinha o intuito de ampliar o atendimento aos moradores do bairro, caso a construção da horta pela associação desse certo”, conta Roselene.
Com a implantação da horta comunitária, ela acredita que oito famílias poderão ser beneficiadas com o cultivo de hortifrutis. Até o momento, apenas os canteiros foram feitos e os interessados em ter um espaço devem fazer a inscrição junto à associação pelo telefone (44) 3639-3688. Segundo Roselene, a prioridade será de quem se inscrever primeiro.
Com a expansão da horta para a comunidade, a coordenadora da associação comenta que haverá uma pessoa do bairro que será responsável para gerir a horta, monitorando a movimentação. “Sabemos que pode haver pessoas com más intenções, que poderão danificar ou furtar os alimentos, no entanto, a nossa intenção é que a horta seja usada com fins bons, como suprir a própria alimentação, comercializar ou trocar os alimentos”, diz.
Conforme Rosilene, inicialmente, a construção da horta tinha por intuito possibilitar uma alimentação mais saudável às 83 crianças atendidas pela entidade e também incentivar nas crianças e adolescentes o interesse pelo cultivo e manejo de plantações. Hoje, com o sucesso do plantio, o espaço foi compartilhado com a comunidade para que outras pessoas possam ser contempladas.
Os canteiros da horta estão em um viveiro de mudas que fica ao lado da associação. Pelo menos uma vez por semana, as crianças vão até o local para regar e colher as verduras. Os representantes da entidade também pedem que as pessoas contribuam com doações de mudas para serem cultivadas. Os interessados em realizar os donativos podem ir até a Associação Vida e Solidariedade, localizada na rua Jorge Carlos Jardim, 1350, no Parque Industrial.
Canteiros disponíveis para o plantio na horta
Araucária
Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba
Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas
Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.
As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.
Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.
-
Curitiba6 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Norte do Estado4 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba2 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Curitiba2 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Política Paraná6 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos
-
Política Paraná6 dias ago
Candidatura de Renato Freitas pode atrapalhar Carol Dartora
-
Paraná6 dias ago
Setor de serviços cresceu 3,9% até novembro de 2024
-
Polícial6 dias ago
Adolescente é executado na barbearia