Norte do Estado
Advogado e empresários são condenados por desvio de verba de enchentes, em Tomazina
Um advogado e mais três empresários foram condenados por desvio de recursos federais de obras para socorro de enchentes, em Tomazina, no norte pioneiro do Paraná, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF).
A decisão é 26 de junho do juiz Gustavo Alves Cardoso, da 1ª Vara Federal de Jacarezinho, também no norte pioneiro do estado.
O caso é um desdobramento da “Operação Ilusionista”, que investigou a execução de obras de recomposição após as enchentes que afetaram Tomazina em 2010.
O magistrado considerou que as irregularidades identificadas nos contratos feitos pelo município de Tomazina resultaram onerações e desvios de recursos, cujas ‘sobras’, comprovadamente, eram partilhadas entre os envolvidos.
O advogado é Cláudio Tavares Tesseroli, ex-assessor jurídico do município de Tomazina. Ele foi condenado a cumprir pena de nove anos de reclusão em regime fechado, pela prática dos crimes de corrupção passiva e dispensa indevida de licitação.
Além dele, também foram condenados os empresários José Moreira dos Santos, Jair Trindade e Clayton Pierre Schwartz pela prática de corrupção ativa e por terem se beneficiado da dispensa licitatória ilegal.
Os condenados poderão recorrer em liberdade, conforme o MPF.
O G1 tenta contato com os citados.
Norte do Estado
Venezuelano morre após cair de 8 metros de altura enquanto trabalhava em telhado de barracão no Paraná
Segundo delegado, homem não usava equipamentos de proteção pessoal durante o trabalho. Ele foi encontrado em parada cardiorrespiratória e com ferimento grave na cabeça. Caso aconteceu em Sarandi.
Um trabalhador venezuelano, de 42 anos, morreu após cair de uma altura de aproximadamente 8 metros em uma obra em Sarandi, no norte do Paraná. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (6).
Conforme o delegado Willian Araújo Ribeiro, a vítima se chamava Josè Luis Jaramillo Hernandez e estava trabalhando no telhado de um barracão quando se desequilibrou e caiu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes de resgate chegaram ao local e encontraram o homem em parada cardiorrespiratória e uma lesão grave na região da cabeça. Ele não resistiu e morreu no local. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá.
A Polícia Civil (PC-PR) instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte.
Conforme o delegado, uma apuração prévia já indica que o venezuelano não estava usando os equipamentos de proteção pessoal (EPI) no momento da queda.
O delegado também informou que Josè prestava serviço como pedreiro há seis meses para a empresa responsável pela obra. O g1 tenta localizar o contato da empresa.
-
Curitiba6 dias ago
Nova barragem de água da Grande Curitiba começa a ser enchida no segundo semestre deste ano
-
Curitiba4 dias ago
Ônibus novos encolheram em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Para reforma, ponte do Barigui fica interditada até o fim de fevereiro
-
Curitiba3 dias ago
Pimentel determina envio de medicamentos contra gastroenterite para apoiar Matinhos
-
Paraná6 dias ago
Criança de 1 ano e 8 meses morre no Paraná por suspeita de Metapneumovírus
-
Curitiba2 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Paraná5 dias ago
Visitas guiadas na Alep são aulas de história do Paraná
-
Paraná2 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí