Brasil
Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas disponibiliza página dedicada à Amazônia Legal durante a COP 30
Belém, 17/11/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), disponibilizou no Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid) uma nova página totalmente dedicada à Amazônia Legal. O lançamento, que acorreu nesta segunda-feira (17), na COP30, integra as ações da Senad no evento.
Já disponível para consulta, o novo espaço reúne dados, análises e estudos que ajudam a compreender o contexto das atividades ilícitas na região e seus impactos sociais, ambientais e econômicos. O conteúdo traz dados estratégicos que tratam da presença e da atuação de organizações criminosas na Amazônia, assim como suas rotas e conexões. Além disso, apresenta ações de enfrentamento e iniciativas de desenvolvimento alternativo sustentável.
A Amazônia Legal tem a maior fronteira terrestre do Brasil. A extensão abrange nove estados, mais de 5 milhões de km², 29,8 milhões de habitantes e 180 etnias indígenas.
Dados, painéis e evidências para orientar políticas públicas
O ambiente traz painéis de dados interativos que permitem visualizar informações sobre apreensões de drogas, rotas de escoamento, crimes ambientais e bens confiscados de organizações criminosas. As informações são reunidas de forma dinâmica, o que facilita o acesso de pesquisadores, gestores públicos e cidadãos interessados em compreender a complexidade da região.
A página apresenta também as respostas da política sobre drogas do Governo Federal e de seus parceiros, como estratégias e políticas de descapitalização do crime organizado e de desenvolvimento alternativo voltadas a povos indígenas. Essas ações envolvem as dimensões de clima e meio ambiente, segurança pública e fortalecimento socioeconômico local.
Os dados estão estruturados em cinco eixos principais: Ecossistema do Crime, Apreensões de Drogas, Descapitalização, Ações Estratégicas e Publicações. Na seção Ecossistema do Crime, por exemplo, há um mapeamento que mostra a interconexão de atividades como tráfico de drogas, garimpo, desmatamento ilegal e grilagem, com um panorama amplo das estratégias usadas pelas organizações criminosas e de seus impactos no território.
Desenvolvimento alternativo e sustentabilidade
Além dos dados relativos à criminalidade, a página destaca iniciativas que promovem desenvolvimento alternativo na região. As ações envolvem o fortalecimento de economias sustentáveis, apoio às comunidades tradicionais, proteção ambiental e integração entre segurança pública e políticas de conservação.
O espaço reúne mais de 30 publicações — como estudos, artigos e relatórios, nacionais e internacionais — produzidas pela Senad e por parceiros institucionais, com foco em violência, tráfico de drogas, crimes ambientais, estratégias de segurança pública e de desenvolvimento alternativo na região amazônica.
Transparência e integração de informações
Com a nova página, o Obid amplia seu papel como ferramenta de transparência pública e de disseminação de informações qualificadas no que se refere às drogas e à criminalidade no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso do MJSP em formular políticas baseadas em evidências e em fortalecer a cooperação entre órgãos públicos, universidades e a sociedade civil.
Acesse aqui a página da Amazônia Legal.
Brasil
Edipo Araujo participa do lançamento da Embrapa em Jequié (BA)
Após alguns dias de diálogo com o setor pesqueiro em Pernambuco, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, foi a Jequié (BA), neste sábado (23/05) para diversas agendas. Entre elas, está o lançamento da nova sede da Embrapa no estado, que ainda entrará em construção.
A Embrapa da região terá como foco a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar, incluindo a pesca e a aquicultura. Para o ministro, a implantação da nova sede representa um grande passo no desenvolvimento aquícola da região. “Precisamos fortalecer e dar visibilidade a esse segmento. E essa Embrapa vai trazer bons frutos para o desenvolvimento para a piscicultura baiana”, afirmou.
Além disso, o ministro foi uma das autoridades presentes na abertura da 45ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié (Expo Jequié), evento promovido pelo sindicato dos produtores rurais do estado.
Edipo Araujo ainda aproveitou a visita para se reunir com representantes dos setores pesqueiro e aquícola locais. O objetivo foi discutir o potencial aquícola da região e estratégias para o desenvolvimento sustentável da atividade.
O ministro ressaltou a importância do pescado para os mais de 1,7 milhão de pescadores profissionais e os mais de 33 mil aquicultores em todo o Brasil, representando R$ 15 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Pescado de qualidade, com alto valor nutritivo, com menor pegada de carbono, é isso que sai das mãos dos trabalhadores da pesca e aquicultura das águas do nosso país.
-
Esportes7 dias agoFluminense vence o São Paulo e encosta na vice-liderança do Brasileiro
-
Paraná6 dias agoParque Nacional do Iguaçu foi o segundo mais visitado do Brasil em 2025, aponta ranking
-
Entretenimento6 dias agoMarcela Mc Gowan e Luiza Martins celebram pré-wedding com festa country: ‘Noivinhas!’
-
Esportes6 dias agoBotafogo vence o Corinthians, que volta à zona de rebaixamento do Brasileiro
-
Agro6 dias agoMegaleite espera superar R$ 300 milhões em negócios em Belo Horizonte
-
Paraná6 dias agoParque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados e supera Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha
-
Esportes6 dias agoSantos é goleado pelo Coritiba e se aproxima da zona de rebaixamento
-
Entretenimento6 dias agoElenco de Três Graças celebra último capítulo em São Paulo: ‘Só gratidão’
