Connect with us


Brasil

Curso fortalece o cuidado da Doença Renal Crônica no SUS

Publicado em

O Projeto NEFRO+ oferece cursos de aperfeiçoamento e especialização em nefrologia a profissionais que atuam na Atenção Primária e na Atenção Especializada à Saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, e entre outros integrantes de equipes multiprofissionais.

O Curso de Aperfeiçoamento em Nefrologia Interdisciplinar para Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) possui carga horária de 195 horas, é autoinstrucional e utiliza metodologias ativas. As inscrições seguem abertas desde 29 de outubro de 2025 e vão até o final deste ano, permitindo que os profissionais realizem a capacitação de forma flexível por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que conta com biblioteca virtual e acompanhamento contínuo.

Já o Curso de Especialização em Nefrologia possui carga horária de 435 horas, com duração de 18 meses e é estruturado em 14 módulos, combinando atividades síncronas e assíncronas, além da elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A primeira turma contempla 500 profissionais da área da saúde, que foram selecionados entre os inscritos até 9 de junho, e anunciados em 25 de junho, com prioridade para os que atuam no SUS, especialmente na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada. O início das aulas está previsto para 10 de agosto, e uma segunda turma deverá ser aberta no início de outubro de 2026.

Leia mais:  Desconto em impostos proposto pelo MPor pode fortalecer aviação regional e ampliar conectividade nacional

Serviço

Projeto NEFRO+

  • Curso de Especialização em Nefrologia
  • Carga horária: 435 horas
  • Duração: 18 meses
  • Período de realização: primeira turma da especialização em 10 de agosto de 2026. 

Curso de Aperfeiçoamento em Nefrologia Interdisciplinar

  • Carga horária: 195 horas
  • Período de realização da segunda turma: previsão para outubro de 2026
  • Modalidade: Educação a Distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
  • Público-alvo: profissionais da área da saúde, com prioridade para aqueles que atuam no SUS, especialmente na Atenção Primária e na Atenção Especializada.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook

Brasil

Uma pescadora “boa de briga”

Published

on

Itapissuma, no litoral norte de Pernambuco, é um daqueles lugares conhecidos pelas belezas naturais e pela riqueza cultural do seu povo. Terra da caldeirada, tem no cultivo e na coleta de ostras uma das principais fontes de renda. É lá que nasceu e cresceu a marisqueira Joana Rodrigues Mousinho.

Joana vem de uma grande família de pescadores artesanais. Ela e seus nove irmãos aprenderam o ofício com os pais. Desde cedo, conheceu os desafios da vida na pesca, mas também aprendeu que é possível tirar o sustento das águas.

“Cheguei muitas vezes à escola com fome. Para conseguir estudar, eu copiava os exercícios para os colegas na classe, porque eu gostava e gosto ainda de escrever. Mas eu só copiava para quem me desse dois caldos de cana e dois pães doce”, conta Joana.

Foi pelas águas que ela sustentou quatro filhos e ajudou a criar oito netos e seis bisnetos. Os ensinamentos são passados de geração em geração, mantendo as tradições e os saberes da pesca.

Joana foi a primeira mulher a presidir uma Colônia de Pesca no Brasil.
Joana foi a primeira mulher a presidir uma Colônia de Pesca no Brasil.
Leia mais:  Médicos especialistas têm até 19 de fevereiro para se inscrever em edital com 1,2 mil vagas para reforçar o SUS

A marisqueira sempre entendeu que viver da pesca tinha suas virtudes e seus desafios. “Vi meu pai com 70 anos de idade sem ter como se aposentar, doente em cima de uma cama após um AVC e não tinha ninguém para dar uma força”, lembra Joana. Mas isso não a esmoreceu, pelo contrário, serviu de impulso para que ela começasse a sua luta.

Ainda nos anos 1970, numa época em que a pesca artesanal era liderada totalmente por homens, Joana começou a lutar pela vida na colônia. “Enfrentei muita briga, levei porrada, dei porrada em homem, mas nunca abaixei a cabeça. E tenho muito orgulho do trabalho que eu faço”.

ASCOM

Ministério da Pesca e Aquicultura

[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262