Paraná
Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (24), no Palácio Iguaçu, o contrato do programa Mais Escolas Paraná, considerado o maior projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da área da educação no Brasil. A iniciativa prevê a construção de 40 novos colégios estaduais em 31 municípios, com investimento estimado em R$ 6,53 bilhões ao longo de toda a concessão na implantação das unidades e criação de aproximadamente 30 mil novas vagas para estudantes paranaenses. Cerca de R$ 1,5 bilhão serão investidos inicialmente para a construção das unidades.
Um dos diferenciais do modelo é que a concessionária só começará a receber pelos serviços após a entrega das escolas e o início de sua operação. A remuneração estará vinculada ao cumprimento de metas e indicadores de desempenho relacionados à qualidade dos serviços prestados, disponibilidade das estruturas e satisfação dos usuários.
“É o maior modelo de PPP do Brasil, inspirado em experiências do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Estado ganha velocidade para entregar 40 escolas em 31 cidades. O pagamento só começa quando a escola estiver pronta e em funcionamento, o que também ajuda a dar mais agilidade na execução das obras”, disse Ratinho Junior.
De acordo com o governador, o modelo permite concentrar os esforços da comunidade escolar na atividade pedagógica. “O diretor e a equipe escolar precisam estar focados na parte pedagógica, no ensino e na aprendizagem. A empresa ficará responsável pela manutenção, limpeza e demais serviços de apoio, que são atividades importantes, mas que podem ser executadas por quem é especializado nisso”, acrescentou.
A concessão foi definida em leilão em março deste ano na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa CSInfra S/A venceu a disputa dos dois lotes da concessão e ficará responsável pela construção das unidades e pela prestação dos serviços não pedagógicos ao longo dos 20 anos de contrato.
No Lote Norte, que recebeu propostas de quatro concorrentes, a empresa apresentou contraprestação mensal de R$ 13,4 milhões, com deságio de 17,12% em relação ao valor máximo previsto em edital. Já no Lote Sul, disputado por três participantes, a proposta vencedora foi de R$ 15,3 milhões mensais, representando deságio de 17,49%. Ao todo, a concorrência garantiu economia de aproximadamente 18% em relação aos valores de referência inicialmente estimados pelo Estado.
O secretário da Educação, Roni Miranda, explicou que a parceria vai permitir ampliar rapidamente a oferta de vagas em regiões com forte crescimento populacional. “O Estado consegue construir, em média, cinco colégios por ano. Com esse modelo vamos construir 40 escolas em praticamente dois anos. É uma estratégia para ampliar vagas em cidades que cresceram muito e atender principalmente a demanda por ensino em tempo integral”, salientou.
NÚMEROS E CRONOGRAMA – As novas unidades vão somar 692 salas de aula e serão construídas em três modelos, com 14, 18 ou 24 salas, de acordo com a demanda de cada região. Do total de vagas previstas, cerca de 19,7 mil serão destinadas à oferta de ensino em tempo integral, uma das prioridades da política educacional do Estado.
A partir da assinatura do contrato, a concessionária iniciará a elaboração dos projetos e os trâmites necessários para o início das obras. O cronograma detalhado de implantação das unidades será definido nas próximas etapas do processo. A previsão é de que 19 escolas sejam entregues até o fim de 2027 e as outras 21 até o fim de 2028.
As escolas serão construídas nos municípios de Arapongas, Cambé, Campo Mourão, Cianorte, Londrina, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Rolândia, Sarandi, Telêmaco Borba, Umuarama, Assis Chateaubriand, Castro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Matinhos, Morretes, Palmas, Palmeira, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Tijucas do Sul e Toledo.
Mais de mil empregos diretos e indiretos serão criados com as obras das escolas.
Para o prefeito de Palotina, Rodrigo Ribeiro, a nova unidade vai atender uma região em expansão da cidade e ajudar a absorver a demanda gerada pelo crescimento populacional do município. “Palotina está tendo um crescimento muito significativo e, com isso, as demandas também aumentam. Essa escola será construída em uma região estratégica, que cresce muito, e vai atender um bairro populoso, além de outros bairros que estão em expansão. É um projeto que vai absorver a demanda daquela região e contribuir para o desenvolvimento do município”, contou.
Já o vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Vanderlei Caetano Sauer, afirmou que a nova escola vai atender uma necessidade antiga da população local. “Temos uma demanda antiga por vagas na rede estadual e agora estamos sendo contemplados com uma nova escola. Ela será instalada em uma área de expansão do município e vai atender uma necessidade importante da nossa população, além de ampliar a oferta da educação em tempo integral”, disse.
A cidade de Arapongas, na região norte do Estado, vai ganhar duas novas escolas. “Arapongas é um município que vem crescendo e precisava ampliar a oferta de escolas. Essas duas unidades atendem a uma demanda importante da população e vão ampliar o acesso à educação. Mais escolas significam mais oportunidades para crianças e adolescentes, garantindo que mais estudantes sejam contemplados”, pontuou o secretário de Educação do município, Lino de Oliveira.
MODELO – O programa foi estruturado pela Secretaria de Estado da Educação e pela Paranaeducação, com apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O modelo segue experiências internacionais de concessões educacionais e estabelece uma divisão clara de responsabilidades entre o poder público e a concessionária.
A gestão pedagógica das escolas, incluindo contratação de professores, definição curricular e administração educacional, permanecerá integralmente sob responsabilidade do Estado. Já a concessionária ficará encarregada dos serviços de apoio, como manutenção predial, limpeza, segurança, alimentação escolar, tecnologia e conservação de equipamentos.
A expectativa é de que a nova estrutura permita que diretores e equipes pedagógicas concentrem esforços nas atividades de ensino e aprendizagem, enquanto os serviços operacionais passam a seguir padrões de desempenho monitorados permanentemente pelo Estado.
Além de ampliar o número de vagas, o programa busca oferecer espaços mais modernos, acessíveis e adequados para a educação em tempo integral, contribuindo para melhorar a experiência dos estudantes e das comunidades escolares em todas as regiões do Paraná.
PRESENÇAS – A agenda também foi acompanhada pelo vice-governador, Darci Piana; os secretários de Estado, Clemerson Silva (Planejamento) e Cleber Mata (Comunicação); o diretor-geral da Seed, João Luiz Giona Junior; a diretora-presidente da Fundepar, Eliane Carmona; o superintendente do Paranaeducação, Carlos Tamura; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri; pelos deputados estaduais Márcia Huçulak, Thiago Bührer, Marcelo Rangel, Adriano José, Alisson Wandscheer, Gugu Bueno, Luiz Claudio Romanelli, Marcio Nunes e Do Carmo; pelo deputado federal, Sandro Alex; prefeitos e demais autoridades.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado assina convênio de R$ 121 milhões para ampliar Hospital do Câncer de Londrina
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (25) o convênio para a construção do novo bloco do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), com investimento total de R$ 121,9 milhões. Deste valor, R$ 60 milhões serão destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), R$ 20 milhões pela Assembleia Legislativa do Paraná e R$ 20 milhões de emenda parlamentar. A contrapartida do hospital será de R$ 21,9 milhões.
A nova estrutura terá quase 20 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em 16 pavimentos, e foi planejada para ampliar de forma significativa a capacidade de atendimento oncológico especializado. O projeto responde ao crescimento da demanda por cirurgias de alta complexidade, internações, terapias intensivas e transplantes de medula óssea.
“O Hospital do Câncer de Londrina já é referência para todo o Brasil, atende pessoas não só de Londrina e do Norte do Paraná, mas também pessoas de fora do Estado. É referência em alta complexidade, com muita inovação no tratamento oncológico”, disse o governador. “Foram muitos estudos e projetos para chegar a esse valor de investimento, em um investimento conjunto entre Estado, Assembleia Legislativa e a bancada federal, com uma emenda do deputado Sandro Alex”.
Para ele, o novo complexo vai representar um salto no atendimento oncológico do Paraná, se somando a outros projetos, como a ampliação do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, e a construção de diversas estruturas no Estado. “Além da estrutura, teremos equipamentos mais modernos, a oferta de transplante de medula óssea para a região Norte do Paraná e um atendimento de primeira para a população”, disse.
“A união entre os poderes foi fundamental para levarmos a saúde para mais perto dos paranaenses, garantindo a construção e ampliação de diversos hospitais pelo Paraná, e agora garante o repasse de R$ 100 milhões para o Hospital do Câncer de Londrina, que é referência para a região Norte e para diversos municípios do Paraná”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.
A previsão é ampliar de 30% a 50% os atendimentos na unidade, que recebe cerca de 2 mil pacientes por dia. “A demanda do hospital cresce a cada ano, então a ampliação é muito necessária. Os pacientes já chegam aqui com o diagnóstico, então é nosso dever atendê-los”, explicou a diretora Executiva e Institucional do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Fernandes. “Eu ouvi um sim do governador e da Assembleia e, graças a essa parceria, vamos salvar muitas vidas. Teremos transplante de medula para o Norte do Paraná, UTI, novas salas cirúrgicas com robótica, tudo feito com o que há de mais inovador em termos de tecnológicos, para atender os pacientes do SUS da melhor forma possível”, ressaltou ela.
A unidade londrinense é uma das duas do Estado, junto com o Hospital São Vicente, em Guarapuava, a contar com uma ferramenta de inteligência artificial do Google inédita no Brasil, a Capricórnio, que ajuda a identificar terapias oncológicas de forma personalizada.
ESTRUTURA – O novo bloco contará com centro cirúrgico para procedimentos de grande e médio porte, centro de diagnóstico por imagem, Centro de Material e Esterilização integrado, unidade de internação, ambulatório especializado, áreas técnicas, administrativas e de apoio assistencial. Após a assinatura do convênio será iniciado o processo licitatório e a previsão é que a obra seja entregue em até três anos.
Entre as principais estruturas previstas, estão 20 leitos de UTI, distribuídos em duas unidades com 10 leitos cada, até 10 leitos dedicados ao Transplante de Medula Óssea (TMO), 10 salas para grandes cirurgias e cinco salas para pequenas cirurgias. O projeto também prevê até 90 novos leitos de internação, divididos entre unidades clínicas e cirúrgicas.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, destacou que o hospital serve de referência para mais de 160 municípios, chegando a 200 municípios no tratamento oncológico pediátrico. “É uma grande conquista ter um hospital extremamente moderno, com ampliação do bloco cirúrgico, novas salas de UTI e estrutura para o transplante de medula óssea, que hoje não está disponível no Norte do Paraná”, explicou. “Estamos trabalhando por uma causa maravilhosa, que é ampliar o atendimento ao paciente com câncer. Quem já viu de perto essa doença sabe da importância de um tratamento mais humanizado e o mais tecnológico possível”.
A nova edificação permitirá reorganizar os fluxos internos, incorporar tecnologias atualizadas, ampliar a segurança assistencial e melhorar as condições de trabalho das equipes multiprofissionais. Também trará mais conforto aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Com a ampliação, o Hospital do Câncer de Londrina reforça seu papel como referência regional e nacional no tratamento oncológico, ampliando a capacidade de atendimento aos pacientes do SUS, contribuindo para a redução de filas e para qualificação da assistência em oncologia no Paraná.
PRESENÇAS — Participaram da solenidade os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; da Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm; e da Educação, Roni Miranda; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; os deputados federais Sandro Alex, Luísa Canziani e Diego Garcia; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Cloara Pinheiro e Cobra Repórter.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Educação6 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Brasil6 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná5 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Educação7 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
-
Brasil6 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Paraná5 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação6 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
