Paraná
Estado assina convênio de R$ 121 milhões para ampliar Hospital do Câncer de Londrina
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (25) o convênio para a construção do novo bloco do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), com investimento total de R$ 121,9 milhões. Deste valor, R$ 60 milhões serão destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), R$ 20 milhões pela Assembleia Legislativa do Paraná e R$ 20 milhões de emenda parlamentar. A contrapartida do hospital será de R$ 21,9 milhões.
A nova estrutura terá quase 20 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em 16 pavimentos, e foi planejada para ampliar de forma significativa a capacidade de atendimento oncológico especializado. O projeto responde ao crescimento da demanda por cirurgias de alta complexidade, internações, terapias intensivas e transplantes de medula óssea.
“O Hospital do Câncer de Londrina já é referência para todo o Brasil, atende pessoas não só de Londrina e do Norte do Paraná, mas também pessoas de fora do Estado. É referência em alta complexidade, com muita inovação no tratamento oncológico”, disse o governador. “Foram muitos estudos e projetos para chegar a esse valor de investimento, em um investimento conjunto entre Estado, Assembleia Legislativa e a bancada federal, com uma emenda do deputado Sandro Alex”.
Para ele, o novo complexo vai representar um salto no atendimento oncológico do Paraná, se somando a outros projetos, como a ampliação do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, e a construção de diversas estruturas no Estado. “Além da estrutura, teremos equipamentos mais modernos, a oferta de transplante de medula óssea para a região Norte do Paraná e um atendimento de primeira para a população”, disse.
“A união entre os poderes foi fundamental para levarmos a saúde para mais perto dos paranaenses, garantindo a construção e ampliação de diversos hospitais pelo Paraná, e agora garante o repasse de R$ 100 milhões para o Hospital do Câncer de Londrina, que é referência para a região Norte e para diversos municípios do Paraná”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.
A previsão é ampliar de 30% a 50% os atendimentos na unidade, que recebe cerca de 2 mil pacientes por dia. “A demanda do hospital cresce a cada ano, então a ampliação é muito necessária. Os pacientes já chegam aqui com o diagnóstico, então é nosso dever atendê-los”, explicou a diretora Executiva e Institucional do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Fernandes. “Eu ouvi um sim do governador e da Assembleia e, graças a essa parceria, vamos salvar muitas vidas. Teremos transplante de medula para o Norte do Paraná, UTI, novas salas cirúrgicas com robótica, tudo feito com o que há de mais inovador em termos de tecnológicos, para atender os pacientes do SUS da melhor forma possível”, ressaltou ela.
A unidade londrinense é uma das duas do Estado, junto com o Hospital São Vicente, em Guarapuava, a contar com uma ferramenta de inteligência artificial do Google inédita no Brasil, a Capricórnio, que ajuda a identificar terapias oncológicas de forma personalizada.
ESTRUTURA – O novo bloco contará com centro cirúrgico para procedimentos de grande e médio porte, centro de diagnóstico por imagem, Centro de Material e Esterilização integrado, unidade de internação, ambulatório especializado, áreas técnicas, administrativas e de apoio assistencial. Após a assinatura do convênio será iniciado o processo licitatório e a previsão é que a obra seja entregue em até três anos.
Entre as principais estruturas previstas, estão 20 leitos de UTI, distribuídos em duas unidades com 10 leitos cada, até 10 leitos dedicados ao Transplante de Medula Óssea (TMO), 10 salas para grandes cirurgias e cinco salas para pequenas cirurgias. O projeto também prevê até 90 novos leitos de internação, divididos entre unidades clínicas e cirúrgicas.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, destacou que o hospital serve de referência para mais de 160 municípios, chegando a 200 municípios no tratamento oncológico pediátrico. “É uma grande conquista ter um hospital extremamente moderno, com ampliação do bloco cirúrgico, novas salas de UTI e estrutura para o transplante de medula óssea, que hoje não está disponível no Norte do Paraná”, explicou. “Estamos trabalhando por uma causa maravilhosa, que é ampliar o atendimento ao paciente com câncer. Quem já viu de perto essa doença sabe da importância de um tratamento mais humanizado e o mais tecnológico possível”.
A nova edificação permitirá reorganizar os fluxos internos, incorporar tecnologias atualizadas, ampliar a segurança assistencial e melhorar as condições de trabalho das equipes multiprofissionais. Também trará mais conforto aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Com a ampliação, o Hospital do Câncer de Londrina reforça seu papel como referência regional e nacional no tratamento oncológico, ampliando a capacidade de atendimento aos pacientes do SUS, contribuindo para a redução de filas e para qualificação da assistência em oncologia no Paraná.
PRESENÇAS — Participaram da solenidade os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; da Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm; e da Educação, Roni Miranda; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; os deputados federais Sandro Alex, Luísa Canziani e Diego Garcia; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Cloara Pinheiro e Cobra Repórter.
Fonte: Governo PR
Paraná
Com investimento de R$ 70 milhões, Ambev anuncia fábrica de embalagens no Paraná
A Ambev vai investir R$ 70 milhões na construção de uma nova fábrica de embalagens no Paraná. O anúncio reforça o pioneirismo do Estado que se consolida como primeiro do Brasil a integrar todas as fases da cadeia produtiva da companhia, desde o cultivo do malte até a fabricação das garrafas. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do anúncio feito nesta quinta-feira (25) pelo diretor de Relações Institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia, em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
“Mais uma grande indústria para o Estado. Há poucos meses, inauguramos uma planta que fabrica garrafas de vidro para o setor da Ambev. Isso significa emprego e crescimento industrial. Hoje, inclusive, foi anunciado que o Paraná cresce o dobro do Brasil em sua atividade econômica, e agora fechamos o dia com mais esse grande anúncio”, destacou o governador.
Com previsão de inauguração em 2029, o projeto prevê a implantação de uma unidade industrial e logística de 3.000 metros quadrados. O espaço produzirá embalagens para diversas marcas, como Brahma, Skol, Stella Artois, Budweiser, Spaten e Original. O trabalho vai abastecer todos os estados, além de exportar para plantas da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile.
O objetivo da Ambev é gerar maior sinergia logística, eficiência de estoques e agilidade no escoamento dos produtos. Com isso, o projeto posiciona o Paraná na vanguarda do segmento de bebidas, fortalecendo o ambiente industrial e ampliando a capacidade regional de atendimento tanto ao mercado nacional quanto ao internacional.
Para o diretor de Relações Institucionais da Ambev, a política paranaense de atração de investimentos é muito bem-sucedida. “Por isso, o Paraná é o primeiro estado do Brasil que reúne toda a cadeia cervejeira em um único lugar, o que para nós é uma grande alegria. Estamos muito felizes em voltar ao Paraná e anunciar um novo investimento”, afirmou.
A consistência dos investimentos no Paraná reflete a relevância estratégica e a visão de longo prazo da Ambev para a região. A partir da localização geográfica privilegiada do Estado, a companhia consegue abastecer diferentes mercados com eficiência, sustentando o crescimento da categoria de cervejas no país.
Conforme dados da própria Ambev, nos últimos cinco anos, a operação gerou uma arrecadação de R$ 6,1 bilhões em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os cofres públicos paranaenses. “Esse investimento vai gerar muitos empregos no Paraná, fortalecendo a economia e a capacidade do Estado de suprir a demanda dessa bebida tão apreciada que é a cerveja”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara.
De acordo com o Anuário da Cerveja, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Paraná conta com 175 cervejarias registradas. O dado coloca o Estado entre os maiores polos cervejeiros do Brasil, com uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.
AMBEV NO PARANÁ — Nos últimos 13 anos, a companhia investiu mais de R$ 2,5 bilhões no Estado, consolidando uma cadeia que vai do campo ao copo. Recentemente, em dezembro de 2025, a Ambev inaugurou sua nova fábrica de garrafas de vidros em Carambeí, nos Campos Gerais, com um investimento de R$ 1 bilhão.
Atualmente, a operação da Ambev no Paraná abastece todo o mercado nacional com a produção de cerveja premium, além de 20 marcas de cerveja para sete estados brasileiros. Toda essa estrutura — que envolve campos de cevada, maltarias, cervejarias, fábricas de latas de alumínio e centros de distribuição — é responsável por gerar 16 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em território paranaense.
A companhia está distribuída nos seguintes municípios do Estado: Ponta Grossa (fábrica de latas e cervejaria), Almirante Tamandaré (fábrica de refrigerantes), Carambeí (fábrica de vidros), além de Guarapuava e a região dos Campos Gerais, que concentram o plantio da cevada e a unidade de maltaria.
PRESENÇAS — Também estiveram presentes no anúncio o diretor comercial de Vendas da Ambev, Raphael Barelli; a diretora tributária da Ambev, Ana Claudia Couto; o diretor de Relações Corporativas da Ambev, Thiago Pereira; o deputado federal Sandro Alex; o chefe de Centro de Assuntos Econômicos-tributários da Sefa, Francisco de Assis Inocêncio; o presidente do Conselho de Administração da Invest Paraná, Eduardo Bekin; a diretora de Mercado da Invest Paraná, Keli Reis; o prefeito de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Educação6 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Brasil6 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná5 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Educação7 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
-
Brasil6 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Educação6 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Paraná5 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
