Brasil
Guia do Ministério do Turismo mostra como pequenas adaptações qualificam a experiência de turistas neurodivergentes
O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), lançou nesta quinta-feira (7), durante o 10º Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), o “Guia Para Atender Bem Turistas Neurodivergentes”. A iniciativa inédita reúne orientações práticas para a recepção deste público no setor, a fim de tornar o turismo brasileiro mais acessível, acolhedor e adequado a diferentes perfis de viajantes.
O documento foi desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional conduzida pela UEA, em parceria com o MTur. A análise identificou que o atendimento e o preparo das equipes são os fatores de maior impacto na experiência turística dos neurodivergentes.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, enfatizou o empenho do Governo do Brasil no sentido de qualificar a atenção àqueles que precisam de cuidados especiais. “A partir dos dados da pesquisa, criamos esse guia para que os turistas se sintam mais seguros quando forem viajar e, principalmente, para que o empreendedor esteja preparado para receber o turista neurodivergente”, afirmou.
Segundo Feliciano, mesmo adequações de pequeno porte já significam muito para o turista neurodivergente. “São adaptações acessíveis a todo o trade turístico. Na maioria das vezes, são informações básicas que podem ser compartilhadas antes da viagem, aumentando o acolhimento dessas pessoas”, completou o ministro.
Soluções reais para problemas comuns
Além do lançamento do guia, a programação do Núcleo do Conhecimento do Salão do Turismo, onde a publicação foi lançada, contou com uma oficina prática voltada a profissionais do setor turístico, pesquisadores e participantes do evento.
Durante a atividade, os participantes foram convidados a pensar soluções reais para situações comuns enfrentadas por turistas neurodivergentes em hotéis, restaurantes, aeroportos, shows e atrações turísticas.
Divididos em grupos, eles discutiram alternativas para situações comuns do turismo, como barulho excessivo em shows, iluminação intensa, excesso de estímulos visuais em eventos, filas longas, cheiro forte e falta de previsibilidade durante viagens.
O que revelou a pesquisa
A pesquisa nacional que serviu de base para o guia foi realizada entre fevereiro e março de 2026 com 761 participantes, entre pessoas neurodivergentes, familiares e profissionais da área.
Entre os participantes:
- 90,1% relataram julgamentos relacionados a comportamentos neurodivergentes;
- 89,8% apontaram falta de compreensão das necessidades por parte das equipes;
- 87,5% citaram falta de flexibilidade no atendimento;
- 77% relataram dificuldade com tempo de espera sem previsibilidade;
- 72,7% apontaram o barulho intenso como um dos principais gatilhos de desconforto.
‘Não é um material teórico’
Durante o lançamento, a coordenadora da pesquisa, professora doutora Marklea da Cunha Ferst, destacou que o guia foi pensado para aproximar soluções práticas da realidade do setor turístico.
“O guia foi criado para ajudar o operador da atividade turística a saber como agir diante de situações reais. Não é um material teórico. Para cada desafio, existem sugestões de adaptações práticas e exemplos de soluções possíveis”, explicou Marklea.
Segundo a pesquisadora, grande parte das mudanças necessárias envolve adaptações simples e de baixo custo, principalmente relacionadas a comunicação, organização dos ambientes e ao preparo das equipes.
A professora Marklea Ferst foi responsável pela coordenação e pelo desenvolvimento da pesquisa, bem como pela elaboração do Guia, produzido no âmbito de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Ministério do Turismo e a UEA para a realização de ações voltadas ao turismo responsável, com ênfase na acessibilidade do setor turístico.
O guia completo está disponível AQUI.
PROGRAME-SE PARA O SALÃO DO TURISMO:
Data: 7 a 9 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Entrada: Gratuita e aberta ao público.
Como se inscrever
Para participar do evento é necessário se inscrever. O cadastro pode ser feito aqui. A entrada é gratuita.
Programação para o público
- Programação de quinta-feira (7): clique aqui.
- Programação de sexta-feira (8): clique aqui.
- Programação de sábado (9): clique aqui.
Como chegar: Confira as rotas para o Centro de Eventos.
Fortaleza: Dicas do que curtir na cidade durante o evento.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
João Pedrini: (63) 99125-9853
Natália Moraes: (61) 99202-7509
Marco Guimaraes: (61) 99689-4646
Lianne Ceará: (88) 99901-3201
Victor Mayrink: (61) 99161-3220
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
MCTI e União Europeia reforçam parceria estratégica em ciência, tecnologia e inovação
Uma reunião entre a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a delegação de parlamentares da União Europeia, nesta quinta-feira (7), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ampliou o destaque para a importância estratégica da relação entre o Brasil e os países que formam o bloco. Na ocasião, foi tratada a ampliação das agendas internacionais para o desenvolvimento sustentável, a transformação digital e a inovação tecnológica, além do fortalecimento da cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação.
O encontro integrou a agenda oficial da missão europeia ao Brasil e reuniu representantes do Parlamento Europeu, da Delegação da União Europeia no Brasil e equipes técnicas do MCTI.
Durante a audiência, a ministra ressaltou que a cooperação é uma oportunidade para aprofundar parcerias em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento econômico e social. “A ciência, a tecnologia e a inovação são instrumentos fundamentais para promover desenvolvimento com sustentabilidade, inclusão social e soberania tecnológica. O Brasil tem grande interesse em ampliar parcerias internacionais baseadas no desenvolvimento conjunto de soluções, na troca de conhecimento e na cooperação entre pesquisadores e instituições”, afirmou.
Luciana destacou ainda que o Governo do Brasil vem aumentando os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco em programas estruturantes como a Nova Indústria Brasil (NIB), o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Entre os temas apresentados à delegação europeia estavam inteligência artificial, computação de alto desempenho, bioeconomia, conectividade, energias renováveis e infraestrutura digital.
A ministra também mencionou os resultados recentes da cooperação internacional conduzida pelo MCTI, incluindo os acordos firmados durante a missão presidencial à Espanha e à Alemanha. Em Barcelona, o MCTI avançou na cooperação com instituições espanholas nas áreas de inteligência artificial e supercomputação, incluindo iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de modelos de linguagem em português e espanhol e parcerias com o Barcelona Supercomputing Center (BSC).
Na Alemanha, o Brasil e o governo local avançaram em iniciativas de cooperação científica e tecnológica, incluindo a missão espacial CO2Image para monitoramento de gases de efeito estufa, desenvolvida em parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
Outro ponto enfatizado foi a adesão recente do Brasil à Rede Eureka, uma iniciativa internacional para o desenvolvimento de projetos de inovação, e a entrada do País como membro associado da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), tornando-se o primeiro país das Américas a integrar a organização nessa modalidade.
A delegação europeia foi liderada pelo eurodeputado português Hélder Sousa Silva, presidente da Delegação para as Relações com o Brasil do Parlamento Europeu. Durante a reunião, ele destacou que ciência, tecnologia e inovação estão entre as prioridades estratégicas da União Europeia para os próximos anos e reforçou o interesse europeu em ampliar a cooperação com o Brasil.
“O desenvolvimento tecnológico e a inovação serão centrais para os desafios econômicos, ambientais e sociais das próximas décadas. Há grande potencial para aprofundarmos o relacionamento entre União Europeia e Brasil nessas áreas”, afirmou o parlamentar.
Os participantes discutiram oportunidades de cooperação em inteligência artificial, infraestrutura computacional, conectividade, mobilidade de pesquisadores, segurança digital e formação de redes científicas internacionais.
A reunião contou com a participação de parlamentares de diferentes países da União Europeia, representantes diplomáticos e integrantes da equipe técnica do MCTI, incluindo o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique Miguel, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do ministério, Carlos Matsumoto.
Ao final do encontro, representantes do Brasil e da União Europeia reafirmaram o interesse em ampliar iniciativas conjuntas em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, fortalecendo o diálogo institucional e as parcerias estratégicas entre os dois lados.
-
Educação7 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Esportes5 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Paraná5 dias agoEsporte e diversão: pequenos corredores lotam as ruas de Guaratuba na Maratoninha
-
Paraná6 dias agoIntegração e desenvolvimento: autoridades destacam impacto histórico da Ponte de Guaratuba
-
Paraná6 dias agoAo vivo: confira a transmissão da inauguração da Ponte de Guaratuba
-
Educação7 dias agoMEC autoriza aquisição de prédio do Campus Diadema do IFSP
-
Paraná4 dias agoCom Ponte de Guaratuba, Maratona Internacional do Paraná se torna marco do Esporte no Estado
-
Esportes4 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
