Connect with us


Paraná

Agrinho 2026: pré-inscrições de alunos de colégios agrícolas estaduais encerram nesta segunda

Publicado em

Estudantes dos colégios agrícolas da rede estadual de educação têm até o final desta segunda-feira (30) para efetuar pré-inscrições nas categorias Agroróbotica e Relatório de Pesquisa do concurso Agrinho 2026. O período de inscrições teve início no último dia 16. Ambas categorias são exclusivas para alunos dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária nos colégios agrícolas estaduais.

Para se inscrever, os interessados devem procurar o professor orientador, o diretor escolar ou o técnico pedagógico do Núcleo Regional de Educação (NRE), a fim de receber acesso ao formulário de pré-inscrição.

São aceitos grupos de exatamente cinco integrantes, além de um professor orientador. Nesta primeira etapa, os participantes devem informar apenas o tema do projeto inscrito, que será desenvolvido em sala de aula ao longo dos próximos meses. O tema do Agrinho 2026 é “Agro forte, futuro sustentável: equilíbrio entre produção e meio ambiente”.

O concurso Agrinho é promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e demais secretarias estaduais, Agricultura e  Abastecimento; Justiça e Cidadania; Família e Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Sustentável. Anualmente, o concurso mobiliza milhares de estudantes e professores da educação básica do Paraná.

Leia mais:  Londrina recebe seminário de milho safrinha, responsável por 80% da produção

“O Agrinho é um concurso tradicional e já consolidado junto à rede estadual de educação do Paraná. O concurso ajuda a trazer ainda mais inovação, tecnologia e conhecimento científico para dentro de sala de aula, e, em contrapartida, nossos estudantes criam soluções inovadoras e sustentáveis para problemas reais do campo. Isso mostra como a educação tem o poder de transformar e melhorar a sociedade”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

AVALIAÇÃO E VENCEDORES – Após a pré-inscrição e o desenvolvimento da iniciativa, os projetos serão apresentados em uma banca a nível escolar, entre 29 de junho e 8 de julho, quando os colégios agrícolas participantes selecionarão o melhor grupo por categoria. Depois, os finalistas serão avaliados na etapa estadual, que definirá os cinco grupos vencedores da categoria Relatório de Pesquisa e os quatro grupos campeões da categoria Agrorobótica.

O anúncio dos vencedores deve ocorrer em setembro, e a cerimônia de premiação está prevista para novembro, em Curitiba. Todos os integrantes dos grupos vencedores serão premiados com certificados e um smartphone, assim como o professor orientador.

Leia mais:  DER/PR bloqueia PRC-476 em União da Vitória para garantir segurança dos usuários

CATEGORIAS – Na categoria Relatório de Pesquisa, os grupos devem elaborar um projeto de pesquisa na área de sustentabilidade no campo. Podem participar estudantes dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária dos colégios agrícolas estaduais.

Já a categoria Agrorobótica é voltada a alunos dos colégios agrícolas que cursam o componente curricular de Robótica em contraturno. Nesta categoria, os grupos devem buscar uma empresa ou produtor rural parceiro, responsável por apresentar desafios e dificuldades reais do dia a dia no campo. Usando conceitos e equipamentos de Robótica, os estudantes devem criar um protótipo inovador com uma solução para o problema.

MAIS CATEGORIAS – O Agrinho 2026 ainda contemplará categorias como Inglês, Desenho, Redação, Robótica e Programação, voltadas a alunos de Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas estaduais do Paraná. Também há modalidades específicas para colégios da rede particular, escolas das redes municipais e Apaes. Cada categoria tem um período específico de inscrição.

Mais informações estão disponíveis nos sites www.sistemafaep.org.br/agrinho aluno.escoladigital.pr.gov.br/robotica/concurso_agrinho.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR ajuíza ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra vereadora de Matinhos e seu esposo, investigados pela prática de “rachadinha”

Published

on

No Litoral do estado, o Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra uma vereadora de Matinhos e seu esposo, investigados pela possível prática de “rachadinha”. Eles teriam exigido de assessores ocupantes de cargos em comissão lotados no gabinete da parlamentar valores referentes a diárias pagas pela Câmara Municipal a pretexto de participação em cursos e atividades na capital.

Os fatos apurados teriam ocorrido entre 2025 e 2026. Pelos mesmos delitos, a vereadora e seu esposo já foram denunciados pelo crime de concussão (quando um agente público exige vantagem indevida em razão do cargo que exerce), e a ação penal já foi recebida pelo Judiciário. (Processo 0002180-03.2026.8.16.0116).

Coação – As investigações tiveram início a partir de representação feita por uma assessora da vereadora, que seria uma das vítimas da prática criminosa. De acordo com o apurado, os assessores eram coagidos a solicitar à Câmara Municipal o pagamento de diárias para a realização de cursos em Curitiba, devendo entregar à parlamentar, em dinheiro ou por Pix, o saldo remanescente (os valores restantes das diárias que não foram utilizadas para o custeio de despesas pessoais e que deveriam ser devolvidos aos cofres da Câmara).

Leia mais:  Com avanço das obras, bases dos novos viadutos de Sarandi entram na fase final

A maior parte das cobranças era feita em reuniões na residência da vereadora e de seu marido, para as quais os assessores eram convocados e orientados a deixarem seus celulares do lado de fora do ambiente.

Além da condenação dos dois por ato de improbidade administrativa, a Promotoria de Justiça requer o imediato afastamento do cargo da vereadora e a decretação da indisponibilidade de bens de ambos no montante de R$ 45.299,64, valor equivalente ao enriquecimento ilícito supostamente obtido pelos investigados.

Matéria anterior:

14/07/2026 – MPPR denuncia vereadora de Matinhos e seu marido, investigados por exigirem repasse de parte das diárias recebidas por assessores lotados em seu gabinete

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262