Connect with us


Brasil

Relação Final das Embarcações de Pesca Habilitadas e Não Habilitadas para captura da tainha

Publicado em

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou hoje, 4 de março de 2026, a relação final das embarcações de pesca habilitadas e não habilitadas no Edital de Seleção nº 15, de 26 de dezembro de 2025, para obtenção da autorização de pesca especial temporária para captura da tainha (Mugil liza) no ano de 2026.

Em atendimento ao cronograma do Edital que prevê a publicação no site oficial até 13 de março de 2026, a Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), divulga a relação final das embarcações de pesca na forma dos Anexos I, II, III e IV.

Confira a lista preliminar

O proprietário que tem mais de uma embarcação de pesca Habilitada, terá o prazo de até 48 horas após está publicação, para informar qual delas seguirá para a etapa de credenciamento. Caso não haja manifestação dentro do prazo, será encaminhada para o credenciamento a embarcação que obtiver a maior pontuação.

O proprietário deverá se manifestar exclusivamente por meio do Sistema PesqBrasil – Monitoramento.

Leia mais:  Oficina em Porto Alegre avança na construção da linha de cuidado das hepatites virais no Rio Grande do Sul

Prazo para manifestação: até 48 horas após está publicação.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook

Brasil

Última semana de inscrições para a 1ª Olimpíada de Professores da Obmep Mirim

Published

on

Termina na sexta-feira (29) o prazo de inscrições da 1ª Olimpíada de Professores da Obmep Mirim. Docentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares podem se inscrever no site da competição. A iniciativa busca fortalecer a formação em matemática e valorizar o ensino da disciplina nos anos iniciais da educação básica.

A olimpíada organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é inédita. A prova tem parceria da B3 Social e apoio da Associação Nacional dos Professores de Matemática da Educação Básica (ANPMat).

Nancy Oliveira é professora do ensino fundamental na Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Rio de Janeiro (RJ), e leciona para 29 estudantes da 4ª série. Ela vai participar da prova motivada por um curso de formação promovido pelo Impa do qual participou em 2025. 

“Vou fazer a prova porque eu sempre fui uma pessoa voltada para linguagens. Ano passado, quando fiz a formação para professores voltada para a OBMEP Mirim, descobri que sou boa em matemática com raciocínio lógico muito rápido”, relata. 

Leia mais:  MPor celebra parceria com INFRA S/A em mais de 60 projetos de logística

A docente conta que a matemática divide opiniões entre os alunos, mas ensinando direitinho, eles perdem a dificuldade. “Alguns alunos amam e outros odeiam. Quando eu explico que usamos matemática no nosso cotidiano, eles passam a aceitar. Conforme vão entendendo, perdem a dificuldade e começam a gostar”, destaca.

Segundo ela, a olimpíada para professores é importante para profissionais com formações fora das exatas, uma oportunidade de sair da zona de conforto e superar os próprios limites. 

Como participar

Os professores interessados em participar da olimpíada devem se cadastrar no site https://professores.olimpiadamirim.obmep.org.br.   A inscrição é gratuita para docentes da rede pública e custa R$ 45 para profissionais da rede privada. A prova será realizada em fase única no dia 17 de outubro de 2026, às 14h30 (horário de Brasília), em centros de aplicação distribuídos pelo país. 

Os participantes concorrem a 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Todos os medalhistas participarão de um curso de formação em matemática para professores do Ensino Fundamental I oferecido pelo Impa. Os medalhistas de ouro também poderão participar de atividades presenciais no Rio de Janeiro, com despesas custeadas pelo instituto.

Leia mais:  Ministro do Turismo celebra força do Carnaval de Salvador (BA) na abertura oficial da folia na cidade

Após a formação, os medalhistas de ouro poderão submeter projetos pedagógicos para aplicação em sala de aula. Os projetos selecionados poderão receber uma bolsa de R$ 700 por quatro meses para implementação.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262