Brasil
Secretaria de Assuntos Legislativos fortalece debate jurídico e amplia Projeto Pensando o Direito
Brasília, 09/01/2026 – Em 2025, a Secretaria de Assuntos Legislativos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SAL/MJSP), consolidou um conjunto de ações estratégicas para fortalecer sua participação no debate jurídico e legislativo no País por meio do Projeto Pensando o Direito. A iniciativa, de origem acadêmico-institucional, voltou a ser prioridade do Ministério, com foco na qualificação técnica das políticas públicas e no aprofundamento de temas centrais para o Estado Democrático de Direito.
A primeira etapa do processo foi a retomada do Projeto Pensando o Direito em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), formalizada em outubro de 2025. Com a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), o MJSP e a UFF abriram caminho para ampliar a participação social nos debates sobre temas jurídicos e contribuir diretamente para a formulação de normas mais justas e participativas.
O projeto possui histórico de mais de 60 volumes de pesquisas que subsidiaram legislações importantes, como o Marco Civil da Internet e discussões sobre responsabilidade penal de pessoas jurídicas.
“É um passo essencial para a retomada de uma política pública que já contribuiu substancialmente com iniciativas que impactam diretamente a sociedade. A reestruturação do projeto reforça o papel da Secretaria de Assuntos Legislativos e do MJSP na qualificação das normas jurídicas produzidas para o Brasil”, ressalta o secretário de Assuntos Legislativos, Marivaldo Pereira.
Em dezembro de 2025, o MJSP celebrou parceria com a Universidade de Brasília (UnB) com o objetivo de dar continuidade a operacionalização do Pensando o Direito a partir de 2026. O acordo formalizado com a Reitoria da UnB reforça a cooperação institucional para produzir conhecimento técnico, apoiar a formulação de políticas públicas e democratizar o processo de elaboração normativa, incluindo a publicação de editais e a seleção de pesquisadores. Essa etapa amplia a articulação entre o Poder Executivo, o meio acadêmico e a sociedade civil, reafirmando a importância do embasamento científico no fortalecimento da democracia.
Debates públicos e qualificação técnica
Além das parcerias institucionais, o projeto promoveu debates públicos sobre temas contemporâneos e sensíveis. Entre eles, a palestra com o professor João Cézar de Castro Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que abordou os riscos da guerra cultural e da retórica do ódio no âmbito da segurança pública. O evento evidenciou os desafios que a velocidade da comunicação nas redes sociais impõe às discussões, reforçando a necessidade de análises fundamentadas para enfrentar problemas complexos de políticas públicas.
Com essas ações, a SAL/MJSP demonstra um compromisso renovado com a integração entre pesquisa acadêmica e formulação de políticas públicas, a expansão da participação social no debate jurídico e a promoção de um ambiente legislativo mais qualificado e plural — pilares que orientarão sua atuação nos próximos anos.
Brasil
MJSP direciona mais de R$ 2,8 milhões à segurança pública da Baixada Santista
Praia Grande, 22/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com os municípios de Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, na Baixada Santista, no âmbito do Programa Município Mais Seguro. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (19), em Praia Grande (SP).
A iniciativa busca integrar União e municípios por meio de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública local. Foram anunciadas a doação de 649 unidades de kits Taser (instrumentos de menor potencial ofensivo) às guardas municipais e 1.410 espargidores (dispositivos portáteis de defesa pessoal). O investimento ultrapassa R$ 2,8 milhões.
“O Governo Federal tem investido fortemente na segurança pública local e na valorização das guardas municipais. É neste cenário que o programa se consolida como uma das principais ações da Senasp para fortalecer a prevenção da violência e a promoção de ambientes mais seguros”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior. “O programa reconhece a importância dos governos locais e das guardas municipais na construção de uma segurança pública mais próxima da população”, acrescentou.
Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, a iniciativa do Governo Federal de se aproximar e reconhecer a importância das guardas municipais é positiva. Segundo ele, o programa contribui para a qualificação das corporações e auxilia municípios com menor capacidade estrutural a aprimorar sua atuação.
“O papel da Senasp, de apoiar e orientar as corporações nos municípios, permite que aquelas com menos condições possam refletir melhor sobre como agir no território”, complementou.
Além da assinatura do Termo de Adesão pelos representantes municipais, foi realizado um seminário de apresentação do programa aos gestores locais, com detalhamento dos projetos prioritários, das oportunidades de investimento, das capacitações oferecidas e dos requisitos para adesão.
O Programa Município Mais Seguro busca fortalecer as guardas municipais por meio de ações de capacitação, modernização, prevenção à violência e aprimoramento da atuação integrada no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Esportes7 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Política Nacional6 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Esportes7 dias agoUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
