Connect with us


Cidades

Uso de equipamentos a gás no inverno exige cuidados especiais

Publicado em

AEN

Durante o inverno, o trabalho dos equipamentos a gás aumenta, por causa de banhos quentes, lareiras e aquecedores. A Compagas orienta sobre a importância de cuidado redobrado com a instalação e manutenção dos aparelhos, principalmente durante os dias em que as temperaturas estão mais baixas.

Para manter o calor dentro de casa, é normal que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo. E ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal. “Por isso, indicamos a instalação dos aquecedores a gás na área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa”, explica Mauro Melara, gerente comercial da Compagas.

MANUTENÇÃO – Além de manter a ventilação permanente no ambiente em que o aquecedor estiver instalado, é preciso que a manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente, de acordo com as indicações do fabricante e por empresas credenciadas aos conselhos técnicos (CREA ou técnicos).

Leia mais:  Binário no Centro de Ponta Grossa sofre nova alteração

“Para evitar acidentes, os equipamentos precisam ser instalados de acordo com as normas técnicas vigentes e devem ser mantidos em bom estado de conservação. Também é preciso ficar atento à vida útil dos aparelhos”, destaca Melara.

De acordo com ele, uma dica para verificar se o equipamento a gás está funcionando de forma adequada é observar a cor da chama – que deve ser azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o aparelho pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, é preciso chamar um profissional qualificado para revisar o equipamento e a ventilação.

Sobre a Compagas – Concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Estado do Paraná. Atualmente, a Compagas conta com mais de 45 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí, Castro e Arapoti.

Comentários Facebook

Araucária

Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Published

on

Bombeiros fazem buscas por vítimas de afogamento na Represa do Passaúna (Foto: João Firgério)

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas

 

Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.

As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.

Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.

Comentários Facebook
Leia mais:  Binário no Centro de Ponta Grossa sofre nova alteração
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262