conecte-se conosco

Cidades

Uso de equipamentos a gás no inverno exige cuidados especiais

Publicado

AEN

Durante o inverno, o trabalho dos equipamentos a gás aumenta, por causa de banhos quentes, lareiras e aquecedores. A Compagas orienta sobre a importância de cuidado redobrado com a instalação e manutenção dos aparelhos, principalmente durante os dias em que as temperaturas estão mais baixas.

Para manter o calor dentro de casa, é normal que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo. E ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal. “Por isso, indicamos a instalação dos aquecedores a gás na área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa”, explica Mauro Melara, gerente comercial da Compagas.

MANUTENÇÃO – Além de manter a ventilação permanente no ambiente em que o aquecedor estiver instalado, é preciso que a manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente, de acordo com as indicações do fabricante e por empresas credenciadas aos conselhos técnicos (CREA ou técnicos).

Leia mais:  Bingo clandestino é fechado em Ponta Grossa

“Para evitar acidentes, os equipamentos precisam ser instalados de acordo com as normas técnicas vigentes e devem ser mantidos em bom estado de conservação. Também é preciso ficar atento à vida útil dos aparelhos”, destaca Melara.

De acordo com ele, uma dica para verificar se o equipamento a gás está funcionando de forma adequada é observar a cor da chama – que deve ser azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o aparelho pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, é preciso chamar um profissional qualificado para revisar o equipamento e a ventilação.

Sobre a Compagas – Concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Estado do Paraná. Atualmente, a Compagas conta com mais de 45 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí, Castro e Arapoti.

Leia mais:  Dois gatinhos são envenenados no Jardim Panorama durante o fim de semana

Comentários Facebook

Cidades

Prefeito evangélico é alvo de macumba em Mato Grosso

Publicado

O prefeito Jeferson Ferreira Gomes (DEM), de Comodoro, extremo oeste de MT, que é evangélico, foi surpreendido por um “despacho espiritural” no cemitério da cidade. A informação é do site Olhar Direto.

Segundo a publicação, o despacho foi descoberto na primeira quinzena neste mês.

No local havia um papel com nome do prefeito em cruz, garrafa de cachaça e um sapo morto. Tudo junto e misturado. O “trabalho” foi descoberto por uma moradora que visitava o túmulo de parente.

O despacho estava na porta, com terra de cemitério sobre o nome.

Não se sabe por quais motivos, alguém deseja a morte do prefeito, que não comentou o assunto.

Mistério!

Comentários Facebook
Leia mais:  Dois gatinhos são envenenados no Jardim Panorama durante o fim de semana
Continue lendo

Mais Lidas da Semana