Paraná
TV Paraná Turismo exibe iniciativas sustentáveis criadas pelas universidades
A TV Paraná Turismo exibe nesta quarta-feira (5), às 19h, o programa “Paraná Ciência”. Com 30 minutos de duração e exibição mensal, sempre na primeira quarta-feira do mês, a atração jornalística, já em sua quinta edição, apresenta duas iniciativas desenvolvidas na Universidade de Londrina (UEL): a criação de embalagens biodegradáveis por meio de resíduos da agroindústria e o projeto que auxilia no monitoramento e controle de mosquitos em pequenas cidades.
Outro destaque deste “Paraná Ciência” é um gel cicatrizante que trata feridas em animais, produzido a partir de um ativo à base da pele da tilápia por alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Uma reportagem especial apresenta ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade desenvolvidas pela Unioeste em parceria com o conselho da comunidade, em Cascavel, na região Oeste. Por meio do projeto Educar para o Futuro, as atividades são realizadas dentro das unidades penitenciárias e também com familiares dos detentos.
Em Maringá, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma pesquisadora coordena estudo nacional para a substituição do exame papanicolau por um autoteste e, com isso, identificar o vírus HPV com mais rapidez e eficiência, prevenindo câncer de colo de útero.
Outra reportagem especial traz a proeza de um estudante, atualmente aluno do curso de Ciência da Computação da Unicentro, em Guarapuava, que desenvolveu “luvas inteligentes” para ajudar no tratamento de reabilitação motora e, também, como ferramenta de comunicação para pessoas com dificuldade de fala.
O Paraná Ciência ainda vai mostrar que os pesquisadores das sete universidades estaduais estão entre os mais influentes do mundo, de acordo com levantamento da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, em parceria com a editora Elsevier.
ONDE ASSISTIR – A programação da TV Paraná Turismo pode ser acompanhada no Canal 9.1 UHF (TV aberta em Curitiba e Região Metropolitana) e no Canal 509 da Claro/NET. Com a instalação de novos transmissores, o sinal da emissora está sendo ampliado para outras regiões do Estado. Em âmbito nacional, a TV pode ser sintonizada pelo canal 236 da Banda Ku, Canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 do satélite Star One D2, além de outras operadoras de TV por assinatura.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia vereadora de Curitiba por prática de discriminação por procedência nacional ao dizer que colega deveria “voltar para o Ceará”
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra uma vereadora da capital pela suposta prática de discriminação ou preconceito em razão da procedência nacional. O crime está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.
Conforme a denúncia, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada em 5 de agosto de 2026, a parlamentar teria dirigido à outra vereadora expressões relacionadas à sua origem no Estado do Ceará, incluindo as frases: “Por que a senhora não volta pro Ceará? Por que a senhora veio pra cá? A senhora nasceu lá mas vem encher o saco aqui”.
Segundo o Ministério Público, as manifestações teriam sido proferidas com a intenção de ofender e humilhar a vítima, além de menosprezar e discriminar, de forma mais ampla, pessoas de origem cearense, configurando, em tese, discriminação por procedência nacional.
Responsabilização criminal e indenização – Na denúncia, o MPPR requer, além da responsabilização criminal, a fixação de valor mínimo de indenização à vítima pelos danos causados, inclusive morais, no montante correspondente a 20 salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 32.420,00, a ser atualizado pelos índices oficiais.
Também foi requerido o arbitramento de indenização por dano moral coletivo no valor correspondente a 40 salários mínimos, no momento equivalente a R$ 64.840,00, em razão de ofensa a valores fundamentais relacionados à igualdade, à dignidade da pessoa humana e ao combate à discriminação. O MPPR solicita que, se deferido, o valor seja destinado ao Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e utilizado para financiamento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Paraná.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Esportes6 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Política Nacional7 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Política Nacional7 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Política Nacional7 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Brasil7 dias agoTurismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro
-
Agro6 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros na Malásia e em Cuba
-
Esportes3 dias agoCorinthians vence, mas é eliminado da Copa do Brasil pelo Internacional
