Norte do Estado
Presos libertam refém e encerram rebelião na cadeia de Ibaiti

Presos da cadeia pública de Ibaiti, no Norte Pioneiro, libertaram o agente penitenciário que era feito refém e acabaram com a rebelião neste domingo (23). Segundo a Polícia Militar (PM), o motim começou por volta das 17h de sábado (22) e terminou às 5h. O agente não se feriu.
A rebelião iniciou depois que os detentos arrombaram uma das portas da galeria e renderam o agente penitenciário. Durante o período de negociações, o entorno da cadeia foi isolado pela PM, e um princípio de incêndio chegou a ser registrado.
Os presos quebraram cadeados de galerias e danificaram a parte administrativa da delegacia. Cinco armas de fogo, entre elas submetralhadora e espingardas, que estavam dentro de um cofre foram quebradas pelos rebelados. Três carros que estavam do lado de fora da cadeia ficaram destruídos após um incêndio.
Neste domingo, a polícia informou que durante a rebelião 11 detentos conseguiram escapar da unidade prisional, mas três deles já tinham sido recapturados até as 9h30. Dois internos, identificados como líderes do motim, foram transferidos para Londrina.
Ainda segundo a PM, havia 83 presos quando a rebelião começou. A cadeia foi projetada para receber 30 detentos.
Por meio de nota, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que a rebelião começou quando o agente retirava o lixo. Foram registrados danos no telhado, em algumas paredes e equipamentos foram quebrados. Por isso, os presos foram encaminhados para o pátio enquanto os reparos emergenciais são realizados. A segurança no local foi reforçada até a conclusão dos trabalhos de recuperação.

Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu

Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/N/chY9pfQAWriMvgSIHAxA/acidente-445-8.jpeg)
Estrutura de um dos carros ficou retorcida. — Foto: Kathulin Tanan/RPC
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.