Cidades
Prefeitura pretende fazer faixa exclusiva para ônibus no calçadão de Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, pretende fazer uma faixa exclusiva para ônibus no calçadão da Rua Coronel Cláudio. A proposta, que já tem um projeto pronto, está sendo debatida com comerciantes e a população.
De acordo com o prefeito Marcelo Rangel (PPS), a ideia é tirar o tráfego pesado de ônibus de vias como a Vicente Machado e Balduíno Taques.
“Fica tudo travado no Centro e podendo fazer um corredor chegaríamos muito mais rápido ao terminal. Daríamos mais mobilidade ao transporte público”, explica.
Segundo ele, o projeto prevê a construção de uma canaleta – e dando segurança aos pedestres. O calçadão também deverá ser revitalizado.
O prefeito também afirma que a construção da faixa exclusiva proporcionaria uma redução de mais de 500 km rodados pelos ônibus do transporte coletivo.
“Toda redução de quilometragem impacta no índice de passageiros por quilômetro. Se conseguirmos baixar, poderemos fazer mais investimentos e também pode reverter na manutenção e até mesmo no abatimento da passagem”, diz Rangel.
No novo modelo, conforme o prefeito, os desembarques dos ônibus poderiam ocorrer em diversos pontos a partir da Praça Barão do Rio Branco.
Ainda não há uma confirmação ou prazo para a execução da obra. A prefeitura também não informou o valor que a construção da canaleta e a revitalização custariam.
O sindicato que representa os lojistas do calçadão apoia a realização do projeto.

Araucária
Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas
Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.
As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.
Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.