Polícial
PMPR e Forças de Segurança Intensificam Ações de Proteção à Mulher durante evento da SESP no Shopping Estação
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) intensificou, mais uma vez, ações voltadas ao combate à violência contra a mulher durante evento de integração das forças de segurança, promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), na tarde deste sábado (21), no Shopping Estação em Curitiba.
A iniciativa integra a programação do Mês Mulher Segura e teve como foco principal a conscientização sobre formas de prevenção, pedido de ajuda e meios para realizar denúncia da violência doméstica. Um dos destaques foi a divulgação do Código Internacional de Pedido de Ajuda, conhecido como “sinal silencioso que salva vidas”, que vem ganhando visibilidade nas ações da segurança pública.
Segundo a SESP, o objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o gesto, que pode ser determinante para que vítimas peçam socorro de forma discreta. “Queremos tornar o código cada vez mais conhecido entre a população. São sinais que salvam vidas”, destacou o coordenador do programa Mulher Segura, Cleverson Rodrigues Machado.
O Código Internacional de Pedido de Ajuda
O Código Internacional de Pedido de Ajuda consiste em um gesto simples e silencioso, utilizado principalmente por mulheres em situação de violência doméstica. Ele pode ser feito presencialmente ou durante chamadas de vídeo, indicando que a vítima está em perigo e precisa de ajuda.
O Gesto
O gesto é realizado ao levantar a mão, dobrar o polegar em direção ao centro da palma e fechar os quatro dedos sobre ele, formando um punho.
Criado pela Canadian Women’s Foundation em abril de 2020, durante a pandemia de COVID-19, o sinal foi desenvolvido para permitir que vítimas de abuso pedissem ajuda sem alertar o agressor. Atualmente, o gesto é reconhecido internacionalmente como uma ferramenta eficaz de socorro silencioso.
Outra opção é o “Sinal do X”, no qual a vítima desenha um “X” na palma da mão como forma de pedido de ajuda.
Durante o evento, além das ações de conscientização para a proteção da mulher, o público pôde acompanhar exposições de equipamentos do Batalhão de Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar, apresentação de viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil, atividades recreativas para crianças através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e apresentação da banda da PMPR.
DENÚNCIAS – Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 190, da Polícia Militar. Também é possível registrar ocorrências pelo 197, da Polícia Civil, ou de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, disponível 24 horas em todo o Estado.
Centro de Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
PMPR apreende mais de 5 toneladas de maconha e fuzil em Planaltina do Paraná
Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), apreendeu mais de 5 toneladas de maconha e um fuzil calibre 5.56 durante uma ação integrada de combate ao tráfico internacional de drogas, realizada no município de Planaltina do Paraná, região noroeste do estado. Um homem foi preso.
A operação contou com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Guaíra e Naviraí, do Canil do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e da Base Integrada da Operação Protetor/BPFron, em Querência do Norte.
Durante a ação, os policiais abordaram um caminhão Mercedes-Benz L2013 e realizaram uma vistoria minuciosa no veículo. No decorrer da inspeção, os cães farejadores Colt e Maze indicaram a presença de entorpecentes na carga transportada.
Após buscas detalhadas, os militares estaduais localizaram aproximadamente 5.100 quilos de maconha escondidos sob um carregamento de mandioca. Além da droga, também foi apreendido um fuzil calibre 5.56.
O motorista do caminhão recebeu voz de prisão e, juntamente com o veículo, a droga e o armamento apreendidos, foi encaminhado às autoridades competentes para as providências cabíveis.
A apreensão representa mais um resultado das ações integradas da Polícia Militar do Paraná (PMPR) no enfrentamento ao tráfico de drogas e aos crimes transfronteiriços na região noroeste do estado.
Centro de Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes7 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova adesão do Brasil a acordo da OMC sobre comércio de aeronaves civis
-
Paraná7 dias agoCom Ponte de Guaratuba, Maratona Internacional do Paraná se torna marco do Esporte no Estado
-
Esportes6 dias agoInter vence o Fluminense e se afasta do Z4 do Brasileirão
-
Política Nacional6 dias agoCI: setor produtivo de Rondônia pede redução do pedágio na BR-364
-
Educação6 dias agoComplementação da União ao Fundeb 2026 aumenta em R$ 47 mi
-
Esportes7 dias agoSão Paulo falha em segurar vantagem e Bahia arranca empate nos acréscimos
-
Política Nacional5 dias agoNova lei endurece regras do seguro-defeso para combater fraudes
