Polícial
PCPR e PMPR prendem quatro pessoas por crimes patrimoniais em Sertanópolis
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu três pessoas por furto qualificado. As capturas aconteceram na sexta-feira (16), em Sertanópolis, no Norte do Estado. No mesmo dia, um quarto homem foi preso em flagrante por roubo.
O crime de furto qualificado ocorreu por volta das 12h, na Avenida Vacyr Gonçalves Pereira, no centro da cidade. Uma bicicleta foi subtraída.
Durante o patrulhamento, a PMPR abordou um dos suspeitos, que indicou a localização do objeto em uma plantação às margens da rodovia PR-090. Simultaneamente, a PCPR localizou e deteve os outros dois envolvidos que fugiam pela região.
“Três pessoas, sendo duas de 20 anos e um de 29 anos, foram identificados e autuados em flagrante por furto qualificado. A bicicleta, avaliada em R$1,8 mil foi recuperada e prontamente restituída à família da vítima”, disse o delegado da PCPR Ricardo Augusto de Oliveira Mendes.
Na mesma data, um suspeito utilizando uma máscara branca rendeu uma funcionária de um estabelecimento comercial. Ele portava uma arma branca e subtraiu a quantia de R$452.
“Após o ocorrido, a PCPR iniciou diligências imediatas e localizou a máscara utilizada no crime descartada em via pública. Por meio da análise de imagens de monitoramento e de informações obtidas, os agentes conseguiram identificar o paradeiro do indivíduo”, disse o delegado da PCPR Damião Benassi Júnior.
O homem, 21 anos, foi localizado no interior de uma empresa da região enquanto tentava deixar o local. Durante a abordagem, os policiais encontraram a camiseta utilizada no assalto escondida em uma lixeira e recuperaram com o suspeito a quantia roubada.
Diante dos fatos e da confissão do autor, que alegou motivações financeiras para o crime, foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O valor recuperado foi devolvido à vítima.
Os quatro suspeitos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
Fonte: PJC PR
Polícial
PRF realiza semeadura aérea de 18 toneladas de sementes de palmeira-juçara no Paraná
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, pelo quarto ano consecutivo, de semeadura aérea de espécie nativa da mata atlântica durante a Semana do Meio Ambiente, no Paraná. A atividade integrou a 4ª Jornada da Natureza, iniciativa organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com apoio de órgãos públicos, universidades, órgãos ambientais e instituições de pesquisa. Entre os dias 1º e 6 de junho de 2026, a aeronave da PRF foi empregada no lançamento de 18 toneladas de sementes de palmeira-juçara em comunidades rurais, indígenas e quilombolas do estado. Desde 2023, já são 43 toneladas semeadas, com o crescimento das plantas sendo acompanhado por projeto de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
As ações ocorreram em diferentes regiões do Paraná. Na segunda-feira (1), foram lançadas 2 toneladas de sementes em Nova Laranjeiras (PR), na Terra Indígena Rio das Cobras. Na terça-feira (2), a aeronave realizou a dispersão de 10 toneladas na comunidade Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu (PR). Na quarta-feira (3), foram lançadas outras 4 toneladas na comunidade Herdeiros da Terra 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu (PR). Já no sábado (6), a operação ocorreu em Adrianópolis (PR), na comunidade quilombola João Surá, no Vale do Ribeira, com o lançamento de 2 toneladas de sementes.
“Desde 2023, já são mais de 30 toneladas de sementes lançadas em quatro edições consecutivas de uma parceria até então inédita, envolvendo uma instituição policial quase centenária —a PRF—, com um importante movimento social brasileiro —o MST—, além de universidades públicas e diversos outros órgãos federais. Todos unidos em defesa da restauração de áreas da Mata Atlântica e da preservação do meio ambiente”, observa o superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira.
“Para nós, da PRF, é uma honra participar, mais uma vez, desta mobilização exemplar, plantando árvores através do mesmo helicóptero que disponibilizamos para o serviço aeromédico na Grande Curitiba, diariamente salvando vidas de pessoas em situações de emergência, em outra cooperação de sucesso, com o Sistema Único de Saúde.”
A semeadura aérea tem como objetivo contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas e fortalecer a recuperação da Mata Atlântica por meio da dispersão de sementes de espécies ameaçadas de extinção, como a palmeira-juçara. A utilização da aeronave da PRF permite alcançar áreas de difícil acesso e ampliar a cobertura das ações ambientais em curto espaço de tempo. Além da relevância ecológica, a palmeira-juçara também representa fonte de renda para famílias das comunidades participantes, que utilizam os frutos na produção de alimentos e derivados.
Fotos da semeadura aqui.
Fonte: PRF PR
-
Paraná7 dias agoEm Quatro Barras, MPPR denuncia ex-gerente de agência bancária por furto qualificado mediante fraude e abuso de confiança contra clientes
-
Educação7 dias agoPDDE Equidade: prazo de adesão é ampliado até 10 de junho
-
Política Nacional6 dias agoRelatório final do grupo de trabalho sobre combate à misoginia será apresentado na próxima quarta-feira
-
Política Nacional6 dias agoDeputado prevê rápida aprovação de controle sanitário para suplementos alimentares
-
Paraná6 dias agoFeriado de Corpus Christi altera horários de museus, parques e órgãos estaduais
-
Política Nacional7 dias agoTecnologias ameaçam proteção de vítimas e testemunhas, alertam debatedores
-
Agro7 dias agoEconomia brasileira volta a crescer em 2026, mas inflação elevada e juros altos mantêm desafios para o agronegócio
-
Paraná7 dias agoSanepar mantém o Triplo A, topo da escala da Fitch Ratings
