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Norte do Estado

Passagem de ônibus sobe para R$ 3 em Cianorte

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G1 PR

Os usuários do transporte público vão pagar mais caro pela passagem de ônibus em Cianorte, no noroeste do Paraná, a partir de quinta-feira (18). A tarifa passa de R$2,80 para R$ 3.

Segundo a Viação Cianorte, o reajuste é anual e foi feito com base na média do índice da inflação. O último aumento foi no dia 18 de junho de 2018.

Atualmente, o custo do serviço é de R$ 3,53 por usuário, mas a prefeitura subsidia R$ 0,73, com isso usuário paga R$ 2,80.

Com o reajuste, a tarifa passa para R$ 3,68, e o subsídio será de R$ 0,68. Para o usuário, a passagem custará R$ 3.

O aumento foi estipulado em um decreto publicado na sexta-feira (12), e ainda fixa em R$ 1.50 o valor do passe estudantil.

Idosos e pessoas com deficiência também pagam o valor de meia passagem para usar o transporte coletivo.

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Norte do Estado

Duplicação de Londrina a Mauá da Serra terá investimento de R$ 148 milhões

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Duplicação de Londrina a Mauá da Serra terá investimento de R$ 148 milhões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado final da licitação para duplicar a PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, de Londrina, na região Norte. O consórcio DT PR 445, composto pelas empresas Dp Barros Pavimentação e Construção Ltda. e Tríade Pavimentações S.A., foi declarado vencedor por ter feito a proposta de preço mais vantajosa à administração pública, de R$ 148.032.561,17, e por ter toda a sua documentação habilitada. As demais participantes têm cinco dias úteis, até as 18h do dia 26 de novembro, para protocolarem recursos quanto ao resultado da licitação, seguido por outros cinco dias para contrarrazões, caso algum recurso seja interposto. Na sequência será publicada a homologação do resultado e adjudicação da realização da obra à vencedora, seguidas por trâmites internos para assinatura do contrato. Estão previstas a duplicação de 27,07 quilômetros da PR-445, implantação de um viaduto no acesso ao município de Tamarana, vias marginais entre Tamarana e Lerroville, uma rótula no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente. A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m a 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. Serão beneficiados diretamente os mais de 25 mil habitantes de Mauá da Serra e Tamarana, além de todo o tráfego de veículos entre Londrina e Curitiba, ou entre Londrina e Paranaguá.

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