Connect with us


Brasil

Operação coordenada pelo MJSP garante deslocamento seguro de 7,5 mil torcedores para Brasília

Publicado em

Brasília, 05/02/2026 – A atuação integrada das forças de segurança pública, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), garantiu o deslocamento seguro de cerca de 7,5 mil torcedores organizados do Flamengo e do Corinthians para Brasília (DF), no último fim de semana. Não houve registro de ocorrências graves, como confrontos, mortes ou agressões.

A operação mobilizou aproximadamente 150 ônibus e acompanhou um público estimado em 15 mil pessoas durante a partida realizada na Arena BRB – Mané Garrincha, em 1º de fevereiro.

A ação foi coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Coordenação-Geral de Operações Integradas (CGOI) e da Coordenação-Geral de Inteligência (CGI), no âmbito do Projeto Estádio Mais Seguro, em processo de ampliação para o eixo Torcedor Seguro.

O deslocamento teve início em 31 de janeiro, nos estados de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), com passagem por Minas Gerais (MG) e Goiás (GO), até a chegada ao Distrito Federal (DF). Desde a fase de planejamento, foram definidas estratégias para reduzir riscos e evitar o encontro entre torcidas rivais ao longo do trajeto.

A operação contou com a participação das polícias militares dos estados envolvidos, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Cada Unidade da Federação elaborou plano próprio de monitoramento viário, alinhado às diretrizes pactuadas de forma integrada. A atuação incluiu monitoramento permanente, definição de rotas específicas, controle de horários e articulação entre os órgãos, o que garantiu a fluidez do tráfego e a segurança dos torcedores, dos usuários das rodovias e da população local.

Leia mais:  Em audiência pública, ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Transportes detalham medidas para a BR-319

Planejamento integrado e atuação coordenada

Com base em estudos técnicos e na troca de informações entre os órgãos de segurança, foram definidos itinerários distintos para cada comboio. A medida reduziu de forma significativa o risco de encontros fortuitos, confrontos, emboscadas e outros episódios de violência.

A experiência reforça que a ausência de planejamento, escolta e controle de fluxo em deslocamentos de torcidas organizadas aumenta a possibilidade de conflitos, bloqueios de vias, vandalismo, furtos e, em situações extremas, mortes, inclusive fora do perímetro do evento esportivo.

No caso da operação realizada na capital federal, a atuação antecipada da Senasp permitiu a organização detalhada das rotas, dos pontos de parada, dos horários de deslocamento e das responsabilidades de cada órgão envolvido.

Além da chegada ao Distrito Federal, o retorno também foi acompanhado. A chamada logística reversa começou logo após o fim da partida, com o deslocamento das caravanas de volta às cidades de origem ao longo do dia 2 de fevereiro, igualmente sem registro de incidentes relevantes.

Modelo para eventos de grande porte

Leia mais:  Luiz Marinho participa nesta segunda (24) de lançamento da Escola do Trabalhador 4.0 em Rio Grande da Serra em São Paulo

A operação está alinhada às políticas públicas de Aperfeiçoamento da Atividade de Inteligência de Segurança Pública e de Gestão e Inovação em Segurança Pública, que orientam a atuação integrada e baseada em dados para prevenir conflitos e reduzir a violência.

A ação também fortalece o Projeto Estádio Mais Seguro, que amplia a atuação do poder público para além do perímetro dos estádios e incorpora o conceito de Torcedor Seguro desde o deslocamento até o retorno às cidades de origem.

A experiência servirá de referência para futuras operações em eventos esportivos de grande porte, especialmente em partidas com torcidas organizadas e histórico de rivalidade. O modelo consolida práticas de cooperação federativa, uso estratégico da inteligência e atuação preventiva.

Para o MJSP, o resultado da operação demonstra que o planejamento conjunto, a articulação institucional e o monitoramento contínuo são essenciais para garantir a segurança, preservar vidas, reduzir impactos no trânsito e assegurar o direito ao lazer com tranquilidade para toda a população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook

Brasil

Brasil e Portugal firmam acordos entre instituições de saúde em agenda realizada na ApexBrasil

Published

on

A ApexBrasil recebeu, nesta quarta-feira (15), em seu escritório em Lisboa, autoridades brasileiras e portuguesas para uma agenda de cooperação internacional nas áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação. A programação incluiu a assinatura de instrumentos de cooperação entre instituições dos dois países, no âmbito das atividades da Agência voltadas à internacionalização do ecossistema brasileiro de saúde.

Participaram da agenda o presidente da ApexBrasil, Laudemir Muller, o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, a ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira, além de representantes da Anvisa, do Infarmed, das Universidades de Coimbra e de Aveiro e de outras instituições parceiras. Durante o evento, foram formalizados acordos para ampliar a cooperação científica, tecnológica e institucional entre Brasil e Portugal.

Os atos assinados abrangem as atividades institucionais da Fiocruz no escritório da ApexBrasil em Lisboa, voltadas à cooperação internacional na área da saúde. Também foram firmados acordos entre a Fiocruz e as universidades de Coimbra e de Aveiro, além de um protocolo envolvendo Infarmed, Anvisa e Fiocruz para ampliar a cooperação regulatória entre Brasil e Portugal. 

Leia mais:  Em audiência pública, ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Transportes detalham medidas para a BR-319

Além da cerimônia, a programação incluiu uma visita às instalações da ApexBrasil, onde autoridades conheceram o programa de incubação de startups brasileiras em Lisboa. Desenvolvida em parceria com o Sebrae, a iniciativa apoia empresas inovadoras em seu processo de internacionalização para o mercado europeu, oferecendo mentorias, conexões com investidores e potenciais clientes, além de acesso ao ecossistema português de inovação.

Durante a visita, startups brasileiras da área da saúde apresentaram soluções inovadoras para o fortalecimento do setor. A Biolinker apresentou sua atuação em biotecnologia e biologia sintética, com soluções para produção de proteínas recombinantes voltadas ao setor farmacêutico. A Diagnext mostrou tecnologias de saúde digital para compressão inteligente de imagens médicas, telemedicina e interoperabilidade de dados em saúde. Já a Onco.AI apresentou ferramentas de inteligência artificial para apoio ao diagnóstico e à tomada de decisão clínica em oncologia, com foco na previsão do risco de recidiva de câncer de mama e de pulmão.

Segundo o presidente da ApexBrasil, Laudemir Muller, a agenda em Lisboa reuniu instituições brasileiras e portuguesas para ampliar o intercâmbio nas áreas de saúde, ciência e inovação. “A internacionalização da saúde brasileira vai muito além da exportação de produtos. Ela passa pela construção de parcerias entre empresas, centros de pesquisa, universidades e governos. O escritório da ApexBrasil em Lisboa foi concebido para aproximar esses atores”.

Leia mais:  Luiz Marinho participa de formatura do Programa Manoel Querino e lança novos cursos em Paraisópolis (SP)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da cooperação entre as instituições participantes. “A aproximação entre instituições de pesquisa, empresas e órgãos públicos amplia as possibilidades de intercâmbio de conhecimento e favorece o desenvolvimento de soluções voltadas aos desafios da saúde”.

Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, os acordos firmados tratam de projetos com instituições portuguesas nas áreas de pesquisa, formação e inovação. “As assinaturas realizadas hoje preveem o desenvolvimento de projetos conjuntos nessas áreas em Portugal. A presença da Fiocruz no escritório em Lisboa também favorece o diálogo com parceiros europeus”. 

A cooperação entre ApexBrasil e Fiocruz é realizada por meio de Acordo de Cooperação Técnica. A parceria tem como objetivo ampliar a cooperação científica e a internacionalização de instituições e empresas brasileiras do setor de saúde.

Regina Xeyla
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262