Brasil
MTE e Dieese promovem palestra sobre inteligência artificial, regulação e impactos no mercado de trabalho
Nesta quinta-feira (11), das 15h às 17h, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizam a palestra virtual “Inteligência Artificial no Brasil: Regulação e Mercado de Trabalho”. O evento integra a programação da XXI Reunião da Rede de Observatórios do Trabalho.
A atividade contará com a participação de três especialistas:
- Igor Marquesine Ferreira, do Ministério da Fazenda
- Ângela Cristina Tepassê, do Dieese
- Marcelo Vieira Graglia, da PUC-SP
A discussão abordará os desafios regulatórios da inteligência artificial no país, bem como seus impactos sobre o mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego.
O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado de forma online. É necessário realizar inscrição prévia para obter o link de acesso.
Rede de Observatórios do Trabalho
A Rede de Observatórios do Trabalho é formada por núcleos locais que produzem estudos e análises sobre o mercado de trabalho, com o objetivo de subsidiar ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das Comissões Estaduais e Municipais de Trabalho. As palestras mensais promovidas pelo MTE e pelo Dieese buscam ampliar o debate sobre temas atuais que afetam o mundo do trabalho.
Serviço
Palestra: Inteligência Artificial no Brasil: Regulação e Mercado de Trabalho
Data: Quinta-feira, 11 de setembro
Horário: Das 15h às 17h
Formato: Online (com inscrição prévia)
Inscrição: clique aqui para se inscrever
Brasil
MMA lança programa para fortalecer gestão marinha do país baseada em evidências
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, na última quarta-feira (29/10), o programa Revimar (Avaliação, Monitoramento e Conservação da Biodiversidade Marinha e Uso Sustentável dos Recursos Vivos Marinhos). A estratégia visa fornecer base técnica para planejamento, licenciamento, gestão, fiscalização e respostas emergenciais no ambiente marinho.
O anúncio foi realizado em Brasília, durante oficina técnica que marcou o início da construção da chave brasileira de classificação de habitats de fundo marinho, sistema que mapeia os diferentes tipos de ecossistemas existentes. O evento abriu a agenda de trabalho dedicada à consolidação de um arcabouço nacional para a gestão marinha baseada em evidências. Os debates seguiram no dia 30 de outubro.
O secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, conectou a agenda nacional ao movimento global de valorização do oceano. “Com um esforço, não só do Brasil, mas de uma articulação internacional importante, inserimos o oceano no G20. Agora teremos uma ação muito forte na COP30, colocando o oceano definitivamente na pauta, dada sua relevância”, afirmou.
Em sua fala, a secretária nacional de Bioeconomia, Carina Pimenta, destacou o papel estruturante do Revimar. “Esse é um programa não apenas do MMA, mas de vários ministérios, representando um passo fundamental que o Brasil precisa dar na construção de dados e informações estratégicas para subsidiar o uso do mar”, ponderou. “O programa vai nos ajudar a entender melhor a conservação das espécies, dos recursos vivos, da biodiversidade do fundo do mar e, com isso, ajudar diferentes frentes estratégicas que fazem uso do mar”, detalhou.
Com foco na perenidade, a secretária ressaltou também a necessidade de cooperação para dar lastro ao projeto. “Para nós, o Revimar não é um programa único, mas um arcabouço de apoio à gestão dos recursos do mar. Esse arranjo institucional é o que dará ao Revimar o fôlego para se tornar um projeto de longo prazo do governo, sendo alimentado, engrandecido e consolidado por esse conjunto de alianças e parceiros.”
A mesa de abertura contou ainda com a participação da diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Iara Vasco; da coordenadora de Mar e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Andréa Cancela da Cruz; da diretora do Departamento de Registro e Monitoramento da Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Elielma Borcem; e do secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira.
Expedição e INCT entregam insumos para mapeamento e governança marinha
O evento contou ainda com apresentações que ofereceram uma visão geral do Revimar e das iniciativas em andamento. O diretor do Departamento de Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros da Secretaria Nacional de Bioeconomia do MMA, Gilberto Sales, apresentou o histórico do programa e o novo arcabouço temático que abrange as atividades a serem desenvolvidas a partir de agora.
O representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), João Carlos Alciati Thomé, trouxe imagens, dados e percepções sobre o Monumento Natural das Ilhas de Trindade e Martim Vaz e do Monte Columbia, localizado na zona marítima do Espírito Santo, com destaque para o papel das expedições no refinamento de descritores para a chave de habitats e na calibração de mapeamentos.
A vice-coordenadora do INCT da Biodiversidade da Amazônia Azul, Beatrice Padovani Ferreira, e o professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, Mauro Maida, apresentaram as redes de pesquisa e séries históricas que conectam com o Revimar. Eles destacaram que os protocolos compartilhados e a formação de capacidades consolidadas fortalecem uma base científica comum para planejamento, licenciamento e gestão adaptativa.
No período da tarde, a programação foi dedicada à oficina “Chave de classificação de habitats de fundo marinho”, que tem como objetivo iniciar a primeira atividade prevista no escopo do Revimar Map: o estabelecimento da chave brasileira para classificação de habitats de fundo marinho.
O que é o Revimar
O programa está organizado em quatro eixos estratégicos: mapeamento e classificação de habitats (Revimar Map); rede colaborativa de monitoramento (Revimar Net); cruzeiros oceanográficos (Revimar Navis); e tecnologia, pesquisa e inovação (Revimar Tec).
A construção iniciada concentra-se na chave brasileira de habitats de fundo marinho — instrumento inédito no país — com definição de princípios, descritores, repositório e protocolos de mapeamento, além de diretrizes de governança, de modo a qualificar decisões e padronizar a linguagem técnica entre instituições.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
-
Brasil4 dias agoRenan Filho leva a leilão outro lote de rodovias paranaenses na próxima quinta (30)
-
Paraná3 dias agoFortalecimento da rede nacional do Disque Denúncia é tema de encontro no Paraná
-
Agro4 dias agoLei do frete mínimo eleva custos de transporte de fertilizantes e mobiliza setor para revisão
-
Paraná4 dias agoPCPR na Comunidade leva serviços para moradores de Tibagi e Irati nesta semana
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova obrigação de hospitais providenciarem acompanhante para pessoa com deficiência
-
Política Nacional3 dias agoCâmara aprova prorrogação de benefícios tributários na área de telecomunicações; acompanhe
-
Entretenimento5 dias agoBenício Huck celebra 18 anos com festa antecipada no Rio: ‘Noite de celebração’
-
Entretenimento4 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. surgem juntos pela primeira vez: ‘Acabou o mistério’
