Connect with us


Brasil

Ministro Luiz Marinho visita Centro de Coordenação de Interiorização da Operação Acolhida em Roraima

Publicado em

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, visita nesta segunda-feira (11), em Boa Vista (RR), o Posto de Triagem do Centro de Coordenação de Interiorização da Operação Acolhida, que presta ajuda humanitária e promove a integralização de venezuelanos que atravessam a fronteira com o Brasil. O ministro também visita o Abrigo Rondon 1 e o abrigo indígena Tuaranoko.

Na terça-feira (12). vai a Pacaraima, onde visita o alojamento de trânsito, o Marco das Bandeiras e as salas de refúgio, com casa da vacina e instalações da Polícia Federal, Receita Federal, MDS e Defensoria Pública da União.

Na visita o ministro estará acompanhado do diretor da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Davide Agnelo Torzilli.

Viagem do ministro Luiz Marinho à Boa Vista (RR)

Quando: dias 11 e 12 de maio/2026

Agenda

Segunda-feira (11) – Centro de Coordenação de Interiorização da Operação Acolhida

Local: Boa Vista (RR)

Terça-feira (12) – Marco das Bandeiras e salas de refúgio

Local: Pacaraima (RR)

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  Revista Susp alcança Qualis A4 e consolida a ciência na segurança pública

Brasil

Surto de Hantavírus no navio não representa risco para o Brasil

Published

on

O Ministério da Saúde informa que o risco global de disseminação do hantavírus permanece baixo, segundo avaliação mais recente da Organização Mundial da Saúde. O surto com casos confirmados e suspeitos em passageiros de um navio com histórico de circulação na América do Sul está sendo investigado sem impacto direto para o Brasil até o momento.

Não há registro da circulação do genótipo Andes no Brasil, variante relacionada ao episódio raro de transmissão interpessoal registrados na Argentina e no Chile, e que está em circulação no navio. Os casos humanos no Brasil não apresentam transmissão entre pessoas. Até o momento, o país identificou nove genótipos de Orthohantavírus em roedores silvestres, e nenhuma transmissão entre pessoas.

Os dois casos confirmados de Hantavírus no Paraná não têm qualquer relação com a situação internacional atualmente monitorada pela Organização Mundial da Saúde. No ano passado, o Brasil registrou 35 casos da doença. Em 2026, até o momento, sete casos foram confirmados.

Especialistas destacam que a transmissão entre pessoas do hantavírus do tipo Andes é considerada limitada e costuma ocorrer em contatos próximos e prolongados. Apesar disso, ambientes como navios de cruzeiro exigem atenção devido à grande circulação de pessoas e ao compartilhamento de espaços fechados. Até o momento, as medidas de isolamento e controle adotadas pelas autoridades sanitárias internacionais são adequadas para reduzir o risco de disseminação.

Leia mais:  MME e Reino Unido reforçam cooperação em minerais críticos e transição energética

A hantavirose é uma zoonose viral aguda que, no Brasil, se manifesta principalmente na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH), doença que pode comprometer pulmões e coração. O vírus é transmitido principalmente pelo contato com urina, saliva e fezes de roedores silvestres infectados, especialmente pela inalação de partículas presentes no ambiente contaminado.

No país, a hantavirose é uma doença de notificação compulsória há mais de duas décadas, permitindo o monitoramento contínuo dos casos humanos e dos genótipos virais circulantes.

Cenário epidemiológico no Brasil

Desde a identificação da doença no Brasil, em 1993, até dezembro de 2025, foram confirmados 2.412 casos e 926 óbitos. Os dados recentes apontam tendência de redução. Em 2025, o país registrou 35 casos e 15 óbitos, menor número desde o início da série histórica recente. Em 2026, até o momento, foram confirmados sete casos, sem relação com a situação internacional

O Ministério da Saúde mantém vigilância contínua em todo o território nacional, com ações de controle ambiental, orientação à população e monitoramento epidemiológico.

Leia mais:  Governo Federal promove novo debate sobre infraestrutura logística no Rio de Janeiro nesta quarta (26)

Saiba mais sobre a doença da hantavirose

Amanda Milan
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262