Brasil
Ministério do Turismo participa da Operação Curupira-Mirim no Pará em preparação para a COP30
O Ministério do Turismo está participando ativamente da Operação Curupira-Mirim, realizada no Pará, ao longo do mês de setembro, como parte das ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém, em novembro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério Público do Trabalho e outros órgãos.
Com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a operação concentra esforços em regiões de maior vulnerabilidade social, incluindo áreas de hospedagem, bares, restaurantes, casas de show, pontos turísticos e comunidades ribeirinhas. O trabalho também está alinhado à promoção do turismo responsável, com ações de sensibilização e orientação para profissionais do setor.
As ações abrangem Belém e Região Metropolitana, além de municípios turísticos do Arquipélago do Marajó: Soure e Salvaterra. Durante essa semana, a equipe realizou visitas de sensibilização em hotéis, bares e restaurantes da Ilha do Combu, orientando profissionais sobre práticas de prevenção, canais de denúncia e aplicação do Código de Conduta Brasil, que incentiva a cultura do cuidado no setor turístico.
Já no Marajó, a programação envolveu a rede hoteleira, comerciantes e comunidades locais. Em Soure, nesta quarta-feira (24), foi promovido o evento de Formação Preparatória para a COP30 – Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, no auditório da Prefeitura Municipal, além de uma visita à comunidade quilombola Mangueiras. Na mesma data, a operação participou do Fórum Permanente da Cidadania do Marajó, no campus da UFPA.
No dia seguinte, em Salvaterra, outra etapa da formação preparatória reuniu representantes da rede de serviços e do setor turístico local, no auditório da Escola Oscarina Santos, com diversas palestras, incluindo a do MTur sobre a importância do Turismo Responsável, e das políticas públicas da Pasta sobre prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, como o Código de Conduta Brasil e o Movimento Turismo que Protege.
Segundo a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável, Carolina Fávero, a atuação integrada é fundamental para garantir segurança às comunidades e visitantes durante grandes eventos internacionais, como a COP30.
“O Ministério do Turismo está comprometido em fortalecer o turismo responsável, reforçando junto ao setor hoteleiro e de serviços a importância de proteger nossas crianças e adolescentes. A COP30 será um marco para o Pará e para o Brasil, e é essencial que o turismo se desenvolva com responsabilidade e em total alinhamento com a rede de proteção”, afirmou.
A Operação Curupira-Mirim segue até o dia 30 de setembro, com programações em diferentes municípios do Pará. Além das fiscalizações, a ação promove palestras, formações e articulações estratégicas com conselhos tutelares, prefeituras e rede hoteleira, consolidando uma frente unificada de proteção à infância e juventude.
MOVIMENTO – O Ministério do Turismo mantém iniciativas permanentes que reforçam essa agenda de proteção. Uma delas é o Movimento Turismo que Protege, que convida toda a sociedade a se engajar na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
Para participar, basta acessar o site do Movimento AQUI, preencher o formulário com seus dados e oficializar o apoio. Este gesto, embora simples, tem um impacto gigantesco, fortalecendo uma rede diversa e comprometida com a prevenção e a promoção de um turismo mais seguro e acolhedor para todos.
Ao se comprometer, você não apenas apoia uma causa, mas passa a integrar uma articulação nacional baseada no respeito aos direitos da infância e na responsabilidade social.
CÓDIGO DE CONDUTA – O Movimento Turismo que Protege está alinhado ao Código de Conduta Brasil, iniciativa do MTur, voltada à sensibilização de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur para adoção de práticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.
É possível também aderir ao Código clicando AQUI. No portal, também estão disponíveis um curso EAD, podcasts e o Manual do Multiplicador, que orienta sobre como agir em casos suspeitos e como ampliar o alcance das boas práticas de proteção.
Lembre-se: em casos de suspeita ou confirmação de exploração sexual de crianças e adolescentes, a denúncia é um dever de todos. Disque 100.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
População de Torres (RS) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em saúde da mulher em Torres (RS) e região estão sendo atendidas por uma carreta do Ministério da Saúde. Estruturada com equipamentos, insumos e uma equipe multiprofissional, a unidade oferta serviços para diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero.
Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.
Na unidade móvel, são realizadas mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas, que interpretam os exames e direcionam a paciente para as próximas fases de cuidado. Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pode realizar até 60 atendimentos por dia.
Além do município, pacientes de outras 11 cidades também poderão ser encaminhados para atendimento pelas secretarias municipais de saúde: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.
A superintendente do Ministério da Saúde no RS, Maria Celeste, visitou a carreta nesta sexta-feira (4). “Estamos muito felizes com os procedimentos realizados até então, num processo de redução do tempo de espera das pacientes para os exames de ecografia e mamografia, tão importantes para o enfrentamento ao câncer de mama. Como resultado, já foram realizadas mais de 500 mamografias e mais de 500 ecografias na carreta de Torres”, disse.
Mais acesso à saúde
Dezessete municípios já foram atendidos no estado pelas carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços especializados em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia. Ao todo, 10,2 mil pessoas foram atendidas e 21,3 mil procedimentos foram realizados.
Para ser atendido
As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Política Nacional4 dias agoHorário eleitoral gratuito: veja as regras para as eleições de 2026
-
Paraná4 dias agoMinistério Público ajuíza ação civil pública para suspender prorrogação indevida de contrato de concessão dos serviços de transporte coletivo de Guarapuava
-
Paraná4 dias agoTribunal do Júri de Castro condena a 30 anos e 6 meses de reclusão homem denunciado pelo MPPR por tentativa de feminicídio da ex-companheira
-
Paraná3 dias agoAtuação do Ministério Público do Paraná viabiliza implantação do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes no Município de Pitangueiras
-
Brasil4 dias agoSecretarias Municipais de Saúde devem formalizar recebimento de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde
-
Educação4 dias agoProjeto da Univasf utiliza o esporte para apoiar jovens com TEA
-
Esportes5 dias agoBahia vence o Internacional na Fonte Nova e entra no G-5 do Brasileirão
-
Esportes5 dias agoAthletico-PR e Fluminense ficam no 3 a 3 em jogo movimentado pelo Brasileirão
