Connect with us


Educação

MEC promove simpósio internacional para diretores escolares

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, de 5 a 7 de novembro, o 2º Simpósio Internacional Diretor em Foco: Formação e Desafios Cotidianos, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento terá transmissão on-line no canal do MEC no YouTube e é uma parceria com 35 universidades federais integrantes do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) na oferta do curso de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares.  

O Simpósio reunirá autoridades do MEC, pesquisadores, diretores escolares e técnicos das secretarias de educação de todo o país, com o objetivo de fomentar debates e reflexões sobre os desafios e demandas enfrentados na gestão educacional. A programação inclui mesas-redondas, conferências internacionais e apresentações de experiências formativas com representantes do Chile e de Portugal, além de gestores e pesquisadores brasileiros.  

Entre os destaques da programação, estão a conferência internacional “A formação do diretor escolar no Chile”, com o Prof. Dr. da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Valparaíso/Chile), Felipe Aravena; as mesas dedicadas à formação e mentoria de diretores escolares, conexões entre educação superior e básica e enfrentamento da violência interseccional nas escolas.  

Leia mais:  Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Webinário lança mapa de experiências inspiradoras

Published

on

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará, no dia 12 de novembro, o webinário de lançamento do Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. O encontro reunirá representantes de redes de ensino que integram a plataforma e será transmitido às 15h (horário de Brasília) pelos canais do MEC e do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no YouTube.  

Foram selecionadas 739 experiências de 25 estados, 15 capitais e 714 municípios. A região brasileira com o maior número de redes escolhidas foi o Nordeste, com 319 redes selecionadas (43,2%). Em seguida, o Sudeste, com 192 (26%); o Sul, com 119 (16,1%); o Norte, com 74 (10%); e o Centro-Oeste, com 35 redes escolhidas (4,7%).  

O Mapa de Experiências Inspiradoras é uma ferramenta interativa e dinâmica, que reúne relatos, vídeos, imagens e informações de experiências sobre a implementação da política de educação em tempo integral de secretarias de educação e escolas públicas. A iniciativa pretende inspirar gestores públicos, escolares e educadores a aprimorarem seus trabalhos com as referências apresentadas.  

Leia mais:  MEC abre inscrições para curso de aperfeiçoamento de diretores

As ações foram selecionadas por meio do Edital Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. Uma próxima edição do edital será lançada em 2026, quando novas redes e escolas poderão ter seus relatos inseridos no Mapa.  

Durante o webinário, a plataforma será apresentada, orientando os espectadores na navegação e na busca das experiências. Em seguida, o público poderá conhecer três experiências selecionadas, representando a diversidade regional e temática do mapa. 

Conheça as experiências na página experiências de educação integral

Edital – Realizado em parceria com a UFMG, por meio do grupo Teia, vinculado à Faculdade de Educação da universidade, o edital é uma iniciativa do programa Escola em Tempo Integral do MEC. O objetivo foi identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.  

Tempo Integral – O programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia criada para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.      

Leia mais:  Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262