Norte do Estado
Mais um trecho da Francisco Gabriel Arruda entra em obras

Atenção no trânsito a partir de quarta-feira: revitalização da avenida implicará em muitas melhorias, porém transtornos momentâneos são inevitáveis
A revitalização da avenida Francisco Gabriel Arruda é uma das obras viárias mais importantes em execução pela prefeitura. Contempla tanto a infraestrutura, com reconstrução de galerias e asfalto completamente novo; a mobilidade urbana, por conta da nova ciclovia que será construída, além de toda nova iluminação em LED. A obra está sendo construída em etapas e, na quarta-feira agora, será dado início a mais um trecho. Os trabalhos de sinalização já começam amanhã, terça-feira.
“A obra ganhará novo impulso, após a Prefeitura atuar junto à empresa contratada, pedindo mais agilidade para alavancar as ações. O objetivo é tentar entregar a obra até o final de junho deste ano”, enfatizou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.
Nessa fase, a avenida terá sua interdição estendida e um dos lados da pista ficará totalmente fechado para veículos, no sentido norte a centro, desde a rua Jubilino Barbosa Cabral até a rotatória da Avenida das Nações. Antes, a interdição ocorria a partir da Avenida Mário José Romagnoli até a mesma rotatória.
Já no sentido centro a norte, a pista continuará com o trânsito adaptado para funcionar em fluxo de duas mãos, seguindo apenas a ampliação do perímetro atualmente interditado. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá promover a sinalização, vertical e horizontal, além de acompanhar o trânsito no local, que começará a receber os primeiros trabalhos de escavações e aterro.
A nova interdição possibilitará a sequência da obra na Francisco Gabriel Arruda, cujas melhorias estão em desenvolvimento desde setembro de 2019. A Prefeitura de Londrina está investindo um total de R$5.103.270,27 para promover a recuperação completa da avenida, que receberá melhorias em toda sua extensão, totalizando cerca de 1,3 quilômetros, da Avenida das Nações até a Avenida Saul Elkind.
Além de troca do sistema de drenagem e de todo o asfalto, a avenida receberá uma ciclovia e terá nova iluminação com lâmpadas LED. Na faixa de embarque e desembarque de ônibus, a avenida ganhará reforço especial no asfalto, com pista de concreto armado para suportar o impacto dos novos veículos do SuperBus, que são de maior porte em relação aos convencionais, sendo parte da frota composta por automóveis articulados. Todos os pontos de ônibus estão sendo trocados já para a realidade do modelo BHLS de transporte.
Marcelo Canhada afirmou que as obras irão melhorar a dinâmica de trânsito para proporcionar mais qualidade estrutural à avenida, garantindo segurança, rapidez e conforto aos usuários. “Tudo isso faz parte do novo modelo de transporte urbano do BHLS, que ajudará a transformar a mobilidade urbana, dando mais eficiência operacional e melhores condições ao trânsito na cidade. Isso engloba a revitalização da malha asfáltica de Londrina, que já ocorre em todas as regiões, e obras diversas, incluindo pontos como a Avenida Leste Oeste, a Rio Branco e a Winston Churchill, entre vários outros locais”, disse.
Canhada ainda frisou que, no decorrer das obras, alguns transtornos acabam sendo inevitáveis com relação ao trânsito no local. “Pedimos paciência aos moradores e comércios localizados na área próxima à avenida Francisco Gabriel Arruda, pois neste local não há outra forma de proceder a obra e as interdições são realmente necessárias. No entanto, o resultado após as melhorias causará impacto muito positivo àquela região e todos serão beneficiados. A obra faz parte do planejamento do prefeito Marcelo Belinati para melhorar os acessos à região norte”, disse.

Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu

Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/N/chY9pfQAWriMvgSIHAxA/acidente-445-8.jpeg)
Estrutura de um dos carros ficou retorcida. — Foto: Kathulin Tanan/RPC
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.