Connect with us


Paraná

Jogos da Juventude do Paraná definem campeões 2023 em quatro modalidades

Publicado em

Os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) movimentaram Londrina, no Norte do Paraná, no primeiro fim de semana da etapa final da edição 2023. Cerca de 2 mil jovens na faixa etária dos 17 anos participaram da competição. Xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei de praia já definiram os campeões, enquanto que modalidades coletivas, como basquete, handebol, futsal e vôlei classificaram as equipes para as quartas de finais, que serão disputadas de 19 a 22 de outubro, também em Londrina. No último do evento dos Jojups 2023, além das finais dos coletivos, haverá, também, competição de atletismo, badminton, ciclismo, handebol de praia, natação e rugby, tênis.

Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), em parceria com as federações esportivas e a prefeitura de Londrina, os jogos reuniram 22 mil pessoas desde o começo do ano, nas etapas iniciais. Eles fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado e abrangem 15 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Confira os resultados:
XADREZ – Em Londrina, neste fim de semana, os melhores enxadristas jovens do Paraná cumpriram mais uma etapa em suas trajetórias na modalidade. Curitiba sagrou-se campeã no quadro de pontuação geral, tanto no masculino, quanto no feminino. Destaque para as meninas de Piraí do Sul e os meninos de São José dos Pinhais pelas medalhas de prata, respectivamente. Em seguida, na ordem de classificação geral por pontos, Arapongas ficou com o bronze na terceira posição nas duas modalidades.

Leia mais:  Novos programas de conservação do DER/PR vão atender 12 mil km de rodovias

Classificação final:
Feminino
1º Curitiba
2º Piraí do Sul
3º Arapongas

Masculino
1º Curitiba
2º São José dos Pinhais
3º Arapongas

TÊNIS DE MESA – Foram conhecidos os campeões por equipes dos Jojups 2023. A modalidade contou com a participação de 133 atletas, representando 16 delegações no feminino e 21 no masculino. Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com Cascavel, o segundo com a equipe de Londrina e o terceiro com Campo Mourão. Nas definições entre equipes masculinas, Curitiba ficou com o ouro, Londrina com a prata e Cascavel com o bronze.

Classificação final:
Feminino:
1º Cascavel
2º Londrina
3º Campo Mourão

Masculino:
1º Curitiba
2º Cascavel
3º Londrina

BASQUETE – As equipes de basquetebol de Curitiba estrearam com vitória em Londrina. Ambas as equipes, masculino e feminino, fizeram sua primeira partida na competição no sábado e venceram com autoridade. No feminino Curitiba derrotou Maringá por 64×16 e no masculino derrotou São José dos Pinhais por 70×41. Estes resultados praticamente classificam as equipes da capital para a próxima etapa.

As equipes classificadas para as quartas de final:
Basquete Feminino: Londrina, Ubiratã, Foz do Iguaçu, Marilândia do Sul, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.
Basquete Masculino: Ponta Grossa, Londrina, Toledo, Goioerê, Curitiba, São José dos Pinhais, Altônia e Marilândia do Sul.

Leia mais:  Indústria sul-coreana assina memorando para instalar fábrica em Ivaiporã

HANDEBOL – Com a presença de um grande público no Ginásio de Esportes do Colégio Marista, a equipe de Londrina estreou com vitória no handebol feminino. As londrinenses se organizaram taticamente e com o apoio das arquibancadas, viraram o placar e venceram a equipe de Guarapuava por 24×22.
Já o time masculino de Londrina não teve a mesma sorte. Mesmo fazendo um jogo muito equilibrado contra a forte equipe de Campo Mourão, saiu derrotado por 24×22. Com este resultado a equipe de Campo Mourão garantiu a classificação para as semifinais dos Jogos.

Equipes classificadas:
Handebol feminino: Londrina, Goioerê, Mariluz, Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba, Santo Antônio do Sudoeste e Alvorada do Sul
Handebol masculino: Campo Mourão, Londrina, Jussara, Mercedes, Maringá, Astorga, Cambé e Arapongas.

Outras modalidades:

GINÁSTICA RÍTMICA:
Classificação Final:
1º Toledo
2º Curitiba
3º Pato Branco

VÔLEI DE PRAIA:
Classificação final:
Feminino:
1º Dois Vizinhos
2º Curitiba
3º Londrina

Masculino:
1º Dois Vizinhos
2º Maringá
3º Curitiba

VÔLEI:
Vôlei Feminino: Londrina, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Chopinzinho, São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão e Curitiba.
Vôlei Masculino: Londrina, Tamboara, Maringá, São Jorge do Patrocínio, Nova Esperança, Paranaguá, Cascavel e Curitiba.

FUTSAL:
Futsal Feminino: Londrina, Castro, Colombo, Campo Mourão, Toledo, Curitiba, Chopinzinho e Telêmaco Borba.
Futsal Masculino: Castro, Santo Antônio da Platina, Pato Branco, São José dos Pinhais, Loanda, Realeza, Fazenda Rio Grande e Medianeira.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ratinho Junior participa de homenagem a lideranças católicas na Alep

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (26) de sessão solene, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em homenagem às lideranças religiosas da Igreja Católica e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul 2. 

O evento teve como objetivo reconhecer o trabalho da instituição para a sociedade paranaense, especialmente nas áreas social, educativa, cultural, missionária e de promoção da dignidade humana. Na ocasião, foram entregues 57 menções honrosas a representantes de pastorais e movimentos.

“A Igreja Católica trabalha desde a saúde, com as Santas Casas, nos asilos, na gestão de orfanatos; ela trabalha no cuidado com a terceira idade; tem a Pastoral do Idoso, Pastoral da Criança. Além do turismo religioso. Temos uma grande parceria no Estado, com vários santuários, que registram aumento do número de fiéis e de visitantes”, destacou o governador, citando ainda o “ano especial” pelos 100 anos da Arquidiocese de Curitiba.

“O trabalho da Igreja Católica vai muito além da sua missão principal, que é a evangelização. Ela tem um leque de trabalho e de prestação de serviços que é imensurável. E o Estado sozinho, o poder público, de uma forma geral, não teria braço suficiente para fazer tudo aquilo que a Igreja Católica faz”, completou.

O presidente da Alep, o deputado Alexandre Curi, também resumiu a celebração como uma retribuição aos serviços prestados pelas instituições católicas. “A Assembleia do Paraná presta uma homenagem nobre, dos 12 milhões de paranaenses, em agradecimento a todo esse trabalho que a Igreja Católica faz em todo o Estado do Paraná”, revelou.

Leia mais:  Estado reforça pedido por materiais de construção para avançar nos trabalhos em Rio Bonito do Iguaçu

A sessão solene foi proposta por Curi e os deputados Gugu Bueno, Maria Victoria e Marcio Pacheco. Acompanharam o evento autoridades civis, religiosas e representantes de diversas expressões católicas.

Para o deputado Gugu Bueno, 1º secretário da Alep, o papel ativo no acolhimento social merece reconhecimento. “A Igreja dá suporte a ações importantes do Governo do Estado, cuidando daquelas pessoas que muitas vezes são invisíveis para a sociedade e precisam de uma mão amiga. E desempenha muito bem essa missão”, declarou.

PROGRAMAÇÃO — A atividade começou com uma celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz. O arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, dom Volodêmer Koubetch, e o padre Marcos Paulo Honório da Silva, secretário executivo da CNBB Sul 2 foram os concelebrantes.

“É uma grande honra para a Igreja Católica do Paraná receber esta homenagem. É um reconhecimento que valoriza uma instituição que há quase dois mil anos desenvolve sua missão no mundo”, disse Dom Geremias. “Uma missão que se realiza não apenas no âmbito da fé e da evangelização, mas também na promoção da dignidade humana, no cuidado com a vida, na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, acrescentou.

Leia mais:  Com apoio do IDR-Paraná, produtores de queijo da região central criam associação

O bispo também ressaltou que a homenagem é compartilhada por todos que fazem da palavra de Cristo, ação. “São homens e mulheres que dedicam suas vidas ao serviço do próximo, muitas vezes silenciosamente, nos mais diversos contextos sociais, culturais e humanos”, concluiu.

A cerimônia de homenagem, realizada na sequência, contou com apresentação institucional sobre a atuação da Igreja Católica no Paraná e a entrega das menções honrosas. Foram contemplados trabalhos em nove eixos diferentes, em favor da evangelização e da solidariedade.

CNBB – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é a instituição permanente que congrega os bispos da Igreja Católica Apostólica Romana no País. Sua sede é em Brasília e o atual presidente é dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Já a Regional 2 da CNBB tem sede na capital do Estado, congrega as arquidioceses e dioceses domiciliadas no Paraná. É formada pelas Províncias Eclesiásticas de Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá, além do Rito Ucraniano.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262