Connect with us


Brasil

Ibama celebra 37 anos com avanços na agenda ambiental

Publicado em

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou na última sexta-feira (27/2) da solenidade de comemoração dos 37 anos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A cerimônia ocorreu na sede da autarquia, em Brasília, e reuniu autoridades de diversos setores e representantes internacionais. 

Marina Silva enfatizou a importância da autarquia na proteção das riquezas naturais do país. “Proteger o meio ambiente, fortalecer as instituições públicas e construir políticas públicas bem desenhadas, com instituições fortalecidas, não foi uma resposta a pressões internacionais, mas um compromisso com a proteção das nossas imensas riquezas naturais e do grande patrimônio que possuímos”, afirmou. 

A ministra também reforçou a redução de 50% no desmatamento na Amazônia em 2025, em relação a 2022. “Há uma expectativa de chegarmos, em 2026, à menor taxa de desmatamento da série histórica na Amazônia, se continuarmos com esses esforços”, pontuou. 

Na avaliação do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a comemoração representa mais do que a celebração de uma trajetória institucional, mas o momento de reafirmar o compromisso coletivo com o futuro. “Seguiremos fortalecendo nossa atuação, com responsabilidade, transparência e dedicação, para garantir que o desenvolvimento do país caminhe lado a lado com a proteção ambiental”, destacou. 

Leia mais:  Aula inaugural no LNCC debate origens e novos rumos da Inteligência Artificial

Os resultados alcançados no último ano foram enfatizados pelo presidente do órgão. Entre eles, o fim da importação do mercúrio para uso na fabricação de soda cáustica e cloro. “Como instituição responsável pela emissão das autorizações, o Ibama não concedeu nenhuma licença em 2025, resultando na ausência de ingresso legal da substância no território nacional”, pontuou Agostinho. 

Em 2025, o Ibama recebeu novos servidores aprovados em concurso público. O reforço no quadro operacional ampliou a capacidade de atuação do Instituto em áreas estratégicas, como fiscalização ambiental, licenciamento, proteção da fauna e combate a ilícitos ambientais. 

O evento destacou ainda o recorde de licenças e autorizações emitidas no âmbito do licenciamento ambiental federal no ano passado, quando foram registradas 850 liberações — um aumento de 51% em relação ao período anterior —, alcançando o maior patamar da última década. Entre os principais setores contemplados estão infraestrutura rodoviária, petróleo e gás, usinas hidrelétricas e sistemas de transmissão de energia. No âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), foram licenciados 67 empreendimentos. 

O Instituto também intensificou o combate ao desmatamento, aos ilícitos ambientais e às atividades ilegais em territórios sensíveis, com destaque para Terras Indígenas e áreas prioritárias para a conservação. A fiscalização manteve presença contínua ao longo do ano, aliando ações em campo, inteligência ambiental, monitoramento remoto e cooperação interinstitucional, o que resultou em avanços na responsabilização administrativa e na interrupção de atividades ilegais. 

Leia mais:  Zona Verde destaca justiça climática, manejo do fogo e transição justa, na quarta-feira (19/11)

A atuação da autarquia também se refletiu no índice de 75% de reabilitação e destinação dos animais recebidos nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Além disso, dois novos centros foram integrados à rede de atendimento à faunae outros dois passaram por reformas. 

Homenagem  

Ainda durante o evento, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da Escola de Meio Ambiente. Em seguida, servidores e visitantes conheceram uma exposição com equipamentos e veículos utilizados nas operações do Ibama. 

Houve também uma homenagem ao servidor Hermínio Lacerda, que há 37 anos registra as principais ações e trabalhos do Ibama. 

*com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ibama 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

Conferência discute ações em busca de um mundo melhor e mais justo

Published

on

Pela primeira vez na história, o Brasil será sede da Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um evento grandioso que vai discutir medidas com objetivo de erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e reparar mudanças climáticas.

A 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento vai funcionar como um espaço democrático de participação social, reunindo o poder público e sociedade civil para debater, avaliar e propor caminhos para a implementação da Agenda 2030.

A Agenda 2030 é um plano de ação global adotado por todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas (incluindo o Brasil) em setembro de 2015. Ela funciona como um guia para que países, empresas e a sociedade civil trabalhem juntos para diminuir as desigualdades, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos até 2030.

Podem participar da Conferência governos estaduais, o Distrito Federal, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, coletivos, universidades e redes temáticas para debater e aprimorar as políticas públicas de sustentabilidade, direitos humanos e de redução das desigualdades.

Leia mais:  Prorrogado o prazo do Desenrola Rural para pescadores e aquicultores familiares

Antes do principal evento, em Brasília, acontecem até o dia 30 de abril as conferências estaduais, do Distrito Federal e as conferências livres. O documento orientador está disponível neste link.

Para guiar as trocas de ideias, o evento traz como tema central o fortalecimento democrático e a defesa dos direitos fundamentais, enxergando a Agenda 2030 como uma ferramenta real de planejamento territorial, capaz de dialogar com os desafios sociais e econômicos do país.

Toda a formulação de propostas está organizada em seis grandes eixos:

  • O fortalecimento da democracia e das instituições;
  • A sustentabilidade ambiental;
  • A promoção da inclusão social e o combate às desigualdades;
  • A inovação tecnológica a favor do desenvolvimento sustentável;
  • A governança participativa;
  • A colaboração multissetorial e o financiamento da Agenda 2030.

A estrutura da Conferência foi pensada para conectar o nível local ao nacional de forma transparente.

Até o fim de abril, governos, movimentos sociais, coletivos, universidades e diversas organizações têm a chance de liderar esses encontros locais descentralizados.

Em seguida, entre os dias 1º e 20 de maio, o processo ganha o ambiente online com a Etapa Digital Nacional. Acessando a Plataforma Brasil Participativo, qualquer pessoa poderá debater e validar as ideias levantadas nas fases anteriores.

Leia mais:  Brasil assina acordo estratégico com o Reino Unido para incorporação de tecnologias em saúde

O grande encontro que consolida toda essa jornada será a Etapa Nacional, marcada para o período de 29 de junho a 2 de julho de 2026, em Brasília: este momento reunirá delegadas e delegados eleitos nas etapas locais para a aprovação final das diretrizes de um desenvolvimento sustentável.

Todos os detalhes, guias metodológicos e o portal de participação estão disponíveis no site oficial da Conferência.

Turismo

A Agenda 2030 reconhece o setor do turismo como um poderoso motor de desenvolvimento econômico e social, possuindo metas diretas em três objetivos principais: Trabalho Decente e Crescimento Econômico (que foca na criação de políticas para um turismo sustentável que gere empregos e valorize a cultura local); Consumo e Produção Responsáveis (que cobra a implementação de ferramentas de monitoramento dos impactos do setor para garantir o uso eficiente de recursos); e Vida na Água (que destaca a urgência de uma gestão sustentável dos ecossistemas marinhos, fundamentais para a preservação e o desenvolvimento saudável dos destinos turísticos litorâneos).

Saiba mais clicando aqui.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262