Paraná
Festival de Curitiba, Guaíra para Todos e ações nos museus são destaques da agenda cultural
O Festival de Curitiba é destaque na programação desta semana. Todos os palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra estarão ocupados por apresentações do evento. Entre os espetáculos com ingressos à venda, no Guairão estará em cartaz “Na Marca do Pênalti”, com o comentarista esportivo Walter Casagrande Jr. (dias 3 e 4) e a encenação brasileira do texto de Anthony McCarten “Dois Papas” (dias 6 e 7).
Além dos espetáculos pagos, o Festival de Curitiba possui uma programação gratuita. No Miniauditório do Teatro Guaíra, na noite do dia 7, será apresentado “Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso”, uma homenagem poética ao centenário do icônico ator brasileiro que entrelaça realidade e ficção. No dia 8, o teatro musical “Sabiás do Sertão” revisita a trajetória da dupla Cascatinha & Inhana através da estética do circo-teatro e do rádio. No dia 9, o espetáculo “The Classic Ballet” leva ao palco o virtuosismo técnico de grandes clássicos como “Cisne Negro” e “O Corsário”. Todas as apresentações iniciam às 20h.
A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concertos gratuitos em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba) nos dias 8 e 9 de abril. Parte do projeto Guaíra para Todos, a circulação une música clássica e popular sob regência de Alexandre Brasolim. A apresentação do dia 8 é voltada a estudantes, enquanto no dia 9 é aberta ao público geral, no Santuário Bom Jesus. A distribuição de ingressos para os eventos será coordenada pela prefeitura local.
No dia 9 de abril, às 18h, o Museu da Imagem e do Som inaugura a exposição “Esquerda Direita Volver”, de Lilian Gassen. A mostra reúne objetos e documentos históricos de acervos públicos do Paraná e produção artística resultante de uma pesquisa que investigou momentos da história política brasileira, especialmente os períodos ligados ao Movimento Integralista, Ditadura e aos processos de redemocratização do Brasil.
Durante o feriado de Páscoa, entre os dias 2 e 5, diversos espaços culturais funcionam em horários especiais.
Confira a programação cultural completa:
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Na Marca do Penâlti – Festival de Curitiba – Dentro da programação da Mostra Lucia Camargo do 34.º Festival de Curitiba, o Guairão recebe o monólogo “Na Marca do Pênalti” com o ex-jogador e atual comentarista esportivo Walter Casagrande Jr. As apresentações acontecem nesta sexta e sábado (3 e 4), às 20h30. Os ingressos estão à venda no site do Festival ou na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico), de segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Dois Papas – Festival de Curitiba – A encenação brasileira do texto de Anthony McCarten reúne Celso Frateschi e Zécarlos Machado em um duelo cênico de ideias, fé e poder. Com direção de Munir Kanaan, a peça trata do encontro imaginado entre dois líderes da Igreja Católica com visões de mundo opostas: o conservador Papa Bento XVI, interpretado por Machado, e o progressista cardeal argentino Jorge Bergoglio, então futuro Papa Francisco, vivido por Frateschi. As apresentações ocorrem nos dias 6 e 7, segunda e terça. Os ingressos estão à venda no site do Festival ou na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico), de segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
{Fé}sta | Festival de Curitiba – O coletivo Prot{agô}nistas (SP), grupo paulistano de circo, criado em 2019 e formado por 27 artistas negros, retorna ao 34.º Festival de Curitiba, na Mostra Lucia Camargo. Com o espetáculo “{FÉ}STA”, dirigido por Ricardo Rodrigues, a produção transforma o picadeiro em um verdadeiro ritual, explorando quatro dimensões essenciais da condição humana: morte, nascimento, união e fé. Entre acrobacias, dança e música, o espetáculo celebra o ciclo da vida e a energia que transita entre diferentes mundos.
As apresentações acontecem nos dias 8 e 9 (quarta e quinta-feira), às 20h30. Os ingressos estão à venda no site do Festival ou na bilheteria física localizada no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico), de segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Auditório Glauco Flores Sá de Brito (Miniauditório)
Aséstral – Festival de Curitiba – A Mostra Africanidades do Festival de Curitiba apresenta, nos dias 3 e 4 (sexta e sábado), às 20h, este espetáculo de dança afro contemporânea que explora diferentes vertentes da dança e as conecta em uma única linguagem. Os ingressos estão à venda no site do Festival ou na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico), de segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso – Festival de Curitiba – A montagem da RIMA Coletiva chega ao Miniauditório do Teatro Guaíra durante o Festival de Curitiba em sessão única, no dia 7 (terça-feira), às 20h, com entrada gratuita. A peça nasce do desejo de preservar a memória do teatro brasileiro e refletir sobre a identidade artística do ator Sérgio Cardoso. O espetáculo celebra o centenário de um dos maiores nomes do teatro nacional por meio de uma encenação que entrelaça vida e obra, realidade e ficção, memória e imaginação.
The Classic Ballet – Festival de Curitiba – A Cia Paulista de Dança integra a programação do Fringe 2026 com o espetáculo que reúne dois dos mais emblemáticos “Grand Pas de Deux” do repertório clássico: “Cisne Negro” e “O Corsário”. A apresentação acontece no dia 9 (quinta-feira), às 20h, no Miniauditório, com entrada gratuita.
No “Grand Pas de Deux” do “Cisne Negro”, extraído do Ato III de “O Lago dos Cisnes”, o público acompanha um dos momentos mais técnicos e dramáticos do ballet clássico. Já o “Grand Pas de Trois” de “O Corsário” é uma das peças mais desafiadoras e consagradas do repertório clássico, frequentemente apresentado na formação de “pas de trois” (Medora, Conrad e Ali). As coreografias serão interpretadas pelos primeiros bailarinos Larissa Luna e Murillo Miron, da Cia Paulista de Dança, sob direção artística de Adriana Assaf. Evento gratuito.
Sabiás do Sertão – Festival de Curitiba – No dia 8 de abril, às 20h, a companhia artística Cênica, de São Paulo, apresenta no Miniauditório do Teatro Guaíra o teatro musical “Sabiás do Sertão”, dentro da programação da mostra São Paulo Showcase do Fringe 2026. A entrada é gratuita. Com dramaturgia de Clara Roncati, o espetáculo revisita grandes expoentes da música caipira, Cascatinha & Inhana, dupla que reverencia, com primazia, a cultura de raiz, o ser, estar e viver artista, o prazer da canção e do encantamento.
Teatro José Maria Santos
Deriva – Festival de Curitiba – Criada para celebrar os 18 anos de existência da companhia curitibana Súbita Companhia de Teatro, o espetáculo “Deriva” move as noções de espaço-tempo e convida também a desacelerar, perceber detalhes, reconstruir o olhar sobre lugares aparentemente conhecidos e criar outras formas de estar no mundo. As apresentações ocorrem na segunda e terça-feira (6 e 7), às 18h30. Os ingressos estão à venda no site do Festival ou na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico), de segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Santuário Bom Jesus | Campo Largo
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Guaíra para Todos – Nos dias 8 e 9 de abril, o Santuário Bom Jesus de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, será palco de dois concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), na primeira circulação de 2026 da OSP dentro do projeto Guaíra para Todos. As apresentações, que terão regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, contam com repertórios ecléticos que unem clássicos atemporais e sucessos populares. No dia 8 (quarta-feira), às 9h, o concerto é voltado a estudantes de escolas públicas do município, enquanto que no dia 9 (quinta-feira), às 20h, é aberto ao público geral. O Santuário fica na Av. Bom Jesus, 333, no bairro Bom Jesus, em Campo Largo. A forma de distribuição de ingressos será divulgada pela prefeitura local.
Visita Guiada | Arquitetura e acervo MON – Sessão 1 – No dia 3 (sexta), às 15h, o MON oferece uma visita especial, explorando a arquitetura, o acervo e as exposições do Museu. A atividade começa na área externa e termina em uma das exposições permanentes, contando informações e curiosidades.Ingressos AQUI. Selecione a sexta-feira desejada e compre a modalidade de ingresso + visita guiada, de acordo com sua categoria de ingresso (inteira, meia ou isento).
Mediação – O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes – No dia 8 (quarta), às 15h, o MON promove um momento de trocas e conversas com a equipe do museu sobre a exposição “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes”, com curadoria de Fausto Godoy, na sala 10. Atividade gratuita e livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. Atividade sujeita à lotação.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Teia à Toa”; “Sonhos de Cinema”; “O mundo lúdico dos Mangás e Animes”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “MON sem Paredes”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “Pátio das Esculturas”; “Espaço Niemeyer” e “A Cor e o lirismo de Alberto Massuda”.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Em cartaz – Sede Adalice Araújo – Exposição Bordaleiros
Em cartaz – MAC no MON – “EntreLinhas, Cores e Linguagens – 55 Anos de MAC-PR”, nas salas 08 e 09.
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Cândido n.º 168 – VIVALICE – A edição de março traz em destaque uma entrevista exclusiva com a escritora paranaense Alice Ruiz, que completou 80 anos em janeiro. Como complemento do conteúdo especial, a retranca apresenta uma seleção de livros e discos de Alice.
Acesse a edição completa AQUI.
EVENTOS
Exposição – Calendários japoneses
Promovida pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, em iniciativa da Associação dos Sindicatos das Empresas de Impressão de Calendário.
Data: Até 16 de abril
Horário: durante todo o funcionamento da BPP
Local: Hall Térreo
Recital – James Henrique
Apresentação de formatura de Pós-Graduação em Performance Musical pela Embap – Unespar. Voz: James Henrique, piano: Jessé Souza, flugelhorn: Ozéias Costa, Contrabaixo: Sandro Peraca, Percussão: Paulo André Ferreira.
Data: 9 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório
Lançamento – Jornal Sem Gosto
Lançamento de edição de Jornal de Arte com bate-papo
Data: 10 de abril (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Hall Térreo
PROJETOS FIXOS
Oficina permanente de poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia
Data: 9 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h às 19h45
Local: Coworking
SEÇÃO INFANTIL
Hora do conto
Contação encenada de história infantil
Data: 6 e 8 de abril (segunda e quarta-feira)
Horários: 10h30 e 14h30
Duração de cerca de 30 minutos cada sessão
Local: Seção Infantil
SEÇÃO BRAILLE
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Data: até 30 de abril
Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Vitrine Panfletária”, “Céu-Eclipse”; “Objeto Sujeito”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: histórias recontadas”; “Ephemera/Perpétua”; “Lange de Morretes: entre-paisagens”; “Numismática e cultura material”.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Residência Artística – O ateliê recebe uma nova residente artística: Luiza Nascimento. Com o título “Travessia”, a ceramista vai produzir obras inspiradas na trajetória de Alfredo Andersen e, mais especificamente, na relação do pintor com sua esposa Ana de Oliveira. A artista receberá visitantes às segundas, terças, quartas e sextas, das 9h às 12h
Em cartaz – “Alfredo Andersen”, “Calderari: amar, além do mar” e “Entre a Forma e o Tempo”.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Nova exposição – No dia 9, às 18h, o MIS-PR inaugura a exposição “Esquerda Direita Volver”, de Lilian Gassen. A mostra reúne objetos e documentos históricos de acervos públicos do Paraná e produção artística resultantes de uma pesquisa que investigou momentos da história política brasileira, especialmente os períodos ligados ao Movimento Integralista, Ditadura e aos processos de redemocratização do Brasil.
Em cartaz – “Desse Lado do Muro” e “Sinestesia dos Objetos”.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministro André Mendonça faz palestra magna na abertura do Encontro Nacional do Cira 2026
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi o responsável pela palestra magna na abertura do Encontro Nacional CIRA 2026 – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, nesta sexta-feira, 14 de agosto, no Ministério Público de São Paulo. Autor do prefácio do livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, lançado durante o evento, Mendonça tratou dos critérios para quantificar o dano, o enriquecimento ilícito e o produto de atividades criminosas.
Em uma exposição de caráter técnico, o ministro discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedido de ressarcimento ou perdimento. Citou, entre outros exemplos, a Operação Sanguessuga e situações envolvendo gestores públicos em casos de fraude, para mostrar que a identificação do dano nem sempre pode ser reduzida a uma simples correspondência entre o valor contratado e o prejuízo causado.
A palestra dialoga diretamente com o prefácio assinado pelo ministro André Mendonça, sendo um dos temas centrais da coletânea os desafios jurídicos e práticos para investigar a criminalidade econômica, responsabilizar seus autores e recuperar valores decorrentes de atividades ilícitas.
André Mendonça discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedidos de ressarcimento ou perdimento. Ao citar exemplos como a Operação Sanguessuga e casos envolvendo gestores públicos, destacou que a identificação do dano não pode ser reduzida, em todos os casos, à diferença entre o valor contratado e o prejuízo causado.
O ministro chamou atenção para a necessidade de distinguir produto da atividade ilícita, dano e enriquecimento ilícito. Segundo a abordagem apresentada, essa diferenciação é necessária para definir os valores que podem ser objeto de recuperação de ativos em casos de corrupção e improbidade administrativa.
Mendonça também apresentou referências do direito comparado, citando a legislação dos Estados Unidos, como o Civil Asset Forfeiture Reform Act (CAFRA), de 2000, e o Fraud Enforcement and Recovery Act (FERA), de 2009. Na experiência italiana, abordou o Decreto Legislativo nº 231/2001 e decisões da Corte de Cassação relacionadas à definição do produto obtido com a prática ilícita.
No ordenamento brasileiro, a análise passou pelo Código Penal, pela Lei de Lavagem de Dinheiro, pela Lei de Improbidade Administrativa e pela Convenção de Mérida.
Ao final, o ministro destacou a necessidade de critérios técnicos para a definição dos valores e do apoio das áreas da administração pública responsáveis pela receita. A adoção de uma metodologia mais precisa, segundo Mendonça, pode contribuir para dar maior segurança às investigações, às apurações e às decisões judiciais.
Livro sobre crimes contra a ordem econômica e tributária é lançado durante Encontro Nacional do Cira 2026
Na sequência da programação, foi lançado o livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, coordenado pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e pelo promotor de Justiça Diego Gomes Castilho, ambos do Ministério Público do Paraná. Publicada em 2026 pela Editora Tirant Lo Blanch, a obra reúne estudos de especialistas sobre diferentes aspectos do direito penal econômico.
A publicação tem 340 páginas e reúne artigos sobre investigação e responsabilização por crimes econômicos e tributários. Entre os temas estão a análise probatória em delitos financeiros complexos, fraudes estruturadas, empresas de fachada, recuperação de ativos e sonegação fiscal.
A coletânea também aborda a aplicação da Lei Anticorrupção, a individualização e a dosimetria da pena em crimes tributários e os limites da responsabilização penal de empresários e administradores.
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro6 dias agoSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
Paraná3 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Educação5 dias agoConfira como acessar os resultados do Ideb por escola
-
Esportes5 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Educação6 dias agoIdeb 2025 apresenta resultados estaduais da EPT articulada ao ensino médio
-
Educação5 dias agoUniversidades federais abrem 11 mil vagas em novos cursos para 2027
-
Política Nacional6 dias agoCAE vota emendas ao projeto que aumenta o piso salarial de médicos
-
Entretenimento5 dias agoGabriela Saporito celebra 22 anos com ensaio em praia de Jericoacoara
