Paraná
Governo e entidades lançam pesquisa voltada a empreendedores do turismo
Com objetivo de mapear e compreender o setor empresarial do turismo no Paraná, a Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) lançam na próxima terça-feira (5) uma pesquisa online dirigida a estabelecimentos do setor.
“O levantamento permitirá compreender em profundidade o panorama atual, desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas relacionadas ao turismo no Estado. O Governo do Paraná está investindo em ferramentas que possibilitem conhecer melhor o segmento, suas demandas e necessidades, facilitando a tomada de decisões para fortalecimento do setor”, explica o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Ercílio Santinoni, o resultado da sondagem oferecerá uma visão ampla e valiosa para empresários, instituições, órgãos governamentais, acadêmicos e outros interessados no desenvolvimento do setor de turismo no Paraná. “Os insights obtidos serão cruciais para orientar políticas públicas de fomento, estratégias de negócios e investimentos futuros”, diz.
O período da pesquisa vai de 5 de setembro a 9 de outubro deste ano. Para participar e contribuir com o levantamento, basta acessar o formulário online AQUI. A pesquisa é anônima e as respostas individuais serão tratadas de forma confidencial.
Devem responder o questionário pessoas jurídicas ligadas às seguintes atividades: agências de turismo; hotéis e pousadas; organizadores de eventos; guias de turismo; restaurantes, cafeterias, bares e similares; acampamentos turísticos; parques temáticos; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; centros de convenções; empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva; locadoras de veículos para turistas; prestadores de infraestrutura de apoio a eventos; prestadores especializados em segmentos turísticos; e transportadoras turísticas. Podem participar desde produtores rurais e microempreendedores individuais (MEIs) até grandes empresas.
O questionário é rápido e simples – são apenas alguns minutos para sua conclusão. “A participação dos empresários e empresárias do turismo do Paraná é muito importante, pois desta forma poderemos captar sinais que indiquem para onde estamos indo e identificar aspectos relevantes para o futuro do turismo no Paraná”, diz o presidente em exercício do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.