Connect with us


Paraná

Governador Ratinho Junior entrega casa própria a 83 famílias de Siqueira Campos

Publicado em

Nesta sexta-feira (28), 83 famílias de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, realizaram o sonho da casa própria. As moradias entregues pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior integram a primeira fase do Residencial Valle da Fartura. O empreendimento recebeu R$ 13,1 milhões em investimentos do Governo do Estado, por meio da Cohapar, e da Caixa Econômica Federal.

“É sempre inspirador entregar as casas do nosso programa habitacional. Sabemos que um dos maiores sonhos da população brasileira é ter um lugar para chamar de seu”, destacou o governador. “Atualmente, estamos construindo 350 casas em Siqueira Campos e vamos chegar a 600 imóveis entregues no município, que é de extrema importância para a região”.

Criado em 2019 e transformado em política pública permanente em 2021, o Casa Fácil Paraná é considerado o maior programa habitacional do País, com mais de 126 mil famílias atendidas e investimentos que ultrapassam R$ 23 bilhões.

“Muito importante esta entrega para Siqueira Campos, que há mais de 15 anos não recebia investimentos em conjuntos habitacionais. Isso mostra o compromisso do Paraná em atender as famílias que vivem aqui, realizando sonhos e trazendo mais qualidade de vida ao paranaense”, afirmou o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange.

Leia mais:  Viaje Paraná encerra capacitações de 2025 durante evento em Minas Gerais

Todas as unidades da primeira etapa do Valle da Fartura foram subsidiadas pelo programa Casa Fácil. O principal eixo da iniciativa é o subsídio de R$ 20 mil concedido pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar, que cobre a entrada do financiamento para famílias com renda de até quatro salários mínimos.

No mesmo evento, o governador anunciou R$ 23,6 milhões em novos investimentos na cidade para diversas áreas – de obras de pavimentação e saneamento básico à compra de maquinários agrícolas. “Além da habitação estamos pensando em qualidade de vida. Hoje foi um dia histórico e cheio de entregas para Siqueira Campos e o Norte Pioneiro”, disse o secretário das Cidades, Guto Silva.

VALLE DA FARTURA – Projetado e executado pela Construtora Casarin, o condomínio é composto por 240 casas de 41 m² e 43 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Três unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência. O conjunto conta ainda com infraestrutura completa: pavimentação, sinalização horizontal, rede elétrica, iluminação pública, calçadas e galerias de águas pluviais.

Este é o primeiro empreendimento da Cohapar em Siqueira Campos, município com cerca de 22 mil habitantes. “Parece que foi ontem que recebi a ligação dizendo que eu tinha sido aprovada no programa. Eu estava na praia e voltei correndo para assinar o contrato. Já imagino como vou decorar a casa, o quarto da minha filha. É muito emocionante ver esse sonho se tornando realidade”, contou Joelma Graças de Oliveira, uma das novas proprietárias.

Leia mais:  Estado beneficia 1.176 famílias paranaenses com água potável de qualidade no 1º semestre

“É um sonho ver esse condomínio pronto. Se não fosse pelo programa e pelo valor de entrada dados pelo governo do estado, eu não teria como comprar uma casa para mim e para minha família”, disse.

A entrega do Valle da Fartura vai ocorrer em três fases. A segunda está prevista para o primeiro semestre de 2026. Ao todo, 600 casas serão construídas no município em parceria do Governo do Paraná e a Caixa Econômica Federal.

“É o sonho da casa própria para os moradores, mas também para nós, gestores municipais e estaduais, que trabalhamos para tornar realidade um dos principais desejos da população”, afirmou o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano.

CASAS

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

PRESENÇAS – Também estavam presentes no evento os secretários estaduais Marcio Nunes (Agricultura e Abastecimento) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); o diretor-presidente do IAT, Everton Souza; ⁠o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o ⁠vice-prefeito de Siqueira Campos, Paulo César dos Santos; o presidente da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos, vereador Maurão; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais, Hussein Bakri (líder do Governo), Luiz Claudio Romanelli e Cobra Repórter; o superintendente de Varejo da Caixa Econômica Federal, Tiago Bandeira; o gerente de Engenharia da Construtora Casarin, Lucas de Souza Queiroga; o reitor do Santuário Bom Jesus Cana Verde, Frei Carlos Gonzaga; e o presidente do Conselho Municipal dos Pastores, José Rausis de Deus.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026 , em que consta o valor para cada cidade.

Leia mais:  Estado beneficia 1.176 famílias paranaenses com água potável de qualidade no 1º semestre

Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.

“É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.

Leia mais:  PCPR resgata 28 cães em situação de maus-tratos e prende homem em Piraí do Sul

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.

Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada.

“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

REFORÇO NO ATENDIMENTO – Entre os maiores repasses estão Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões).

Outras cidades de médio porte também receberão aportes expressivos, como Guarapuava (R$ 3,2 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 2,8 milhões); Araucária (R$ 2,8 milhões); Paranaguá (R$ 2,6 milhões); Campo Largo (R$ 2,5 milhões); Apucarana (R$ 2,3 milhões); e Pinhais (R$ 2,2 milhões).

Os recursos também chegarão aos municípios de menor porte. Jardim Olinda receberá R$ 22,9 mil, Nova Aliança do Ivaí R$ 22,5 mil, Esperança Nova R$ 31,5 mil e Guaporema R$ 37,6 mil, seguindo o critério populacional estabelecido pela resolução.

Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Willian Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manter e ampliar os serviços de saúde. “Os municípios pequenos têm enfrentado dificuldades, principalmente com o custeio da saúde. Esse recurso chega em boa hora porque poderá ser utilizado para exames, pagamento de médicos e outros serviços, permitindo atender a população com mais qualidade e reduzir a espera por atendimento”, disse.

O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades de pequeno porte, que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o recurso chega em uma boa hora. “Como o repasse é feito pelo critério per capita, o dinheiro entra amanhã e, na segunda-feira, já começamos a investir em consultas de especialidades cardiológicas, oftalmológicas, ortopédicas e neurológicas, além de operações. Tudo isso começa a ser realizado na nossa rede municipal de saúde”, reforçou.

FORTALECIMENTO DA REDE – O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e poderá ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade no Palácio Iguaçu os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação) e Fernando Giacobo (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Adão Litro, Artagão Júnior, Marcelo Rangel, Maria Victoria, Thiago Bührer, Alisson Wandscheer, Cantora Mara Lima, Adão litro, Artagão Júnior, Moacyr Fadel e Ney Leprevost; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; prefeitos de todas as regiões e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262