Paraná
Fomento Paraná recebe visita de agências de fomento e do Sebrae de BA, GO e RJ
Executivos das unidades do Sebrae e de agências de fomento da Bahia, Goiás e do Rio de Janeiro foram recebidos nesta sexta-feira (19), na Fomento Paraná. O objetivo da visita foi conhecer melhor o funcionamento da parceria entre a instituição e o Sebrae/PR, a partir de uma apresentação feita durante o 1º Encontro das Instituições Financeiras Operadoras do FAMPE – Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, em Brasília, no mês de março.
Eles foram recebidos pelo diretor-presidente, Heraldo Neves, e os diretores de Mercado, Vinícius Rocha, e de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, pelo gerente de Mercado, Luciano Martins, e o assessor Jonny Stica. Eles assistiram a uma apresentação do diretor-presidente sobre o funcionamento da instituição, os números da carteira de crédito, programas, linhas de crédito e projetos em desenvolvimento.
O grupo também conheceu a unidade do Sebrae/PR onde teve oportunidade de participar do Encontro Regional de Agentes de Crédito da Regional Leste, realizado na quinta-feira (18), também na sede do Sebrae em Curitiba.
O evento em Brasília reuniu unidades do Sebrae de todo o País e a explanação do coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, sobre como funciona a parceria paranaense despertou interesse de outras unidades. Atualmente a Fomento Paraná conta com 336 municípios parceiros, com agentes de crédito ativos em mais de 290 cidades. Em boa parte destes postos de atendimento o agente de crédito da Fomento Paraná é também agente de desenvolvimento, trabalhando na Sala do Empreendedor do Sebrae.
A rede de agentes de crédito é a principal entrada de propostas de microcrédito na Fomento Paraná. Em 2023 a rede de intermediou aproximadamente 9 mil contratos que somaram R$ 92 milhões em crédito liberado para pequenos negócios.
- Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE
- Com adesão de consórcio, selo de sanidade agroindustrial chega a 135 municípios
Para o coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da Desenbahia, José Paulo Crisóstomo, a visita ao Paraná trouxe uma visão de que é possível ampliar a relação com o Sebrae. “O interesse de vir aqui foi justamente entender como funciona a Fomento, a experiência de trabalho de vocês, que hoje é uma referência interessante para o Brasil e como nós podemos avançar mais ainda com relação a essa questão do microcrédito, apoiando as microempresas e os empreendedores”, afirmou. “Foi uma experiência extraordinária que nós vimos aqui nesses dois dias.”
O gerente executivo da AgeRio, Brunno de Oliveira, descreveu a visita a Curitiba como um evento extraordinário. “Pudemos participar do encontro dos agentes de crédito, conhecer toda essa estrutura e esse tempo todo de atuação em parceria, essa experiência. Então foi um aprendizado enorme pra mim poder participar dessa essa experiência”, afirmou.
A AgeRio trabalha com uma estrutura que envolve 60 empresas parceiras como correspondentes mais de cem agentes de crédito atuando em diferentes municípios do Rio de Janeiro, incluindo convênios com prefeituras para ter agentes de crédito nas salas do empreendedor, assim como acontece no Paraná. “Verificamos que tem muito espaço ainda, muita oportunidade, pra gente melhorar”, concluiu.
Participaram da visita Liliane Santos Rocha, analista técnica do Sebrae/BA; José Paulo Ferreira, coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias e Marcos Lopes Fontes, da Gerência de Microfinanças da Desenbahia; George de Souza Toledo, gestor estadual do Programa Conexão Financeira e Danillo Augusto Dunck, gestor Regional Sul, do Sebrae/GO; Vinícius Luzm, diretor de Operações e Alexsander Linhares, gerente de Parcerias e Operações Estruturadas da Goiás Fomento; Brunno Eudes de Oliveira, gerente executivo da AgeRio e Marcos Antônio de Souza Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae/RJ; Alissele Liceski, gestora de Acesso a Serviços Financeiros da Regional Leste de Curitiba, Juliana Sovinski e Daniel Veiga, do Sebrae/PR.
Fonte: Governo PR
Paraná
Fazendinha da Expoingá aproxima público urbano da produção agrícola
A tradicional Fazendinha da Expoingá está de volta em 2026 com força renovada e protagonismo ampliado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O espaço, que integra ciência, educação e entretenimento, promete encantar visitantes de todas as idades ao apresentar, de forma prática e interativa, o universo da produção rural no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Um dos responsáveis pela organização do espaço, o professor Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia, destaca que a Fazendinha é resultado de um esforço coletivo. A iniciativa reúne parcerias com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), além da Sociedade Rural de Maringá, responsável pela feira.
Segundo Michelon, o local oferece uma verdadeira imersão no campo. “O visitante vai encontrar diversos experimentos com plantas, hortaliças e um bosque preservado, além da presença de animais. A sericicultura, com o bicho-da-seda, deve retornar e costuma encantar especialmente as crianças”, explica.
Entre as novidades deste ano está a demonstração de sistemas de aquaponia, que integra a criação de peixes ao cultivo de plantas, utilizando a água como elemento de conexão sustentável entre as atividades. A iniciativa conta com apoio de projetos acadêmicos e evidencia o papel da universidade na difusão de tecnologias voltadas à agricultura sustentável.
- Estado leva palestras, exposições e atendimento aos produtores à 52ª Expoingá
- Soja e milho impulsionam Paraná com estimativa de 39,1 milhões de toneladas
A estrutura da Fazendinha também inclui espaços como a Casa do Colono — uma recriação histórica da colonização de Maringá —, áreas com flores, hortas e demonstrações práticas que incentivam o cultivo de alimentos em pequenos espaços, inclusive em residências urbanas.
Apesar de ocupar uma área estimada em cerca de um hectare, o espaço demanda grande esforço logístico. De acordo com o professor, a montagem exigiu intenso trabalho das equipes técnicas, que enfrentaram condições desafiadoras do solo para preparar os canteiros e desenvolver os experimentos. “Quem visita não imagina nem 1% do trabalho envolvido”, afirma.
A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas passem pela Fazendinha durante o evento, dentro de um público total que pode chegar a 500 mil visitantes. Um dos destaques é o atendimento a escolas, com atividades educativas voltadas ao público infantil, reforçando o papel da extensão rural como ferramenta de desenvolvimento social.
Além da exposição, o espaço contará com cursos e oficinas ao longo da programação, incluindo capacitações sobre práticas agroecológicas para controle de pragas e doenças. A área de gastronomia e a chamada “Feira de Sabores” também ganham destaque, integrando produtores, instituições e iniciativas voltadas à agricultura familiar.
Para Michellon, a Fazendinha simboliza a essência da extensão universitária. “A proposta é mostrar ao público urbano como o rural pode contribuir para a qualidade de vida, especialmente por meio da alimentação saudável e sustentável”, ressalta.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Paraná6 dias agoEsporte e diversão: pequenos corredores lotam as ruas de Guaratuba na Maratoninha
-
Paraná5 dias agoCom Ponte de Guaratuba, Maratona Internacional do Paraná se torna marco do Esporte no Estado
-
Paraná7 dias agoIntegração e desenvolvimento: autoridades destacam impacto histórico da Ponte de Guaratuba
-
Esportes5 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
-
Paraná7 dias agoAo vivo: confira a transmissão da inauguração da Ponte de Guaratuba
-
Brasil6 dias agoSafra da Lagosta 2026: limite de captura, monitoramento e controle
-
Paraná6 dias agoFim da espera: tráfego de veículos é liberado na Ponte de Guaratuba
